Introdução da Pesquisa como Princípio Pedagógico no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4845Palavras-chave:
Pesquisa, Investigação, Princípio pedagógico, Ensino de Ciências, Educação BásicaResumo
Para conhecer melhor o Ensino de Ciências e suas nuances, mais especificamente o uso da investigação como modo de ensinar e de aprender, faz-se necessário resgatar os conhecimentos construídos historicamente. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é mapear a introdução da pesquisa como princípio pedagógico no ensino de Ciências em contexto brasileiro. Para isso, investigou-se a inserção das Ciências no currículo e a ascensão da investigação em contexto internacional e nacional. A pesquisa é de natureza qualitativa, mediante a pesquisa bibliográfica e documental, a partir da legislação brasileira com vistas a compreender o momento que a pesquisa como princípio pedagógico foi introduzida na Educação Básica, de modo mais pontual no ensino de Ciências. Aponta-se que somente no ano de 2000 é que a investigação/pesquisa foi introduzida nos documentos legais que regem a Educação Básica e mais precisamente no ano de 2013 é que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, recomendam a pesquisa como princípio pedagógico como forma de ensinar e aprender nesse nível escolar. Em decorrência, levantou-se que em contexto internacional a pesquisa foi introduzida antes do século 21, a partir do entendimento que a formação em Ciências poderia fomentar a compreensão do mundo e o desenvolvimento do sujeito através de um ensino investigativo. Contudo, em contexto brasileiro, as políticas públicas introduzem a pesquisa como princípio pedagógico visando desenvolver a atitude científica nos estudantes com intuito do desenvolvimento do sujeito e preparo para o mercado de trabalho.Downloads
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