Estudo da Complexidade de Abordagens Envolvendo Perguntas Formuladas por Estudantes e Professores em Aulas de Química na Educação Básica
Palavras-chave:
Pergunta em sala de aula, caráter da pergunta, ensino de Química.Resumo
Esse artigo busca responder à seguinte questão: Como se caracterizam e quais as consequências para a aprendizagem das perguntas elaboradas por professores e estudantes durante as aulas de Química? A pesquisa analisou 814 perguntas de professores e estudantes de duas turmas do ensino médio, que emergiram durante a observação ao longo de 20 aulas de Química, sob o enfoque de sua demanda e do seu caráter. Esses professores participantes pertencem a escolas da região da Costa Doce do Estado do Rio Grande do Sul. Pela análise das informações produzidas, pode-se perceber que as perguntas produzidas pelos professores investigados, bem como de seus estudantes são estritamente informativas, o que revela o interesse de se informar sobre os modelos científicos, revelando um perfil pedagógico que privilegia a simples informação e a reprodução do conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-09-01
Como Citar
Specht, C. centeno, Ribeiro, M. E. M., & Ramos, M. G. (2017). Estudo da Complexidade de Abordagens Envolvendo Perguntas Formuladas por Estudantes e Professores em Aulas de Química na Educação Básica. Revista Debates Em Ensino De Química, 3(2 ESP), 19–33. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1609
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.