Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5204Palavras-chave:
Formação docente, PIBID, Química, Abordagem (auto)biográficaResumo
Neste estudo, temos o objetivo de analisar dimensões formativas oportunizadas pelas narrativas (auto)biográficas de licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE, desenvolvido no contexto pandêmico e na modalidade remota. Seguimos uma abordagem qualitativa dos dados (auto)biográficos de nove licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica e de pressupostos da interpretação compreensiva. Nesse sentido, as unidades de análise temática foram: experiências vivenciadas; aspectos da docência; e sentimentos emergentes. A partir dos resultados das análises das narrativas (auto)biográficas de licenciandos e licenciandas que participaram do PIBID/Química/UFRPE, destacamos três dimensões formativas: reflexão sobre si mesmo; reflexão sobre aspectos da docência; e reflexão sobre o coletivo. Portanto, podemos dizer que as narrativas (auto)biográficas constituíram-se como instrumento de formação docente de licenciandos e licenciandas participantes desse estudo. Nessa perspectiva, destacamos a necessidade de inserção da abordagem (auto)biográfica no âmbito da formação inicial e/ou continuada de professores e professoras de Química, e em especial, no âmbito do PIBID/Química, visando uma nova epistemologia de formação docente que concebe o professor e a professora em formação como sujeito do processo.Downloads
Referências
Abrahão, Maria H. M. B. (2003). Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História da educação, 7(14), 79-95.
Amaral, Edenia M. R. (2012). Avaliando Contribuições para a Formação Docente: Uma Análise de Atividades Realizadas no PIBID-Química da UFRPE. Química Nova na Escola, 34(4), 229-239.
Bragança, Inês F. S. (2011). Sobre o conceito de formação na abordagem (auto)biográfica. Educação, 34(2), 157-164.
Bragança, Inês F. S. (2012). Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ.
Chiené, Adéle (2010). A narrativa de formação e a formação de formadores. In: Nóvoa, Antonio, & Finger, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação (pp. 129-142). Natal, RN: EDUFRN.
Freitas, Lilliane M., & Ghedin, Evandro L. (2015). Narrativas de formação: Origens, significados e usos na pesquisa-formação de professores. Revista contemporânea de educação, 10(19), 111-131.
Freitas, Maria. L. C., Ferreira, Leonardo C., & Pereira, Antonia S. S. A. (2022). As Contribuições do Pibid para a Formação Docente: uma análise a partir das práticas adotadas no ensino remoto emergencial. Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 77-93.
Melo, Jaqueline da S., Farias, Carmem R. O., & Araújo, Monica L. F. (2017). Aprendizagens de uma professora em formação: a experiência narrada a partir da inserção no PIBID. In: Araújo, Monica F. (Org.). PIBID Biologia na UFRPE: construindo conhecimentos na parceria universidade-escola (pp. 19-30). Recife, PE: EDUFRPE.
Lacerda, Nília O. S., & Strieder, Roseline B. (2019). Pibid química no Estado de Goiás: características e contribuições para a formação inicial. Scientia Naturalis, 1(3), 279-294.
Lima, João P. M., Andrade, Djalma, & Sussuchi, Eliana M. (2013). Contribuições do PIBID/QUÍMICA/UFS/SÃO CRISTÓVÃO na formação inicial de professores de química: o que relatam os bolsistas? Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. extra, 2309-2313.
Nóvoa, António (2010). A formação tem que passar por aqui: histórias de vida no Projeto Prosalus. In: Nóvoa, Antonio, & Finger, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação (pp. 155-188). Natal, RN: EDUFRN.
Nóvoa, António, & Finger, Matthias (Org.) (2010). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN.
Obara, Cássia E., Broietti, Fabiele C. D., & Passos, Marinez M. (2017). Contribuições do PIBID para a construção da identidade docente do professor de Química. Ciência & Educação (Bauru), 23 (4), 979-994.
Ribeiro, Marcos E. M., Specht, Cristiano C., Pontalti, Luísa C., & Ramos, Maurívan G. (2016). A contribuição do Pibid na formação de novos professores de Química. Revista Debates em Ensino de Química, 2(1), 101-106.
Sá, Luciana P. (2014). Narrativas centradas na contribuição do PIBID para a formação inicial e continuada de professores de Química. Química Nova na escola, 36(1), 44-50.
Souza, Elizeu C. (2014). Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto) biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, 39(1), 39-50.
Vogel, Marcos, & Abreu, Roberta C. (2019). A formação docente e as narrativas (auto) biográficas: um diálogo com um licenciando em Química participante do PIBID. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, (7), 9-25.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ruth do Nascimento Firme
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.