Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE

Autores

  • Ruth do Nascimento Firme Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204

Palavras-chave:

Formação docente, PIBID, Química, Abordagem (auto)biográfica

Resumo

Neste estudo, temos o objetivo de analisar dimensões formativas oportunizadas pelas narrativas (auto)biográficas de licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE, desenvolvido no contexto pandêmico e na modalidade remota. Seguimos uma abordagem qualitativa dos dados (auto)biográficos de nove licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica e de pressupostos da interpretação compreensiva. Nesse sentido, as unidades de análise temática foram: experiências vivenciadas; aspectos da docência; e sentimentos emergentes. A partir dos resultados das análises das narrativas (auto)biográficas de licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE, destacamos três dimensões formativas: reflexão sobre si mesmo; reflexão sobre aspectos da docência; e reflexão sobre o coletivo. Portanto, podemos dizer que as narrativas (auto)biográficas constituíram-se como instrumento de formação docente de licenciandos e licenciandas participantes desse estudo. Nessa perspectiva, destacamos a necessidade de inserção da abordagem (auto)biográfica no âmbito da formação inicial e/ou continuada de professores e professoras de Química, e em especial, no âmbito do PIBID/Química, visando uma nova epistemologia de formação docente que concebe o professor e a professora em formação como sujeito do processo.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Firme, R. do N. (2023). Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 70–82. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204