Metodologias Ativas no Ensino de Bioquímica: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5369Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Ensino de Bioquímica, Metodologias AtivasResumo
As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que têm como objetivo principal a aprendizagem ativa dos alunos, tornando-os protagonistas do processo de ensino, promovendo uma aprendizagem significativa. Essas metodologias promovem melhorias em relação ao ensino tradicional, oportunizando um ensino significativo quando os alunos são colocados no centro do processo educacional para desenvolver o conhecimento de forma autônoma e participativa a partir de problemas e situações reais. Dessa forma, este estudo objetivou realizar um levantamento da literatura publicada acerca das metodologias ativas no ensino de Bioquímica. Trata-se de uma revisão integrativa, pela qual se utilizou enquanto instrumento de análise, publicações eletrônicas (artigos) da Revista de Ensino de Bioquímica (REB), publicados no período de 2017 a 2021, contando como base 35 artigos científicos. Os resultados indicaram que as atividades mais frequentes foram o uso de atividades lúdicas (22,86%), desenvolvimento e uso de ferramentas didáticas variadas (22,86%), uso de tecnologias da informação e comunicação (17,14%), experimentação (14,29%), sala de aula invertida (11,43%), aprendizagem baseada em problemas (8,57%), e ensino por investigação (2,86%). Segundo os resultados, o uso de metodologias ativas mostrou-se muito eficaz e teve diversos benefícios, diminuindo as dificuldades no processo de ensino.Downloads
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