Aulas Experimentais como Estratégia para Discutir Questões Ambientais: Caminhos para o Engajamento dos Estudantes do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v7i3.3700Palavras-chave:
Engajamento Escolar, Atividades Experimentais, Ensino de QuímicaResumo
As questões relacionadas ao engajamento dos estudantes mostram-se relevantes no contexto do ensino da disciplina de Química considerando-se as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Nesse viés, o presente trabalho objetivou discutir as perspectivas de engajamento dos estudantes de Ensino Médio a partir do desenvolvimento de aulas experimentais tendo como temática abordada as questões ambientais. Entende-se que as atividades experimentais se configuram como estratégias didáticas que podem proporcionar o estabelecimento de diversas relações conceituais em aulas de química e que a temática ambiental é importante no sentido de aproximação dos conceitos com as questões éticas e sociais do contexto atual. Esta pesquisa se configura como um estudo de caso que foi desenvolvido junto a duas turmas de Ensino Médio. As atividades foram gravadas e transcritas para a análise. Foi possível identificar elementos característicos do engajamento comportamental, emocional e cognitivo, o que evidenciou que que estes configuram-se como elementos importantes que precisam ser destacados e discutidos pelos professores e pesquisadores no contexto pedagógico das aulas de química.Downloads
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