Concepções de pesquisa como princípio educativo em contexto brasileiro: ensinar e aprender por investigação

Autores

Palavras-chave:

Pesquisa. Princípio educativo. Ciências.

Resumo

Conhecer as concepções de pesquisa/investigação existentes em contexto brasileiro é de fundamental importância, visto que a pesquisa como princípio educativo é uma recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Desse modo, ensinar Ciências pela pesquisa é uma forma de tornar a aprendizagem mais investigativa e autônoma, na medida em que os estudantes se tornam sujeitos da aprendizagem. O objetivo desse artigo é identificar e discutir as concepções de pesquisa como princípio educativo existentes em contexto brasileiro a partir das Ciências. O método empregado para este estudo foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O período temporal de busca e análise de dados foi de 2000 a 2015. O corpus de análise compreendeu as principais produções de doutores pesquisadores brasileiros da área de Ciências. As principais concepções de pesquisa como princípio educativo encontradas foram o educar pela pesquisa, a pesquisa em sala de aula e o ensino por investigação. A abordagem dos pressupostos dessas concepções demonstra as principais aproximações entre essas formas de ensinar e aprender Ciências, que no geral partem do questionamento e/ou do problema que pode ser proposto pelo professor ou emergir dos estudantes.

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Biografia do Autor

Fabiana Pauletti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Química e Biologia

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Pauletti, F. (2021). Concepções de pesquisa como princípio educativo em contexto brasileiro: ensinar e aprender por investigação. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 345–369. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3284

Edição

Seção

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química