Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080

Palavras-chave:

Ensino de química, Revisão bibliográfica, Software Iramuteq

Resumo

O presente estudo identificado como revisão bibliográfica apresenta um mapeamento das dissertações e teses de ensino e aprendizagem em química no Ensino Médio. Para tanto, foi realizado levantado quantitativo de teses e dissertações dos bancos de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O recorte temporal abrangeu o período compreendido entre 2016 e 2023. O objetivo foi identificar as abordagens teóricas e metodologias aplicadas em pesquisas para o ensino de química, bem como as metodologias e práticas didáticas voltadas ao ensino e aprendizagem de química no Ensino Médio. Para a interpretação dos dados utilizou-se o software Iramuteq que gerou análise estatística textual por meio da Classificação Hierárquica Descendente, realizando a explicação das classes que se correlacionam com o corpus dos resumos das teses e dissertações selecionadas. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados um total de 73 estudos. As principais abordagens teóricas foram: Ciência, Tecnologia e Sociedade, Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente, Aprendizagem Significativa e Teoria Histórico-Cultural. As metodologias e as práticas didáticas foram norteadas por: resolução de problemas, dificuldades no processo de ensino e o uso de recursos digitais. Pode-se concluir, as pesquisas sobre o ensino e aprendizagem de química no ensino médio, tem como principal coleta de dados a aplicação de questionários com os estudantes. As metodologias e as práticas didáticas voltados ao ensino e aprendizagem de química, permeiam a construção dos conceitos científicos aliados a resolução de problemas que consideram a vivência social dos estudantes

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Biografia do Autor

Angélica dos Santos Coelho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

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João Luiz Gasparin, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Fabiane Freire França, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

dos Santos Coelho, A., Luiz Gasparin, J., Franci Raimundo Yaegashi, S., & Freire França, F. (2024). Ensino e Aprendizagem em Química: Revisão Bibliográfica com Uso do Software Iramuteq. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 215–233. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6080

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química