Mapeamento das Pesquisas Acerca da Utilização de Analogias e Metáforas no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6131Palavras-chave:
Estado da arte, Analogias e Metáforas, Revisão da literaturaResumo
A produção acadêmica sobre o Ensino de Química tem despertado interesse dos pesquisadores da área e isso pode ser observado pela crescente publicação de trabalhos com essa característica. Diante disso, foi realizado um trabalho do tipo estado da arte, buscando mapear e analisar os trabalhos publicados no período entre 1999 e 2020, que discutiram a utilização de analogias e/ou metáforas no ensino de Química. Para isso, foram investigados os anais do Encontro Nacional de Ensino de Química e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências; o Banco Digital de Dissertações e Teses e em periódicos nacionais. Nessa perspectiva, foram elencados 59 trabalhos que foram analisados e classificados de acordo com: as regiões geográficas, as instituições de origem, o nível escolar, os autores e os grupos de pesquisas e os focos temáticos. Verificamos a ocorrência de publicação em todas as regiões brasileiras, com destaque para a região Sudeste, dentre ela, o estado de Minas Gerais. As instituições com maior predominância foram: a UFOP, a UFRPE, a UFMG e a USP. O nível escolar mais recorrente foi o Ensino Médio. Já autora Nilmara Braga Mozzer se destacou por ter a maior quantidade de publicações. O foco temático mais frequente foi analogias e/ou metáforas como estratégia didática. Visamos contribuir para o entendimento da evolução das pesquisas sobre a utilização de analogias e metáforas no Ensino de Química, de suas tendências temáticas e das áreas ainda pouco exploradas, indicando novos rumos de investigação.Downloads
Referências
Alexandrino, Daniela M. (2019). Educação em Química no Brasil: o que nos revelam os anais do encontro nacional de ensino de Química. (1982-2010). [Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo]. Banco Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75135/tde-03102019-085835/pt-br.php
Almeida, Flaveli A. S., Barreto, Sonia R. G., Alfaya, Reni. V. S., Silva, Ana. L. G., Gonçalves, Angelita A., Duarte, Eduardo H., Santos, Gabriel F., Camargo, Carina S., & Lazaretti, Marcela M. (2008, 21 a 24 de julho). Explorando o uso de Analogia no Estudo dos temas Substância e Mistura. [Apresentação de trabalho]. 14º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFPR, Curitiba, PR.
Almeida, Gustavo M. A. (2015). Jogo digital e analogias: uma proposta para o ensino de cinética química [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNESP. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_4c9f610d9c25357ef14e09c558f8cb5f
Alvarenga, Gilson R., Nagem, Ronaldo L., Vieira, Mariana L. A., & Ferry, Alexandre S. (2016, 25 a 28 de julho). Análise de uma Analogia Presente nos Livros Didáticos de Química do PNLD 2015: O Modelo Atômico de Thomson e um Pudim de Passas. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.
Andrade, Beatrice L., Zylbersztajn, Arden, & Ferrari, Nadir (2000). As analogias e metáforas no Ensino de Ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 182-192. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020207
Andrade, Gabriela M. P. C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/8861337902601011
Andrade, Gabriela M. P. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016, 25 a 28 de julho). Análise dos Questionamentos do Professor em uma Sequência de Ensino sobre Equilíbrio Químico Fundamentada em Modelagem Analógica. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.
Andrade, Gabriela M. P. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016). Análise dos questionamentos do professor em atividades fundamentadas em modelagem analógica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 16(3), 825-850. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4498
Araújo, Renato S., Malheiro, João M. S., & Teixeira, Odete P. B. (2015). Uma análise das analogias e metáforas utilizadas por um professor de Química durante uma aula de isomeria óptica. Química Nova na Escola, 37(1). http://qnesc.sbq.org.br/online/prelo/RSA-64-12.pdf
Assis, Luciana P., & Ferry, Alexandre S. (2019, 25 a 28 de junho). Comparações no contexto da estequiometria em livros didáticos de Química. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.
Baia, Flávia A. S. P. (2010). Átomos, elementos químicos, planetas e estrelas – concepções de Mendeleev sobre o mundo microscópico. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-31052012-105355/pt-br.php
Barbosa, Jéssica U., Leal, Murilo C., Rossi, Samuel Q., Dias, Tamara N., Ferreira, Karla A., & Oliveira, Cristiane P. (2012). Analogias para o Ensino de Bioquímica no Nível Médio, Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(1), 195-208. https://www.scielo.br/j/epec/a/h7dbKV55hBQjTQ4LNd39Yym/?format=pdf
Bedin, Everton, & Cassol, Cassiara (2016, 25 a 28 de julho). Ensino de equilíbrio químico na educação básica: das analogias às atividades experimentais. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.
Bernardino, Mychelle A. D. (2010). As analogias do livro didático público de Química no estado do Paraná no processo de ensino-aprendizagem. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEM. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/4389
Bernardino, Mychelle A. D. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/9596038575198704
Bernardino, Mychelle A. D., Rodrigues, Maria. A., & Bellini, Luzia. M. (2013). Análise crítica das analogias do livro didático público de Química do estado do Paraná. Ciência & Educação, 19(1), 135-150. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=251025751012
Carmo, Everaldo A. (2006). As analogias como instrumentos úteis para o ensino do conteúdo químico no nível médio. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA. https://www.repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/1831
Carvalho, Nilmara B., & Justi, Rosária S. (2005, 28 de novembro a 3 de dezembro). Dificuldades dos alunos na construção de modelos mentais de ligação metálica baseados na analogia do “mar de elétrons”. [Apresentação de trabalho]. 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP.
Cassiani, Suzani, Maestrelli, Sylvia, Mohr, Adriana, & Rodrigues, Larissa (Org.). (2017). Anais do décimo primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina. https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/trabalhos.htm
Cegalla, Domingos P. (2008). Novíssima gramática da língua portuguesa. (48ª ed.). Editora nacional.
Duarte, Maria C. (2005). Analogias na Educação em Ciências contributos e desafios. Investigações em Ensino de Ciências, 10(1), 7-29. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/520
Costa, Tatiana C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/3470201733428567
Gauche. Ricardo (Org). (2010). Anais do décimo quinto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade de Brasília. https://www.sbq.org.br/eneq/xv/xveneq.htm
Ferry, Alexandre S. (2016). Análise estrutural e multimodal de analogias em uma sala de aula de Química. [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG. https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-AR8GMT
Ferry, Alexandre S., & Paula, Helder F. (2015, 24 a 27 de novembro). Mapeamento estrutural de analogias e outras comparações em uma sala de aula de Química. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Ferry, Alexandre S., & Paula, Helder F. (2017). Mapeamento estrutural de analogias enunciadas em uma aula sobre cinética química. Ciência & Educação, 23(1), 29-50. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010003
Flor, Cristiane C., & Cassiani, Suzani (2012). Estudos envolvendo linguagem e educação Química no período de 2000 a 2008 – algumas considerações. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(1), 181-193. https://www.scielo.br/j/epec/a/4z8HMMcvnJZP3dnXJQstxPk/?format=pdf&lang=pt
Fonseca, Keila B. (2016). Elaboração de uma unidade didática utilizando modelos e analogias na abordagem de conceitos relacionados ao conteúdo de estados físicos da matéria e ligações químicas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21881
Francisco, Cristiane A. (2006). A produção do conhecimento sobre o ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-11052007-162522/pt-br.php
Francisco, Wilmo E., Jr., Ferreira, Luiz H., & Hartwig, Dácio R. (2009). Um modelo para o estudo do fenômeno de deposição metálica e conceitos afins. Revista Química Nova na Escola, 31(2). http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_2/04-EA-4208.pdf
Francisco, Wilmo E., Jr., Francisco, Welington, & Oliveira, Ana C. G. (2012). Analogias em livros de Química geral destinados ao Ensino Superior. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 14(3), 131-147. https://www.scielo.br/j/epec/a/HR9v5FBrs8sqSkMxKwYVcmN/?lang=pt&format=pdf
Freitas, Ladjane P. S. R. (2011). O uso de analogias no ensino de Química: uma análise das concepções de licenciandos do curso de Química da UFRPE. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5912#preview-link0
Freitas, Ladjane P. S. R., Freitas, Juliano C. R., Freitas, João F., Filho, & Dantas, Claudio. R. (2014, 19 a 22 de agosto). As analogias na História das Ciências: uma análise de suas contribuições na construção da História da Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.
Freitas, Ladjane P. S. R., Lima, Analice A., Freitas, Juliano C. R., & Silva, Elinalda S. (2014, 19 a 22 de agosto). Potenciais e Limites das Analogias no ensino do tema Equilíbrio Químico na Educação Básica: uma discussão no processo formativo de futuros professores de Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.
Garcez, Edna S. C. (2014). O lúdico em ensino de Química: um estudo do estado da arte. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Goiás]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG. https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4699
Gonçalves, Josué M., & Julião, Murilo S. S. (2016). Analogias em livros didáticos destinados ao Ensino Superior: Química orgânica versus Físico-Química. Investigações em Ensino de Ciências, 21(3), 92-108. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n3p92
Guimarães, Orliney M. (Org). (2008). Anais do décimo quarto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal do Paraná. http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/trabalhos.htm
Justi, Rosária S. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/7288300876119109
Kopp, Felipe A., & Almeida, Voltaire D. (2019). Analogias e metáforas no ensino de Física Moderna apresentadas nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2018. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 36(1), 69-98. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2019v36n1p69
Lacerda, Aureliana L., Weber, Claudiane, Porto, Marchelly P. & Silva, Romário A. (2008). A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, 13(1), 130-144. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/553
Lara, Moisés S., (2014). Elaboração de significados com analogias em atividades na sala de aula de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/35480/R%20-%20D%20-%20MOISES%20DA%20SILVA%20LARA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Lima, Karmel O., Silva, Glaúcia M., & Matos, Maurício S. (2010, 21 a 24 de julho). Análise das Dificuldades Encontradas por Alunos do Ensino Médio na Construção de Relações entre Modelos Atômicos, Distribuição Eletrônica e Propriedades Periódicas. [Apresentação de trabalho]. 15º Encontro Nacional de Ensino de Química, UnB, Brasília, DF.
Lucateli, João E., & Barreto, Sônia R. G. (2005, 28 de novembro a 3 de dezembro). Analogias no Ensino de Química [Apresentação de trabalho]. 5º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru, SP.
Martins, Isabel (Org.). (2011). Anais do oitavo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Campinas. https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/index.htm.
Martins, Isabel (Org.). (2013). Anais do nono Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/index.htm
Mendonça, Paula C. C., Justi, Rosária., & Oliveira. M. M. (2011). As analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 6(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4051
Megid, Jorge, Neto. (1999). Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/176159
Mendonça, Paula C. C. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/9205761186706273
Monteiro, Ivone G., & Justi, Rosária S. (2000). Analogias em livros didáticos de Química Brasileiros destinados ao ensino médio. Revista Investigação em Ensino de Ciências, 5 (2), 67-91. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/650
Moraes, Roque (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32. https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf
Moreira, Marco A, & Ostermann, Fernanda (Org.). (1999). Anais do segundo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://abrapec.com/atas_enpec/iienpec/ATAS.pdf
Moreira, Marco A, Greca, Ileane M., & Costas, Sayonara C. (Org.). (2001). Anais do terceiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. https://abrapec.com/atas_enpec/iiienpec/III%20ENPEC.html
Moreira, Marco A. (Org.). (2003). Anais do quarto Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de São Paulo. https://abrapec.com/atas_enpec/ivenpec/Arquivos/ORAIS.pdf
Moreira, Marco A., Zylberszlajn, Arden, Delizoicov, Demétrio, & Angotti, José A. P. (Org.). (1997). Anais do primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Federal de Santa Catarina. https://abrapec.com/atas_enpec/ienpec/ienpec.html
Mozzer, Nilmara B. (2022, 16 de junho). Currículo lattes. http:lattes.cnpq.br/4000539682876743
Munarin, Karla O., & Munarin, Elaine E. O. (2008, 21 a 24 de julho). Uma análise crítica das analogias “Bola de Bilhar”, Pudim de Passas” e “Sistema Solar” Utilizadas para o Ensino de Química em Modelos Atômicos. [Apresentação de trabalho]. 14º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFPR, Curitiba, PR.
Nardi, Roberto, & Borges, Oto (Org.). (2005). Anais do quinto Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de São Paulo. https://abrapec.com/atas_enpec/venpec/conteudo/index.htm
Nunes, Rodrigo R. (2010). O uso de analogias estruturadas como recurso didático no ensino médio de Química e a formação continuada de professores. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso de Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMS. https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1469
Oliva Martínez, José M., Aragón, María M., Mateo, Jhoan, & Bonat, Manuel (2001). Una propuesta didáctica basada em la investigación para el uso de analogías em la enseñanza de las ciências em la enseñanza de las Ciencias. Revista de investigación y experiências didácticas, 19(3), 453-470. https://raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/21770
Oliveira, José E. G., Souza, Sandra R., Lima, Analice A., & Freitas, Kátia C. S. (2019, 25 a 28 de junho). Concepções de licenciandos em Química da UFRPE-Sede sobre o uso de analogias e suas influências no processo de ensino-aprendizagem de Ciências. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.
Oliveira, Thais M., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Concepções de futuros professor de Química sobre analogias: uma análise das comparações elaboradas por licenciando. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Oliveira. Ana C. G. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/5166708545105524
Paganotti, Rosilene S. N. Costa, Alícia A. M., Barbosa, Álvaro A. L., Vasconcelos, Ana C. R., Melo, Larissa C. I., Maestro, Lamara C. R., Gonçalves, Victor S. R. P., Gonçalves, Vinícius S. R. P., & Paganotti, Arilson (2016, 25 a 28 de julho). Concepções químicas dos alunos do ensino médio de escolas mineiras modelos atômicos e o ensino de Química. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.
Paiva, Polyana T., Cais, Thayná A., & Barro, Mario R. (2014, 19 a 22 de agosto). Analogias: Um panorama dos trabalhos completos apresentados nos Encontros Nacionais de Ensino de Química – 2008 a 2012. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química.
Paula, Helder F. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/5812526503816532
Queiroz, Robson O. (2015). A utilização de modelos didáticos, na forma de analogias, no ensino de isomeria 3D: uma investigação dos saberes docentes junto a professores de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5960#preview-link0
Ramos, Tatiana C. (2017). Influência da criação e crítica de analogias por estudantes de Química do ensino médio na promoção de interações argumentativa. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Ouro Preto]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFOP. http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7499
Ramos, Tatiana C., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Análise do modelo “Teaching With Analogies” no contexto do ensino de Química”. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Ramos, Tatiana C., Mendonça, Paula C. C., & Mozzer, Nilmara B. (2016, 25 a 28 de julho). Argumentação na elaboração e crítica de analogias: unidade didática para ensino dos modelos atômicos. [Apresentação de trabalho]. 18º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFSC, Florianópolis, SC.
Ramos, Tatiana C., & Mozzer, Nilmara B. (2018). Análise do uso da analogia com o “pudim de passas” guiado pelo TWA no ensino de modelos atômicos de Thomson: considerações e recomendações. Química nova na Escola, 40(2), 106-115. http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160111
Ramos, Tatiana C., Mendonça, Paula C. C., & Mozzer, Nilmara B. (2019). Argumentação de estudantes na criação e crítica de analogias sobre o modelo atômico de Thomson. Ciência & Educação, 25(3), 607-624. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030003
Raviolo, Andrés, & Garritz, Andoni (2008). Analogias no ensino do equilíbrio químico. Revista Química Nova na Escola, 27, 13-25. https://cabecadepapel.com/sites/colecaoaiq2011/QNEsc27/04-ibero-3.pdf
Reis, Jheniffer M. C., Kiouranis, Neide M. M., & Silveira, Marcelo P. (2015, 24 a 27 de novembro). Obstáculos epistemológicos e o processo de ensino e aprendizagem. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Rocha, Aldeir A. N. (2007). Metáforas-andaime: as analogias como recurso argumentativo no ensino de Química. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Juiz de Fora]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFJF. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2999
Rodrigues, Luciano P. Maia, Fernanda M., Ferreira, Deusmarque C., Sobrinho, José A. C., & Field’s Karla A. P. (2014, 19 a 22 de agosto). Avaliação do ensino e aprendizagem da corrosão eletroquímica do aço usando estratégias analógicas. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.
Ronssen, Marília F. (2019). Aprendizagem em Química: a visão dos alunos sobre analogias no ensino. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPA. https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/65660/R%20-%20D%20-%20MARILIA%20ELIZABETH%20RONSSEN.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Santos, Amanda L., & Francisco, Wilmo E., Jr. (2014, 19 a 22 de agosto). Criando e representando analogias: o lúdico e a aprendizagem em Química. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.
Santos, Danilo L., & Fernandes, Geraldo W. R. (2019, 25 a 28 de junho). Uma análise das concepções de alunos, estratégias e ferramentas utilizadas no ensino do modelo atômico de J.J. Thomson. [Apresentação de trabalho]. 12º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, UFRN, Natal, RN.
Santos, Danilo L., & Fernandes, Geraldo W. R. (2000). O modelo atômico de Thomson: um estudo sobre o livro didático, estratégia docente e concepção dos alunos, Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 11(6), 624-643.https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2548
Santos, Francisco A., & Santana, Isabel C. H. (2018). Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de Ciências, Revista Educação Santa Maria, 43(4), 757-772. http://dx.doi.org/10.5902/1984644432444
Selles, Sandra. E. (Org.). (2015). Anais do décimo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/trabalhos.htm
Silva, Adriano A., & Souza, Gahelyka A. P. (Org.). (2018). Anais do 19º Encontro Nacional de Ensino de Química. Universidade Federal do Acre. https://drive.google.com/file/d/1vIvpX7ijcYIYlNfzZiwuEj1cBFqvbBCB/view
Silva, Djaneide M., Souza, Larissa O., Simões Neto, José E., & Silva, Flávia C. V. (2014, 19 a 22 de agosto). Utilizando de analogias em aulas de Química no Ensino Superior: o uso abusivo como efeito de contrato didático. [Apresentação de trabalho]. 17º Encontro Nacional de Ensino de Química, Ouro Preto, MG.
Silva, Janaina R. (2008). A utilização das analogias e metáforas como recurso didático na compreensão do conteúdo ligações químicas. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5885#preview-link0
Silva, José L. (Org.). (2012). Anais do décimo sexto Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal da Bahia. http://www.eneq2012.qui.ufba.br/
Silva, Ladjane P., Lima, Analice A., & Silva, Suely A. (2010, 21 a 24 de julho). As analogias no ensino de Química: uma investigação de sua abordagem nos livros didáticos de Química do ensino médio. [Apresentação de trabalho]. 15º Encontro Nacional de Ensino de Química, UnB, Brasília, DF.
Silva, Mara T. O. (2022, 16 de junho). Currículo Lattes. http://lattes.cnpq.br/4344028446865549
Silva, Márcia G. L. (Org.). (2019). Anais do décimo segundo Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências Universidade Federal do Rio Grande do Norte. https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/trabalhos.htm
Silva, Olímpio J., Jr. (2013). O uso de analogias para o ensino de equilíbrio químico no ensino médio: facilitação da aprendizagem ou transmissão de erros conceituais? [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17729/1/OlimpioJSJ_DISSERT.pdf
Silva, Thais A., & Mozzer, Nilmara B. (2015, 24 a 27 de novembro). Conjugando modelagem e analogia no ensino de equilíbrio químico. [Apresentação de trabalho]. 10º Encontro Nacional em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP.
Soares, Márlon H. F. B., Okumura, Fabiano, & Cavalheiro, Éder T. G. (2003). Proposta de um jogo didático para ensino do Conceito de equilíbrio químico. Revista Química Nova na Escola, 18, 13-17. https://repositorio.usp.br/item/001348311
Souza, Gilmar P. S., Pereira, Aline I., Silva, Cristiane M., Granda, Daniela A., Oliveira, Gabriela P., Ramos, Gabriela R., Casela, I., Fernandes, Jardel M., Sena, Marcelle C. C., Martins, Marina R., Nascimento, Marlon O., Fideles, Renata A., Ramos, Stela N. C., Araújo, Thayna D., & Moreira, Leandro M. (2014). Imagens. Analogias, modelos e charge: distintas abordagens no ensino de Química envolvendo o tema polímeros. Revista Química Nova na Escola, 36(3), 200-210. http://dx.doi.org/10.5935/0104-8899.20140023
Souza, Gilmar P., & Ventrella, Diego L. N. (Org.). (2014). Anais do décimo sétimo Encontro Nacional de Ensino de Química. Universidade Federal de Ouro Preto. https://drive.google.com/file/d/1QGRYuazKc8rOBohiQf5kMo1s3n5iUh4w/view
Souza, Renata F., Cabral, Patrícia F. O., & Queiroz, Salete L. (2019). Mapeamento da pesquisa no campo da experimentação no ensino de Química no Brasil. Alexandria, 12(2), 93-119. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p93
Souza, Vinícius C. A., Justi, Rosária S., & Ferreira, Poliana F. M. (2006). Analogias utilizadas no ensino dos modelos atômicos de Thomson e Bohr: uma análise crítica sobre o que os alunos pensam a partir delas. Revista Investigações Em Ensino de Ciências, 11(1), 7-28. https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/500
Teixeira, Paulo M. M. (2008). Pesquisa em ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. [Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Unicamp. http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/449571
Teixeira, Paulo M. M., & Megid, Jorge, N. (2017). A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas metodológicas. Revista Brasileira de pesquisa em educação em Ciências, 17(2), 521-549. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172521
Viana, Anderson D., & Silva, Carlos N., Jr. (2012, 17 a 20 de julho). Identificação de analogias no conteúdo de estrutura atômica nos livros de Química geral no Ensino Superior. [Apresentação de trabalho]. 16º Encontro Nacional de Ensino de Química, UFBA, Salvador, BA.
Yunes, Santiago F. (Org). (2016). Anais do décimo oitavo Encontro Nacional do Ensino de Química. Universidade Federal de Santa Catarina. https://eneq2016.ufsc.br/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniela Marques Alexandrino, Milene Guena Santos Guena Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.