A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa crítica, Mapa conceitual, Argumentação, Ensino de química.

Resumo

Pensar a prática pedagógica a partir da preocupação e compromisso com uma aprendizagem significativa e crítica implica necessariamente em refletir sobre estratégias didáticas que envolvam um funcionamento crítico e reflexivo dos estudantes a respeito dos conteúdos conceituais trabalhados. Apoiando-se na dimensão dialógica da argumentação, esse estudo se propõe a mostrar que a construção de mapas conceituais, ainda que individualmente, pode se constituir em um excelente caminho nesse sentido. Essa proposta se fundamenta na ideia defendida aqui, e apoiada em estudos anteriores, da existência de uma dimensão inerentemente argumentativa caracterizando essa construção. Para tanto, dois estudantes do 2º ano do Ensino Médio foram videogravados durante toda a construção individual de um mapa conceitual sobre Sabonetes, no componente curricular Química. Foi solicitado que verbalizassem todos os movimentos realizados por eles no decorrer da atividade. As análises dessa construção denotaram um intenso funcionamento argumentativo, metacognitivo, crítico e reflexivo a partir dos diálogos entre as inúmeras vozes que se mostraram presentes. Esses diálogos de vozes refletiram uma constante negociação entre diferentes perspectivas a respeito da temática e consequente aprendizagem significativa e crítica por parte dos estudantes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

.

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

.

Referências

Aquino, Kátia Aparecida da Silva; Queiroz, Géssica Karla de & Aquino, Fabiana da Silva (2021). Utilização do Modelo de Debate Crítico como Estratégia Didática para a Construção do Conhecimento Químico na Perspectiva de uma Aprendizagem Significativa Crítica. Química Nova na Escola, 43(1), 119-128.

Aquino, Kátia Aparecida da Silva; Lima, Rayssa Suane de Araújo; Silva, Alice Sabrina Ferreira. Um estudo sobre as contribuições das situações argumentativas para a construção e estabilização dos conhecimentos na perspectiva da aprendizagem significativa crítica. Instrumento, 12 (2), 255-268.

Ausubel, David Paul (1963). The psychology of meaningful verbal learning. New York: Publisher, Grune & Stratton.

Ausubel, David Paul (2000). Assimilation Theory in Meaningful Learning and Retention Processes. In The acquisition and retention of knowledge: A Cognitive View. Springer, Dordrecht.

Ausubel, David Paul & Novak, Joseph (1978). Educational psychology: A cognitive view. New York, NY: Holt, Rinehart & Winston.

Bakhtin, Mikhail (1995). Marxismo e filosofia da linguagem. 7ed, São Paulo: Hucitec.

Correia, Paulo Rogério Miranda & Aguiar, Joana Guilares de. (2022). Mapas conceituais no ensino de ciências: estagnação ou crescimento? Investigações Em Ensino De Ciências, 27(3), 198–218.

De Chiaro, Sylvia (2015). O barulho interior de um aluno em silêncio: o desenvolvimento metacognitivo de alunos calados em situações de argumentação em sala de aula. In Sylvia De Chiaro & Carlos Eduardo Monteiro (Eds.). Formação de professores: Múltiplos olhares (p. 139-163). Recife: Editora Universitária da UFPE.

De Chiaro, Sylvia & Aquino, Kátia Aparecida da Silva (2017). Argumentação na sala de aula e seu potencial metacognitivo como caminho para um enfoque CTS no ensino de química: uma proposta analítica. Educação e Pesquisa, 43(2), 411-426.

De Chiaro, Sylvia; Aquino, Kátia Aparecida da Silva & Nogueira, Raquel Cordeiro (2019). A argumentação presente na construção de mapas conceituais como propulsora de uma aprendizagem significativa crítica. Dynamis, 25(58), 68-85.

Faraco, Carlos Alberto (2003). Linguagem & diálogo: as ideias do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições.

Koch, Ingedore Grünfeld Villaça (2000). O texto e a construção dos sentidos. São Paulo Editora Contexto.

Koch, Ingedore Grünfeld Villaça, Morato, Edwiges Maria & Bentes, Anna Christina (2005). Referenciação e discurso. São Paulo: Editora Contexto.

Leitão, Selma (2000). A construção discursiva da argumentação em sala de aula. XXX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, Brasília.

Leitão, Selma (2007). Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(3), 454-462.

Leitão, Selma (2011). O lugar da argumentação na construção de conhecimento em sala de aula. In Selma Leitão & Maria Cristina. Damianovic (Eds.). Argumentação na escola: O conhecimento em construção (p. 13-46). Campinas: Pontes Editores.

Leitão, Selma (2012). O trabalho com argumentação em ambientes de ensino-aprendizagem: um desafio persistente. Uni-pluri/versidad, 12(3), 23-37.

Leitão, Selma (2013). Uma perspectiva de análise do papel da argumentação em ambientes de ensino aprendizagem. In Karina Moutinho, Pompéia Villachan-Lyra & Ângela Santa-Clara (Eds.) Novas tendências em psicologia do desenvolvimento: teoria, pesquisa e intervenção. Recife: Editora Universitária da UFPE.

Marcuschi, Luiz Antônio (1999). A Análise da conversação. São Paulo: Ática.

Moreira, Marco Antônio (1997). Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Recuperado de http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em agosto de 2023.

Moreira, Marco Antônio (2005). A. Aprendizagem Significativa Crítica. Porto Alegre: Ed. do autor.

Moreira, Marco Antônio (2011). Unidades de enseñanza potencialmente significativas. Aprendizagem Significativa em Revista, 1, 43-63.

Moreira, Marco Antônio (2017). Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Editora Livraria da Física.

Novak, Joseph & Canãs, Alberto (2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa. Ponta Grossa. 5(1), 9-29.

Oliveira, José Antônio Bezerra de; Smith, Patrícia Cavalcante & Aquino, Katia Aparecida da Silva (2023). mapas conceituais na avaliação da aprendizagem decorrente de sequências de ensino potencialmente significativas para o ensino de ciências. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista–ENCITEC, 13(1), 61-77.

Rodrigues, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro (2006). A argumentação em sala de aula: um caminho para o desenvolvimento da auto-regulação do pensamento (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Van Someren, Maarten; Barnard, Yvonne & Sandberg, Jacobijn (1994). The think aloud method: a practical guide to modelling cognitive processes. London: Academic Press4.

Vygotsky, Lev Semenovich (1987). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

De Chiaro Ribeiro Rodrigues, S. R., da Silva Aquino, K. A., & Cordeiro Nogueira Lima, R. . (2024). A Argumentação Dialógica como Fundamento para Aprendizagem Significativa Crítica na Construção Individual de Mapas Conceituais. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 138–152. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5534

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química