A Pesquisa como Modo de Ensinar e Aprender: Concepções de Professores da Área Científica
Palavras-chave:
Concepção de professores, Pesquisa como princípio pedagógico, Formação de professores.Resumo
O presente artigo trata sobre as compreensões de professores das disciplinas científicas em relação à pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico. Para isso, a investigação partiu da pergunta central: Quais as concepções de professores a respeito da pesquisa como modo de ensinar e aprender na área científica? A pesquisa teve abordagem qualitativa, partindo de respostas a questionamentos respondidos por 20 professores da área científica (Biologia, Física, Matemática e Química) sobre como entendem e como vivenciam a pesquisa em sala de aula. As respostas foram tratadas por meio da Análise textual Discursiva – ATD. A análise revela que a maioria dos professores acredita fazer pesquisa ou já ter realizado durante suas experiências, no entanto, a maioria dos depoimentos não contempla as etapas da pesquisa como modo de ensinar e aprender ou como princípio pedagógico, do mesmo modo como tratam os teóricos, mostrando que há mais afastamentos do que aproximações dos docentes sobre esse assunto, tanto de ordem teórica quanto prática, o que sugere formação mais adequada nos cursos de licenciatura, e nas ações de educação continuada de professores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Souza, C. C. de, Silva, C. M. da, Pauletti, F., & Ramos, M. G. (2017). A Pesquisa como Modo de Ensinar e Aprender: Concepções de Professores da Área Científica. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 92–100. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1283
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.