O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207Palavras-chave:
PIBID, Formação Inicial e Continuada, Licenciatura em Química, Professor ReflexivoResumo
O PIBID possui como orientação de seus objetivos, a formação inicial de professores de Química a partir da imersão na prática antecipada, para tanto, aproxima a universidade e a escola, instituições historicamente distanciadas, apostando em uma formação integrada aos futuros professores de Química. Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado com a finalidade de investigar o papel das tríades formativas possibilitadas pelo PIBID, na constituição de professores crítico-reflexivos. Trata-se de um estudo de caso, com análise das discussões e produções textuais de um grupo de estudo de participantes do subprojeto de Química do PIBID em uma universidade pública cearense, a análise do corpus da pesquisa foi realizada a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o programa ultrapassa a perspectiva da formação docente inicial e alcança a formação continuada, pois o engajamento dos diferentes atores (professores universitários/formadores, professores da educação básica/supervisores e licenciandos/bolsistas) envolvidos em processos de reflexão sobre a prática, é um movimento que transforma as perspectivas profissionais de professores experientes.Downloads
Referências
Arroio, Agnaldo, Rodrigues Filho, Ubirajara Pereira & Silva, Albérico Borges Ferreira (2006). A formação do pós-graduando em química para a docência em nível superior. Química Nova, 29(6), 1387-1392.
Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
Brasil (1999). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SESu.
Brasil (2002). Resolução CNE/CP1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de abril de 2002. Seção 1, p. 31. Republicada por ter saído com incorreção no original no D.O.U., de 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8.
Carvalho, Ana Maria Pessoa, & Gil-Pérez, Daniel (2000). Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 6.ed. São Paulo: Cortez.
Chassot, Attico Inácio (1996). Uma história da educação química brasileira: sobre seu início discutível apenas a partir dos conquistadores. Episteme, 1(2), 129-146.
Benite, Cláudio Roberto Machado, Benite, Anna Maria Canavarro, & Echeverria, Agustina Rosa (2010). A pesquisa na formação de formadores de professores: Em foco, a educação química. Química Nova na Escola, 32(4), 257-266.
Echeverria, Agustina Rosa (2004). Mudanças curriculares e a formação docente. Anais do XXIV EDEQ, Rio Grande do Sul.
García, Carlos Marcelo (1999). Formação de professores para uma mudança educativa. 2ª ed. Porto: Editora Porto.
Maldaner, Otávio Aloisio (1999). A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de Química. Química Nova, 22(2), 289-292.
Maldaner, Otávio Aloisio (2013). Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professor pesquisador. 4 ed., Ijuí, Ed. Unijuí.
Mesquita, Nyuara Araújo da Silva, & Soares, Marlon Herbert Flora Barbosa (2011). Aspectos históricos dos cursos de licenciatura em química no Brasil nas décadas de 1930 a 1980, Química Nova, 34(1), 165-174.
Moraes, Roque, & Galiazzi, Maria do Carmo. (2016). Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí.
Ribeiro, Walber Henrique Ferreira, & Mesquita, Joyce Melo (2012). Um olhar reflexivo sobre a realidade das aulas de química em uma escola pública cearense. Essentia, 13(2), 165-183.
Rosa, Maria Inês Petruchi, & Tosta, Andrea Helena (2005). O lugar da Química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Ciência & Educação, 11(2), 253-263.
Scheffer, Elizabeth Weinhardt de Oliveira (1997). Química: ciência e disciplina curricular, uma abordagem histórica. 157f. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Schnetzler, Roseli Pacheco, & Aragão, Rosália Maria (1995). Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, 1(1), 27-31.
Schnetzler, Roseli Pacheco (2002). Concepções e alertas sobre a formação continuada de professores de química. Química Nova na Escola, 1(16), p. 15 – 20.
Stanzani, Enio de Lorena, Broietti, Fabiele Cristiane Dias, & Passos, Marinez Meneghello (2012). As contribuições do PIBID ao Processo de Formação Inicial de Professores de Ciências. Química Nova na Escola. 34(4), 210-219.
Tardif, Maurice, Lessard, Claude, & Lahaye, Louise (1991). Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente in Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Brasil, 1(4), 215-233.
Zanon, Lenir Basso (2003). Interações de licenciandos, formadores e professores na elaboração conceitual de prática docente: Módulos triádicos na licenciatura de Química. 2003. Tese (Doutorado em Educação - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba], Piracicaba - SP.
Zeichner, Keneth (1993). A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Joyce Melo Mesquita, France Fraiha-Martins, Isaías Batista de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.