A Contribuição do PIBID na Formação de Novos Professores de Química
Palavras-chave:
PIBID, Formação de professores, Ensino de Química.Resumo
Este artigo apresenta resultados de investigação a respeito do impacto do pibid na formação de novos professores de química. Foram estudados, por meio da análise textual discursiva, 16 trabalhos apresentados em eventos de ensino de química e ciências. Partiu-se para a análise com duas categorias definidas a priori, cujas compreensões eram o objetivo do estudo: informações sobre atividades dos bolsistas e impactos do pibid na formação do professor de química. Dessas categorias, emergiram subcategorias. Como principais resultados da análise temos que a participação no pibid é decisiva na opção dos bolsistas pela carreira de professor e que o pibid é essencial para a formação de professores por proporcionar novos subsídios à prática docente. Por fim, sugere-se investigar se esses professores formados nos cursos de licenciatura, com a experiência complementar em projetos do pibid, inserem-se efetivamente no meio escolar e na docência, que é um dos principais objetivos do programa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Ribeiro, M. E. M., Specht, C. C., Pontalti, L. C., & Ramos, M. G. (2017). A Contribuição do PIBID na Formação de Novos Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 101–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1284
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.