O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química

Autores

  • Joyce Melo Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  • France Fraiha-Martins Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isaías Batista de Lima Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial e Continuada, Licenciatura em Química, Professor Reflexivo

Resumo

O PIBID possui como orientação de seus objetivos, a formação inicial de professores de Química a partir da imersão na prática antecipada, para tanto, aproxima a universidade e a escola, instituições historicamente distanciadas, apostando em uma formação integrada aos futuros professores de Química. Neste artigo, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado com a finalidade de investigar o papel das tríades formativas possibilitadas pelo PIBID, na constituição de professores crítico-reflexivos. Trata-se de um estudo de caso, com análise das discussões e produções textuais de um grupo de estudo de participantes do subprojeto de Química do PIBID em uma universidade pública cearense, a análise do corpus da pesquisa foi realizada a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que o programa ultrapassa a perspectiva da formação docente inicial e alcança a formação continuada, pois o engajamento dos diferentes atores (professores universitários/formadores, professores da educação básica/supervisores e licenciandos/bolsistas) envolvidos em processos de reflexão sobre a prática, é um movimento que transforma as perspectivas profissionais de professores experientes.  

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Melo Mesquita, J., Fraiha-Martins, F., & Batista de Lima, I. (2023). O O PIBID e as Tríades Formativas Integrando a Formação Inicial e Continuada de Professores de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 4–20. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5207