Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131

Palavras-chave:

Estado da arte, Analogias e Metáforas, Revisão da literatura

Resumo

A produção acadêmica sobre o Ensino de Química tem despertado interesse dos pesquisadores da área e isso pode ser observado pela crescente publicação de trabalhos com essa característica. Diante disso, foi realizado um trabalho do tipo estado da arte, buscando mapear e analisar os trabalhos publicados no período entre 1999 e 2020, que discutiram a utilização de analogias e/ou metáforas no ensino de Química. Para isso, foram investigados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Química e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; o Banco Digital de Dissertações e Teses e em periódicos nacionais. Nessa perspectiva, foram elencados 59 trabalhos que foram analisados e classificados de acordo com: as regiões geográficas, as instituições de origem, o nível escolar, os autores e os grupos de pesquisas e os focos temáticos. Verificamos a ocorrência de publicação em todas as regiões brasileiras, com destaque para a região Sudeste, dentre ela, o estado de Minas Gerais. As instituições com maior predominância foram: a UFOP, a UFRPE, a UFMG e a USP. O nível escolar mais recorrente foi o Ensino Médio. Já autora Nilmara Braga Mozzer se destacou por ter a maior quantidade de publicações. O foco temático mais frequente foi analogias e/ou metáforas como estratégia didática. Visamos contribuir para o entendimento da evolução das pesquisas sobre a utilização de analogias e metáforas no Ensino de Química, de suas tendências temáticas e das áreas ainda pouco exploradas, indicando novos rumos de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milene Guena Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

.

Daniela Marques Alexandrino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

.

Referências

Alexandrino, Daniela M. (2019). Educação em Química no Brasil: o que nos revelam os anais do encontro nacional de ensino de Química. (1982-2010). [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Banco Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-03102019-085835/pt-br.php

Almeida, Flaveli A. S., Barreto, Sonia R. G., Alfaya, Reni. V. S., Silva, Ana. L. G., Gonçalves, Angelita A., Duarte, Eduardo H., Santos, Gabriel F., Camargo, Carina S., & Lazaretti, Marcela M. (2008, 21 a 24 de julho). Explorando o uso de Analogia no Estudo dos temas Substância e Mistura. [Apresentação de trabalho]. 14º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFPR, Curitiba, PR.

Almeida, Gustavo M. A. (2015). Jogo digital e analogias: uma proposta para o ensino de cinética química [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESP. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_4c9f610d9c25357ef14e09c558f8cb5f

Alvarenga, Gilson R., Nagem, Ronaldo L., Vieira, Mariana L. A., & Ferry, Alexandre S. (2016, 25 a 28 de julho). Análise de uma Analogia Presente nos Livros Didáticos de Química do PNLD 2015: O Modelo Atômico de Thomson e um Pudim de Passas. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.

Andrade, Beatrice L., Zylbersztajn, Arden, & Ferrari, Nadir (2000). As analogias e metáforas no Ensino de Ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 182-192. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020207

Andrade, Gabriela M. P. C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/8861337902601011

Andrade, Gabriela M. P. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016, 25 a 28 de julho). Análise dos Questionamentos do Professor em uma Sequência de Ensino sobre Equilíbrio Químico Fundamentada em Modelagem Analógica. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.

Andrade, Gabriela M. P. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016). Análise dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 825-850. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4498

Araújo, Renato S., Malheiro, João M. S., & Teixeira, Odete P. B. (2015). Uma análise das analogias e metáforas utilizadas por um professor de Química durante uma aula de isomeria óptica. Química Nova na Escola, 37(1). http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/RSA-64-12.pdf

Assis, Luciana P., & Ferry, Alexandre S. (2019, 25 a 28 de junho). Comparações no contexto da estequiometria em livros didáticos de Química. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.

Baia, Flávia A. S. P. (2010). Átomos, elementos químicos, planetas e estrelas – concepções de Mendeleev sobre o mundo microscópico. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-105355/pt-br.php

Barbosa, Jéssica U., Leal, Murilo C., Rossi, Samuel Q., Dias, Tamara N., Ferreira, Karla A., & Oliveira, Cristiane P. (2012). Analogias para o Ensino de Bioquímica no Nível Médio, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(1), 195-208. https://www.scielo.br/j/epec/a/h7dbKV55hBQjTQ4LNd39Yym/?format=pdf

Bedin, Everton, & Cassol, Cassiara (2016, 25 a 28 de julho). Ensino de equilíbrio químico na educação básica: das analogias às atividades experimentais. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.

Bernardino, Mychelle A. D. (2010). As analogias do livro didático público de Química no estado do Paraná no processo de ensino-aprendizagem. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEM. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4389

Bernardino, Mychelle A. D. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/9596038575198704

Bernardino, Mychelle A. D., Rodrigues, Maria. A., & Bellini, Luzia. M. (2013). Análise crítica das analogias do livro didático público de Química do estado do Paraná. Ciência & Educação, 19(1), 135-150. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251025751012

Carmo, Everaldo A. (2006). As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA. https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1831

Carvalho, Nilmara B., & Justi, Rosária S. (2005, 28 de novembro a 3 de dezembro). Dificuldades dos alunos na construção de modelos mentais de ligação metálica baseados na analogia do “mar de elétrons”. [Apresentação de trabalho]. 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP.

Cassiani, Suzani, Maestrelli, Sylvia, Mohr, Adriana, & Rodrigues, Larissa (Org.). (2017). Anais do décimo primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina. https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/trabalhos.htm

Cegalla, Domingos P. (2008). Novíssima gramática da língua portuguesa. (48ª ed.). Editora nacional.

Duarte, Maria C. (2005). Analogias na Educação em Ciências contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), 7-29. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/520

Costa, Tatiana C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/3470201733428567

Gauche. Ricardo (Org). (2010). Anais do décimo quinto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade de Brasília. https://www.sbq.org.br/eneq/xv/xveneq.htm

Ferry, Alexandre S. (2016). Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de Química. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AR8GMT

Ferry, Alexandre S., & Paula, Helder F. (2015, 24 a 27 de novembro). Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.

Ferry, Alexandre S., & Paula, Helder F. (2017). Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência & Educação, 23(1), 29-50. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010003

Flor, Cristiane C., & Cassiani, Suzani (2012). Estudos envolvendo linguagem e educação Química no período de 2000 a 2008 – algumas considerações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(1), 181-193. https://www.scielo.br/j/epec/a/4z8HMMcvnJZP3dnXJQstxPk/?format=pdf&lang=pt

Fonseca, Keila B. (2016). Elaboração de uma unidade didática utilizando modelos e analogias na abordagem de conceitos relacionados ao conteúdo de estados físicos da matéria e ligações químicas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21881

Francisco, Cristiane A. (2006). A produção do conhecimento sobre o ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11052007-162522/pt-br.php

Francisco, Wilmo E., Jr., Ferreira, Luiz H., & Hartwig, Dácio R. (2009). Um modelo para o estudo do fenômeno de deposição metálica e conceitos afins. Revista Química Nova na Escola, 31(2). http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/04-EA-4208.pdf

Francisco, Wilmo E., Jr., Francisco, Welington, & Oliveira, Ana C. G. (2012). Analogias em livros de Química geral destinados ao Ensino Superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(3), 131-147. https://www.scielo.br/j/epec/a/HR9v5FBrs8sqSkMxKwYVcmN/?lang=pt&format=pdf

Freitas, Ladjane P. S. R. (2011). O uso de analogias no ensino de Química: uma análise das concepções de licenciandos do curso de Química da UFRPE. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912#preview-link0

Freitas, Ladjane P. S. R., Freitas, Juliano C. R., Freitas, João F., Filho, & Dantas, Claudio. R. (2014, 19 a 22 de agosto). As analogias na História das Ciências: uma análise de suas contribuições na construção da História da Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.

Freitas, Ladjane P. S. R., Lima, Analice A., Freitas, Juliano C. R., & Silva, Elinalda S. (2014, 19 a 22 de agosto). Potenciais e Limites das Analogias no ensino do tema Equilíbrio Químico na Educação Básica: uma discussão no processo formativo de futuros professores de Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.

Garcez, Edna S. C. (2014). O lúdico em ensino de Química: um estudo do estado da arte. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4699

Gonçalves, Josué M., & Julião, Murilo S. S. (2016). Analogias em livros didáticos destinados ao Ensino Superior: Química orgânica versus Físico-Química. Investigações em Ensino de Ciências, 21(3), 92-108. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p92

Guimarães, Orliney M. (Org). (2008). Anais do décimo quarto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal do Paraná. http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/trabalhos.htm

Justi, Rosária S. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/7288300876119109

Kopp, Felipe A., & Almeida, Voltaire D. (2019). Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 69-98. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n1p69

Lacerda, Aureliana L., Weber, Claudiane, Porto, Marchelly P. & Silva, Romário A. (2008). A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, 13(1), 130-144. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/553

Lara, Moisés S., (2014). Elaboração de significados com analogias em atividades na sala de aula de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/35480/R%20-%20D%20-%20MOISES%20DA%20SILVA%20LARA.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Lima, Karmel O., Silva, Glaúcia M., & Matos, Maurício S. (2010, 21 a 24 de julho). Análise das Dificuldades Encontradas por Alunos do Ensino Médio na Construção de Relações entre Modelos Atômicos, Distribuição Eletrônica e Propriedades Periódicas. [Apresentação de trabalho]. 15º Encontro Nacional de Ensino de Química, UnB, Brasília, DF.

Lucateli, João E., & Barreto, Sônia R. G. (2005, 28 de novembro a 3 de dezembro). Analogias no Ensino de Química [Apresentação de trabalho]. 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP.

Martins, Isabel (Org.). (2011). Anais do oitavo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Campinas. https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/index.htm.

Martins, Isabel (Org.). (2013). Anais do nono Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/index.htm

Mendonça, Paula C. C., Justi, Rosária., & Oliveira. M. M. (2011). As analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 6(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4051

Megid, Jorge, Neto. (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/176159

Mendonça, Paula C. C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/9205761186706273

Monteiro, Ivone G., & Justi, Rosária S. (2000). Analogias em livros didáticos de Química Brasileiros destinados ao ensino médio. Revista Investigação em Ensino de Ciências, 5 (2), 67-91. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/650

Moraes, Roque (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf

Moreira, Marco A, & Ostermann, Fernanda (Org.). (1999). Anais do segundo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://abrapec.com/atas_enpec/iienpec/ATAS.pdf

Moreira, Marco A, Greca, Ileane M., & Costas, Sayonara C. (Org.). (2001). Anais do terceiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://abrapec.com/atas_enpec/iiienpec/III%20ENPEC.html

Moreira, Marco A. (Org.). (2003). Anais do quarto Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de São Paulo. https://abrapec.com/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/ORAIS.pdf

Moreira, Marco A., Zylberszlajn, Arden, Delizoicov, Demétrio, & Angotti, José A. P. (Org.). (1997). Anais do primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina. https://abrapec.com/atas_enpec/ienpec/ienpec.html

Mozzer, Nilmara B. (2022, 16 de junho). Currículo lattes. http:lattes.cnpq.br/4000539682876743

Munarin, Karla O., & Munarin, Elaine E. O. (2008, 21 a 24 de julho). Uma análise crítica das analogias “Bola de Bilhar”, Pudim de Passas” e “Sistema Solar” Utilizadas para o Ensino de Química em Modelos Atômicos. [Apresentação de trabalho]. 14º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFPR, Curitiba, PR.

Nardi, Roberto, & Borges, Oto (Org.). (2005). Anais do quinto Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de São Paulo. https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/index.htm

Nunes, Rodrigo R. (2010). O uso de analogias estruturadas como recurso didático no ensino médio de Química e a formação continuada de professores. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso de Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMS. https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1469

Oliva Martínez, José M., Aragón, María M., Mateo, Jhoan, & Bonat, Manuel (2001). Una propuesta didáctica basada em la investigación para el uso de analogías em la enseñanza de las ciências em la enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiências didácticas, 19(3), 453-470. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21770

Oliveira, José E. G., Souza, Sandra R., Lima, Analice A., & Freitas, Kátia C. S. (2019, 25 a 28 de junho). Concepções de licenciandos em Química da UFRPE-Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.

Oliveira, Thais M., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Concepções de futuros professor de Química sobre analogias: uma análise das comparações elaboradas por licenciando. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.

Oliveira. Ana C. G. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/5166708545105524

Paganotti, Rosilene S. N. Costa, Alícia A. M., Barbosa, Álvaro A. L., Vasconcelos, Ana C. R., Melo, Larissa C. I., Maestro, Lamara C. R., Gonçalves, Victor S. R. P., Gonçalves, Vinícius S. R. P., & Paganotti, Arilson (2016, 25 a 28 de julho). Concepções químicas dos alunos do ensino médio de escolas mineiras modelos atômicos e o ensino de Química. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.

Paiva, Polyana T., Cais, Thayná A., & Barro, Mario R. (2014, 19 a 22 de agosto). Analogias: Um panorama dos trabalhos completos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química – 2008 a 2012. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química.

Paula, Helder F. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/5812526503816532

Queiroz, Robson O. (2015). A utilização de modelos didáticos, na forma de analogias, no ensino de isomeria 3D: uma investigação dos saberes docentes junto a professores de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5960#preview-link0

Ramos, Tatiana C. (2017). Influência da criação e crítica de analogias por estudantes de Química do ensino médio na promoção de interações argumentativa. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFOP. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7499

Ramos, Tatiana C., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Análise do modelo “Teaching With Analogies” no contexto do ensino de Química”. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.

Ramos, Tatiana C., Mendonça, Paula C. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016, 25 a 28 de julho). Argumentação na elaboração e crítica de analogias: unidade didática para ensino dos modelos atômicos. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.

Ramos, Tatiana C., & Mozzer, Nilmara B. (2018). Análise do uso da analogia com o “pudim de passas” guiado pelo TWA no ensino de modelos atômicos de Thomson: considerações e recomendações. Química nova na Escola, 40(2), 106-115. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160111

Ramos, Tatiana C., Mendonça, Paula C. C., & Mozzer, Nilmara B. (2019). Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson. Ciência & Educação, 25(3), 607-624. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030003

Raviolo, Andrés, & Garritz, Andoni (2008). Analogias no ensino do equilíbrio químico. Revista Química Nova na Escola, 27, 13-25. https://cabecadepapel.com/sites/colecaoaiq2011/QNEsc27/04-ibero-3.pdf

Reis, Jheniffer M. C., Kiouranis, Neide M. M., & Silveira, Marcelo P. (2015, 24 a 27 de novembro). Obstáculos epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.

Rocha, Aldeir A. N. (2007). Metáforas-andaime: as analogias como recurso argumentativo no ensino de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2999

Rodrigues, Luciano P. Maia, Fernanda M., Ferreira, Deusmarque C., Sobrinho, José A. C., & Field’s Karla A. P. (2014, 19 a 22 de agosto). Avaliação do ensino e aprendizagem da corrosão eletroquímica do aço usando estratégias analógicas. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.

Ronssen, Marília F. (2019). Aprendizagem em Química: a visão dos alunos sobre analogias no ensino. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/65660/R%20-%20D%20-%20MARILIA%20ELIZABETH%20RONSSEN.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Santos, Amanda L., & Francisco, Wilmo E., Jr. (2014, 19 a 22 de agosto). Criando e representando analogias: o lúdico e a aprendizagem em Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.

Santos, Danilo L., & Fernandes, Geraldo W. R. (2019, 25 a 28 de junho). Uma análise das concepções de alunos, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino do modelo atômico de J.J. Thomson. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.

Santos, Danilo L., & Fernandes, Geraldo W. R. (2000). O modelo atômico de Thomson: um estudo sobre o livro didático, estratégia docente e concepção dos alunos, Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(6), 624-643.https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2548

Santos, Francisco A., & Santana, Isabel C. H. (2018). Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de Ciências, Revista Educação Santa Maria, 43(4), 757-772. http://dx.doi.org/10.5902/1984644432444

Selles, Sandra. E. (Org.). (2015). Anais do décimo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/trabalhos.htm

Silva, Adriano A., & Souza, Gahelyka A. P. (Org.). (2018). Anais do 19º Encontro Nacional de Ensino de Química. Universidade Federal do Acre. https://drive.google.com/file/d/1vIvpX7ijcYIYlNfzZiwuEj1cBFqvbBCB/view

Silva, Djaneide M., Souza, Larissa O., Simões Neto, José E., & Silva, Flávia C. V. (2014, 19 a 22 de agosto). Utilizando de analogias em aulas de Química no Ensino Superior: o uso abusivo como efeito de contrato didático. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.

Silva, Janaina R. (2008). A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5885#preview-link0

Silva, José L. (Org.). (2012). Anais do décimo sexto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal da Bahia. http://www.eneq2012.qui.ufba.br/

Silva, Ladjane P., Lima, Analice A., & Silva, Suely A. (2010, 21 a 24 de julho). As analogias no ensino de Química: uma investigação de sua abordagem nos livros didáticos de Química do ensino médio. [Apresentação de trabalho]. 15º Encontro Nacional de Ensino de Química, UnB, Brasília, DF.

Silva, Mara T. O. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/4344028446865549

Silva, Márcia G. L. (Org.). (2019). Anais do décimo segundo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/trabalhos.htm

Silva, Olímpio J., Jr. (2013). O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf

Silva, Thais A., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Conjugando modelagem e analogia no ensino de equilíbrio químico. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.

Soares, Márlon H. F. B., Okumura, Fabiano, & Cavalheiro, Éder T. G. (2003). Proposta de um jogo didático para ensino do Conceito de equilíbrio químico. Revista Química Nova na Escola, 18, 13-17. https://repositorio.usp.br/item/001348311

Souza, Gilmar P. S., Pereira, Aline I., Silva, Cristiane M., Granda, Daniela A., Oliveira, Gabriela P., Ramos, Gabriela R., Casela, I., Fernandes, Jardel M., Sena, Marcelle C. C., Martins, Marina R., Nascimento, Marlon O., Fideles, Renata A., Ramos, Stela N. C., Araújo, Thayna D., & Moreira, Leandro M. (2014). Imagens. Analogias, modelos e charge: distintas abordagens no ensino de Química envolvendo o tema polímeros. Revista Química Nova na Escola, 36(3), 200-210. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140023

Souza, Gilmar P., & Ventrella, Diego L. N. (Org.). (2014). Anais do décimo sétimo Encontro Nacional de Ensino de Química. Universidade Federal de Ouro Preto. https://drive.google.com/file/d/1QGRYuazKc8rOBohiQf5kMo1s3n5iUh4w/view

Souza, Renata F., Cabral, Patrícia F. O., & Queiroz, Salete L. (2019). Mapeamento da pesquisa no campo da experimentação no ensino de Química no Brasil. Alexandria, 12(2), 93-119. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p93

Souza, Vinícius C. A., Justi, Rosária S., & Ferreira, Poliana F. M. (2006). Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Revista Investigações Em Ensino de Ciências, 11(1), 7-28. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/500

Teixeira, Paulo M. M. (2008). Pesquisa em ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/449571

Teixeira, Paulo M. M., & Megid, Jorge, N. (2017). A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas metodológicas. Revista Brasileira de pesquisa em educação em Ciências, 17(2), 521-549. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521

Viana, Anderson D., & Silva, Carlos N., Jr. (2012, 17 a 20 de julho). Identificação de analogias no conteúdo de estrutura atômica nos livros de Química geral no Ensino Superior. [Apresentação de trabalho]. 16º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFBA, Salvador, BA.

Yunes, Santiago F. (Org). (2016). Anais do décimo oitavo Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal de Santa Catarina. https://eneq2016.ufsc.br/

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Guena Santos, M., & Marques Alexandrino, D. (2024). Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 186–214. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química