Concepções de pesquisa como princípio educativo em contexto brasileiro: ensinar e aprender por investigação
Palavras-chave:
Pesquisa. Princípio educativo. Ciências.Resumo
Conhecer as concepções de pesquisa/investigação existentes em contexto brasileiro é de fundamental importância, visto que a pesquisa como princípio educativo é uma recomendação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Desse modo, ensinar Ciências pela pesquisa é uma forma de tornar a aprendizagem mais investigativa e autônoma, na medida em que os estudantes se tornam sujeitos da aprendizagem. O objetivo desse artigo é identificar e discutir as concepções de pesquisa como princípio educativo existentes em contexto brasileiro a partir das Ciências. O método empregado para este estudo foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O período temporal de busca e análise de dados foi de 2000 a 2015. O corpus de análise compreendeu as principais produções de doutores pesquisadores brasileiros da área de Ciências. As principais concepções de pesquisa como princípio educativo encontradas foram o educar pela pesquisa, a pesquisa em sala de aula e o ensino por investigação. A abordagem dos pressupostos dessas concepções demonstra as principais aproximações entre essas formas de ensinar e aprender Ciências, que no geral partem do questionamento e/ou do problema que pode ser proposto pelo professor ou emergir dos estudantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-08-05
Como Citar
Pauletti, F. (2021). Concepções de pesquisa como princípio educativo em contexto brasileiro: ensinar e aprender por investigação. Revista Debates Em Ensino De Química, 6(2), 345–369. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/3284
Edição
Seção
Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química
Licença
Copyright (c) 2020 Fabiana Pauletti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.