Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080Palavras-chave:
Ensino de química, Revisão bibliográfica, Software IramuteqResumo
O presente estudo identificado como revisão bibliográfica apresenta um mapeamento das dissertações e teses de ensino e aprendizagem em química no Ensino Médio. Para tanto, foi realizado levantado quantitativo de teses e dissertações dos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O recorte temporal abrangeu o período compreendido entre 2016 e 2023. O objetivo foi identificar as abordagens teóricas e metodologias aplicadas em pesquisas para o ensino de química, bem como as metodologias e práticas didáticas voltadas ao ensino e aprendizagem de química no Ensino Médio. Para a interpretação dos dados utilizou-se o software Iramuteq que gerou análise estatística textual por meio da Classificação Hierárquica Descendente, realizando a explicação das classes que se correlacionam com o corpus dos resumos das teses e dissertações selecionadas. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados um total de 73 estudos. As principais abordagens teóricas foram: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente, Aprendizagem Significativa e Teoria Histórico-Cultural. As metodologias e as práticas didáticas foram norteadas por: resolução de problemas, dificuldades no processo de ensino e o uso de recursos digitais. Pode-se concluir, as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, tem como principal coleta de dados a aplicação de questionários com os estudantes. As metodologias e as práticas didáticas voltados ao ensino e aprendizagem de química, permeiam a construção dos conceitos científicos aliados a resolução de problemas que consideram a vivência social dos estudantesDownloads
Referências
Andrade, Gabriela Mara de Paiva Campos. (2018). O papel dos questionamentos da professora em um processo de ensino de química fundamentado na modelagem analógica. 58 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.. Mariana. Recuperado de https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10211
Alexandrino, Daniela Marques., & Queiroz, Salete Linhares. (2020). Pesquisas do tipo estado arte sobre o Ensino de Química no Brasil (2000-2016). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 3, p. 638-655. Recuperado de http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen19/REEC_19_3_7_ex1703_335.pdf
Alves-Mazzotti, Alda Judith., & Gewandsznajder, Fernando. (1998). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativa e qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, p. 179-188.
Azevedo, Cristian Fernando. (2017). O ensino de transformações químicas em ambiente não-formal: ênfase na produção de açúcar e álcool. 64 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10084
Barbosa, Marcela dos Santos. (2019). Um modelo colaborativo para o ensino de química baseado em jogo educacional. 114 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Recuperado de https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
Batinga, Verônica Tavares Santos., & Teixeira, Francimar Martins. (2014). A Abordagem de Resolução de Problemas por uma professora de Química: análise de um problema sobre a Combustão do Álcool envolvendo o conteúdo de Estequiometria. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 7(1). Recuperado de DOI: https://10.3895/S1982-873X2014000100002
Barboza, Darléia Alessandra Posser. (2021). Desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de uma sequência de aulas experimentais investigativas de química orgânica no ensino médio. 134 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/224890
Bezerra, Andrea do Amaral Carvalho. (2017). O átomo em foco: entendendo sua teoria a partir de uma situação de ensino. 79 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9647
Bedin, F. C., Costa, F. R., Júnior, A. L., Kiouranis, N. M.M. (2020). Tendências metodológicas da pesquisa em ensino de química na revista “química nova na escola”-1995 a 2017. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 256-277, 2020. Acesso em: 15 nov. 2023. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/15be/340d935bab8c7297d7f9b1eb038950352368.pdf
Bona, Michael de. (2022). Experimentos investigativos de química com materiais alternativos: desenvolvimento de um e-book e avaliação da aprendizagem no ensino médio. 188 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de https://profqui.iq.ufrj.br/wp-content/uploads/2023/04/UFRGS_DISSERTACAO-MICHAEL-DE-BONA_2020.pdf
Brasil (2018). Base nacional comum curricular. Ministério da educação. Recuperado de http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Calper, Gustavo Lima; Freitas, Leiliane de Almeida; Monteiro, Ercila Pinto. (2023). Desenvolvimento de competências científico-ambientais por aprendizagem baseada em projetos no ensino de química. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 10, p. 1-21. Recuperado de DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v10.19678
Camargo, Brigido Vizeu., & Justo, Ana Maria. (2013). IRAMUTEQ: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. Recuperado de https://doi.org/10.9788/tp2013.2-16
Camargo, Brigido Vizeu., & Justo, Ana Maria. (2021). Tutorial para uso do software iramuteq: Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaries. In: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição - LACCOS, Florianópolis, UFSC. Recuperado de http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial%20IRaMuTeQ%20em%20portugues_22.11.2021.pdf.
Campos, Jane Acordi de. (2018). Ensino de química e a alfabetização científica: um caminho para o exercício da cidadania. 221 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapeco. Recuperado de http://konrad.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/000100/00010095.pdf
Castro, Luciano Peres de. (2017). Elaboração, aplicação e avaliação de materiais de apoio para melhoria do ensino/aprendizagem de química em aulas experimentais do Colégio Estadual Walter Orlandini. 409 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/4414
Chaiben, Leize Aparecida. (2021). Química e arte: uma sequência didática para o ensino/aprendizagem de química para a 2ª série do ensino médio. 67 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31452
Cortez, Cristiane Félix Martins. (2021). Abordagem Histórica no Ensino de Química: Elaboração de uma Sequência de Aprendizagem Temática para o ensino da conservação da Massa. 97 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de São Paulo, Diadema. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11233074#
Costa, Mauro Melo. (2017). A educação de jovens e adultos por meio de roteiros de aprendizagem no ensino de química. 131 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de http://hdl.handle.net/10183/170258
Cruz, Josiane Aparecida de Freitas. (2021). Investigando os raciocínios argumentativos de estudantes do ensino médio por meio de um estudo de caso. 101 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Federal de Lavras, Lavras. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/48867/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Investigando%20os%20racioc%C3%ADnios%20argumentativos%20de%20estudantes%20do%20ensino%20m%C3%A9dio%20por%20meio%20de%20um%20estudo%20de%20caso.pdf
Fagundes, João Vitor. (2019). Energia nuclear radioativa: uma análise dos obstáculos epistemológicos. 111 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4324
Faitanini, Beatriz Derisso. (2018). A motivação de alunos na preparação e demonstração de experimentos para a divulgação de química: um olhar a partir da teoria da autodeterminação. 157 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/11548
Faustino, Sérgio Nilson de. (2017). As TICs como ferramenta colaborativa no processo de ensino e aprendizagem de eletroquímica com enfoque CTSA. 110 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2969
Freitas, Felipe Augusto Marques de., Rocha, Sthefanie Feliz da., Santos, Crisna Pereira dos., Nascimento, Lucilene dos Santos do., Oliveira, Viviane Guedes de., Menezes, Jorge Almeida de., & Lima, Renato Abreu. (2023). Subsidiando o saber a partir da resolução de problema no ensino de química. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 15–27. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6416
Ferreira, Samuel Nepomuceno. (2018). Atividades experimentais em Química a partir da vivência dos alunos: uma proposta para a experimentação no Ensino Médio. 120 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/33279
Freire, Madelena. (2014). Sobre os intrumentos metodológicos na concepção democrática de educação. Rio de Janeiro: Comunidade Pró-Saber.
Figueiredo, Diego (2023). Química na história: aplicação e análise de um minicurso para o ensino médio. 119 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18110
Franke, Rosicleia Claudete Schuler. (2021). Uma proposta inclusiva para o ensino de química orgânica em turma do 3º ano de ensino médio. 83 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10985914#
Freitas, Edivânia Paula Gomes de. (2022). O boom digital no ensino remoto: utilizando o instagram como interface pedagógica. 128 f. (Dissertação de Mestrado) - Mestrado Profissional em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4372
Gomes, Jacqueline Pereira. (2021). Palma forrageira e o ensino de Química: Diálogo entre os saberes e fazeres populares e escolares. 96 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3844
Goi, Mara Elisângela Jappe., & Santos, Flávia Maria Teixeira dos., (2009). Reações de combustão e impacto ambiental por meio de resolução de problemas e atividades experimentais. Química Nova na Escola, 31(3), 203-209. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/09-RSA-5008.pdf
Grings, Bruna., Pazinato, Mauricius Selvero., & Passos, Camila Greff. (2023). Resolução de problemas sobre a temática “esportes - olimpíada 2020” no ensino de química orgânica. Anais Dos Encontros De Debates Sobre O Ensino De Química - ISSN 2318-8316, (42). Recuperado de https://edeq.com.br/submissao2/index.php/edeq/article/view/378
Gurgel, Joicy Pantoja Lima. (2018). Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na Aprendizagem de Conceitos Químicos por meio de Oficinas Temáticas. 118 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, Manaus. Recuperado de https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6640
Iramuteq. (2023). Tutorial para uso do software Iramuteq. Recuperado de http://iramuteq.org/.
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro., & Silva, Nilma Soares da. (1997). Estudando os plásticos: tratamento de problemas autênticos no ensino de química. Revista Química nova na escola, n. 5. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/relatos.pdf
Lima, Mikeas Silva de., & Weber, Karen Cacilda. (2019). Determinação de níveis de letramento científico a partir da resolução de casos investigativos envolvendo questões sociocientíficas. Educación química, 30(1), 69-79. Recuperado de DOI: https://doi.org/10.22201/fq.18708404e.2019.1.63305
Lima, Bruna Tayaneda Silva. (2017). Proposta de Química Orgânica para alunos com deficiência visual: desenhando prática pedagógica inclusiva. 2017. 172 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3004
Lima, Rayssa Suane de Araújo. (2019). A argumentação como ferramenta para construção de uma aprendizagem significativa crítica no ensino de química. 157 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Lins, Vinícius de Sousa. (2016). A experimentação problematizadora na visão de Delizoicov: Aplicabilidade em modelos atômicos. 101 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2703
Lopes Filho, Antonio Dantas. (2022). Uma abordagem temática do conteúdo proteínas junto a estudantes do seminário paraibano: a produção do queijo de coalho do mocó (Kerodon rupestres). 132 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4361
Maggioni, Maria Celeste Caberlon. (2021). Prática de laboratório de química: estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio. 92 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Recuperado de https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/229455
Marques, Hermínia da Silva. (2017). Aspectos qualitativos nas transformações químicas: um olhar sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio na perspectiva bachelardiana. 142 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazonas, Manaus. Recuperado de https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6576
Medeiros, João Bosco. (2006). Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 8ª ed. São Paulo: Atlas.
Melo, Deborah Teixeira. (2021). A manifestação de elementos epistêmicos na construção de argumentos científicos informados por estudantes de química do ensino médio, durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa. 221 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Federal de Lavras, Lavras. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/handle/1/49424
Medeiros, Denise Rosa., & Goi, Mara Elisângela Jappe. (2020). A Resolução de Problemas articulada ao Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, 6(1), 115-135. Recuperado de https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2754
Mori, Lorraine., & Cunha, Marcia Borin. (2020). Problematização: possibilidades para o Ensino de Química. Revista Química nova na escola, v. 42, n. 2, p. 176-185. Recuperado de DOI: http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160197
Nascimento, Edinalva Fernandes Alves do. (2018). Jogos didáticos no ensino de química como mediadores na mobilização da atenção de alunos com diagnósticos de TDAH no ensino médio. 195 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Recuperado de https://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/154
Oliveira, Claudinei Osório de. (2019). Ensinando hidrólise salina por meio de blog na perspectiva do ensino híbrido. 119 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba. Recuperado de http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/984
Oliveira, Fábio Marques de. (2016). Desenvolvimento de recursos e estratégias para o ensino-aprendizagem de radioatividade. 120 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/4791
Oliveira, Valéria Baggio de. (2021). Aprendizagem baseada em equipe: percepções de alunos e professores de química do ensino médio. 98 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Recuperado de http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000234188
Paula, Marcela de Aparecida. (2021). Interações dialógicas e habilidades cognitivas: análise de uma sequência de ensino por investigação sobre ligações químicas no ensino médio. 158 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Federal de Lavras, Lavras. Recuperado de http://repositorio.ufla.br/handle/1/49016
Paulino, Emília Fádua Sued. (2020). A pedagogia libertadora de Paulo Freire, o ensino por investigação e a teoria de aprendizagem sócio-histórica: articulações possíveis para o ensino de química. 2020. 159 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis. Recuperado de http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/340
Pereira, Bianca Carolina. (2021). Proposta de uma atividade prática investigativa de química orgânica para o ensino médio. 185 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba. Recuperado de http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/1062
Pinho, Régis Evaristo de. (2021). Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio. 54 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Recuperado de https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594
Plaster, Raquel. (2022). Uso de metodologias ativas de ensino em uma sequência didática de genética mendeliana. 88 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências da Natureza, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Rolim de Moura. Recuperado de https://pgecn.unir.br/uploads/76256557/arquivos/DIssertacao_Raquel_Plaster_1_221013_183617_480293602.pdf
Ramos, Gabrielle Reis Toledo Mombra. (2021). Relações entre estilos de aprendizagem e estratégias metacognitivas no contexto do ensino de química. 112 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de http://www.ppgecs.nutes.ufrj.br/wp-content/uploads/Dissertacao-Gabrielle-Reis-Toledo-Mombra-Ramos.pdf
Reinert, Max. (1990). Alceste une méthodologie d'analyse des données textuelles et une application: Aurelia De Gerard De Nerval. Bulletin of Sociological Methodology/Bulletin de méthodologie sociologique, 26(1), 24-54. Recuperado de https://doi.org/10.1177/075910639002600103
Reis, Diones Bento dos. (2017). Conhecimento (s) dos alunos sobre ligação Química: Uma sequência didática em foco. 83f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3491
Ribeiro, Matheus Marques. (2022). A contextualização no Ensino de Química e o ensino CTS: visões, inquietações e ações de alunos do ensino médio. 172 f. (Dissertação de Mestrado) - Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-08092022-155525/en.php
Ribeiro, Victor Rodrigues. (2022). Problem Based Learning (PBL) como proposta para atender ao Novo Ensino Médio. 120 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de http://app.uff.br/riuff/handle/1/27999
Rocha, Amanda Chelly da. (2021). Ensinando números quânticos usando gamificação. 115 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus. Recuperado de http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/716
Rocha, Luís Felipe Lage. (2021). Utilização de realidade aumentada para o ensino de estereoisomeria no ensino médio. 75 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química., Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11103592#
Rocha, Quezia Geane de Souza da. (2017). Educação ambiental nas aulas de química do ensino médio: o tema água na abordagem CTSA. 137 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. Recuperado de https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10087
Rocha, Joselayne Silva., Vasconcelos, Tatiana Cristina. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, Dpto de Química da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. Recuperado de https://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf
Rodrigues, Daniele de Oliveira Leite. (2017). Elaboração de uma narrativa para facilitar o ensino de estequiometria. 78 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/4589
Rodrigues, Natália Costa. (2021). Desenho metodológico para o ensino da química dos solos: uma perspectiva de aprendizagem ativa. 161 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande. Recuperado de https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4365
Rosa, Tiago Franceschini da. (2018). O processo de construção de um game para o reconhecimento dos níveis de alfabetização científica e tecnológica no ensino de Química. 151 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado de https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3754
Rossieri, Renata Aparecida. (2017). Estudo acerca da motivação e aprendizagem a partir de uma implementação de uma sequência didática de química orgânica. 102 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. Recuperado de https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3032
Santana, Kelly de Santana. (2019). Mapeamento dos trabalhos de conclusão de curso na Licenciatura em Química: uma análise documental das produções acadêmicas. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Amargosa - BA. Acesso em: 16 nov. 2023. Disponível em: http://repositorioexterno.app.ufrb.edu.br/bitstream/123456789/1923/1/TCC-KELLY-passar-para-dvd-e-ser-entregue-1.pdf
Salviati, Maria Elisabeth. (2017). Manual do aplicativo Iramuteq. Recuperado de http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati
Santos, Diovana Santos dos., & Gonçalves, Uilson Tuiuti de Vargas. A visão dos educandos sobre o ensino de química: elencando as principais dificuldades. In: 37º Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, Ensino, 2017, Rio Grande – RS, Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Recuperado de https://edeq.furg.br/images/arquivos/trabalhoscompletos/s06/ficha-356.pdf
Santos, Gabriela Christine. (2021). O engajamento disciplinar produtivo e a promoção de práticas epistêmicas por estudantes do ensino médio. 228 f. (Dissertação de Mestrado) - Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Faculdade de Educação., Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://repositorio.usp.br/item/003055626
Santos, Josiane Azevedo dos. (2018). O pensamento complexo na prática de um professor de química: propostas, análises e reflexões em turmas do ensino médio de uma escola pública. 146 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense, Niterói. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/5745
Santos, Jucilene Santana. (2018). Sequência de ensino-aprendizagem em torno das histórias em quadrinhos a luz das interações discursivas e do engajamento dos alunos. 2018. 181 f. (Dissertação de Mestrado) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão. Recuperado de http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8301
Santos, Marciano Alves dos. (2018). Educação escolar quilombola: currículo, cultura, fazeres e saberes tradicionais no ensino de química. 81 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia. Recuperado de https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/9650
Santos, Mário Cabral dos. (2018). Promoção da aprendizagem significativa de conceitos químicos para alunos em progressão parcial utilizando um AVA como ferramenta de apoio pedagógico. 98 f. (Dissertação) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal do Amazona, Manaus. Recuperado de https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7035
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, , v. 7, p. C3, 2013.
Silva, Ânderson Jésus da. (2018). Aproximações da educação científica com orientação CTS e pedagogia histórico-crítica no ensino de química. 2018. 3346 f. (Tese de Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/32875
Silva, Eiane Giselle. (2023). Investigação sobre o uso de mapas conceituais no ensino de química. 96 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino: "Formação Docente Interdisciplinar", Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí. Recuperado de https://unespar-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/ppifor_ensino_unespar_edu_br/EfnOZ0vg-Q5Kn_KEBWJ1hFQBE4Abd7ICQBQtLiz_TFL5Jg?e=l8sDvQ
Silva, Julio Cesar. (2022). Slides animados como recurso didático para o emprego em aulas de eletroquímica no ensino médio: uma via sensibilizadora para a educação ambiental crítica. 84 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=12619915#
Silva, Laurine Cristina Paulo da. (2021). Alimentos: uma abordagem contextualizada para o ensino de química orgânica no ensino médio regular e de jovens e adultos. 141 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. Recuperado de https://tede.ufrrj.br/handle/jspui/6547
Silva, Leda Marques da. (2022). Estudo de caso sobre interações intermoleculares para aprendizagem de química no ensino médio. 156 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava. Recuperado de http://tede.unicentro.br:8080/jspui/handle/jspui/1958
Silva, Patrícia Martins da. (2022). Alimentação equilibrada: o ensino das funções orgânicas utilizando abordagem CTSA para uma aprendizagem significativa. 159 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/27749
Silva, Raniele Aparecida da. (2022). Conhecimento científico e cotidiano: concepções, preocupações e ações de estudantes do ensino médio. 210 f. (Dissertação de Mestrado) - Instituto de Física, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-12052022-130402/en.php
Silva, Renata Maria da. (2016). Breve panorama sobre o uso das tecnologias e laboratórios virtuais no ensino de química do ensino médio das séries regulares em Pernambuco. 135 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. Recuperado de http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7453
Silva, G. M., Martins, A. F., Silva, R. M., & Yamaguchi, K. K. de L. (2020). Relato de experiência: dificuldades encontradas no ensino de química em uma escola de nível médio no municipio de Coari-AM. Revista Ensino, Saúde E Biotecnologia Da Amazônia, 2(esp.), 41. Recuperado de http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/resbam/article/view/6542
Simoda, Debora Naomi. (2021). Oficina Temática “Solos”: uma possibilidade para o ensino de Química para os alunos do Ensino Médio. 189 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-13122021-141546/pt-br.php
Silva, Édila Roseane Alves da., & Goi, Mara Elisângela Jappe. (2019). Articulação entre Resolução de Problemas e a temática drogas como proposta metodológica para o Ensino de Química. Revista Contexto & Educação, 34(107), 104-125. Recuperado de DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.104-125
Silva, Geovani Aristeu Lima., Almeida, Queli Aparecida Rodrigues de., Gomes, Suelen Stutuz., Conceição Gomes, Thainá Nascimento da., & Aversa, Thiago Muza. (2023). Inserção da Química Verde no Ensino Visando uma Sociedade mais Sustentável. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, 4(1), e042301-e042301. Recuperado de DOI: https://doi.org/10.56117/resbenq.2023.v4.e042301
Siqueira, Isabel Cristina de. (2021). Abordagem do tema química da água no Ensino Médio com base nos estilos de aprendizagem dos estudantes. 121 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Universidade de São Paulo, Lorena. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-01042022-103643/en.php
Souza, Leonardo Fillipe de Souza e. (2021). O uso do conceito de energia em uma sequência didática voltada para a química do ensino médio. 149 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=11210829#
Souza, Vital Júnior de Oliveira. (2018). Introdução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoara. 56 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém. Recuperado de https://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12225
Targino, Arcenira Resende Lopes. (2017). Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos. 346 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-132817/en.php
Teixeira, Murilo Henrique. (2021). Contribuições das metodologias de just-in-time-teaching e peer instruction na aprendizagem de estereoquímica no ensino médio. 97 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Paraná, Curitiba. Recuperado de https://hdl.handle.net/1884/73991
Toledo, Cezar de Alencar Arnaut de, & Gonzaga, Maria Tereza Claro. (2011). Metodologia e Técnicas de Pesquisa nas áreas de Ciências Humanas. 1. ed. Maringá: EDUEM, v. 1. 277 p.
Torres, Alexandre Lourenço. (2017). Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa. 95 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza, Universidade Federal Fluminense. Recuperado de https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
Torres, Mêirior Luis. (2022). Avaliação Do Objeto Digital de Aprendizagem AnReQuim por Estudantes do Ensino Médio. 140 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres. Recuperado de https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13580732#
Trajano, Luciano Lucena. (2016). Proposta e análise de estratégias para o ensino dos conceitos de entropia e espontaneidade. 86 f. - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3328
Xavier, Karen Alves. (2018). A contribuição da Olimpíada Paraibana de Química na formação de licenciados em Química e de alunos da rede pública de ensino. 07 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. Recuperado de https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3210
Vigotsky, Lev Semenovich. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.
Zanqui, Renato Köhler. (2022). Horta escolar como proposta de abordagem CTS/CTSA da química do ensino médio. 130 f. (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha. Recuperado de https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/2415
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angélica dos Santos Coelho, João Luiz Gasparin, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Fabiane Freire França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.