Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho

Autores

  • Gabriel Santos Araujo Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • João Paulo Mendonça Lima Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198

Palavras-chave:

Ensino, Pesquisa, PIBID, Química

Resumo

O trabalho investigou os efeitos do fazer pesquisa em ensino no PIBID para formação inicial de alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho.  Como abordagem metodológica foi utilizada a investigação qualitativa e de caráter exploratório, a coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de um questionário disponibilizado via Google Formulários e direcionado aos participantes do PIBID do edital de 2018, no mês de outubro de 2021. Os dados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo de Bardin. Com base nas categorias elaboradas foi possível inferir que a pesquisa em ensino de química realizada durante o PIBID apresentou relevância para a formação, tanto em termos de aprendizagens e experiências quanto em desenvolvimento pessoal e profissional. Além de ampliar as visões de ensino dos participantes e consolidar no grupo a perspectiva de formação de professores pesquisadores de sua prática. Por serem alunos ainda do início do curso, foi no PIBID que a maior parte dos participantes da pesquisa puderam ter acesso a resultados de pesquisa sobre o ensino e realizar os seus próprios trabalhos.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Santos Araujo, G., & Lima, J. P. M. (2023). Os Efeitos da Realização da Pesquisa em Ensino no PIBID do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe Campus Prof. Alberto Carvalho. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(2), 106–121. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5198

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