A Pesquisa como Modo de Ensinar e Aprender: Concepções de Professores da Área Científica

Autores

  • Camila Carvalho de Souza Pontifícia Universidade Católica - RS
  • Carla Melo da Silva Pontifícia Universidade Católica - RS
  • Fabiana Pauletti Pontifícia Universidade Católica - RS
  • Maurivan Güntzel Ramos Pontifícia Universidade Católica - RS

Palavras-chave:

Concepção de professores, Pesquisa como princípio pedagógico, Formação de professores.

Resumo

O presente artigo trata sobre as compreensões de professores das disciplinas científicas em relação à pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico. Para isso, a investigação partiu da pergunta central: Quais as concepções de professores a respeito da pesquisa como modo de ensinar e aprender na área científica? A pesquisa teve abordagem qualitativa, partindo de respostas a questionamentos respondidos por 20 professores da área científica (Biologia, Física, Matemática e Química) sobre como entendem e como vivenciam a pesquisa em sala de aula. As respostas foram tratadas por meio da Análise textual Discursiva – ATD. A análise revela que a maioria dos professores acredita fazer pesquisa ou já ter realizado durante suas experiências, no entanto, a maioria dos depoimentos não contempla as etapas da pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico, do mesmo modo como tratam os teóricos, mostrando que há mais afastamentos do que aproximações dos docentes sobre esse assunto, tanto de ordem teórica quanto prática, o que sugere formação mais adequada nos cursos de licenciatura, e nas ações de educação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pauletti, Pontifícia Universidade Católica - RS

Camila Carvalho de Souza1 Carla Melo da Silva1 Fabiana Pauletti1 Maurivan Güntzel Ramos1 (mila-cs.br@hotmail.br) 1. PUCRS Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2017-04-18

Como Citar

Souza, C. C. de, Silva, C. M. da, Pauletti, F., & Ramos, M. G. (2017). A Pesquisa como Modo de Ensinar e Aprender: Concepções de Professores da Área Científica. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 92–100. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1283

Edição

Seção

Especial EDEQ