A Contribuição do PIBID na Formação de Novos Professores de Química

Autores

  • Marcus Eduardo Maciel Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Cristiano Centeno Specht Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Luísa Colombo Pontalti Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

PIBID, Formação de professores, Ensino de Química.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação a respeito do impacto do pibid na formação de novos professores de química. Foram estudados, por meio da análise textual discursiva, 16 trabalhos apresentados em eventos de ensino de química e ciências. Partiu-se para a análise com duas categorias definidas a priori, cujas compreensões eram o objetivo do estudo: informações sobre atividades dos bolsistas e impactos do pibid na formação do professor de química. Dessas categorias, emergiram subcategorias. Como principais resultados da análise temos que a participação no pibid é decisiva na opção dos bolsistas pela carreira de professor e que o pibid é essencial para a formação de professores por proporcionar novos subsídios à prática docente. Por fim, sugere-se investigar se esses professores formados nos cursos de licenciatura, com a experiência complementar em projetos do pibid, inserem-se efetivamente no meio escolar e na docência, que é um dos principais objetivos do programa.

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Ribeiro, M. E. M., Specht, C. C., Pontalti, L. C., & Ramos, M. G. (2017). A Contribuição do PIBID na Formação de Novos Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 101–106. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1284

Edição

Seção

Especial EDEQ

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