A Fragmentação das Ciências Químicas na BNCC: Uma Análise do Currículo Formativo no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.6067Palavras-chave:
BNCC, Ensino Médio, QuímicaResumo
No Brasil, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem provocado inúmeras discussões políticas e educacionais. Dentre esses certames argumentativos, a estruturação da disciplina de Química na Educação Básica, presente na área de Ciências da Natureza, tem sido constantemente modificada consoante as três versões elaboradas da BNCC, trazendo, na sua última versão, características de um itinerário formativo opcional durante o Ensino Médio. Nesse cenário, esta investigação tenciona analisar o processo de fragmentação da disciplina de Química e a redução expressiva de sua carga horária, aspectos causadores do empobrecimento no currículo formativo do Ensino Médio, evidenciando interesses ideológicos ocultos na elaboração da BNCC e na edificação desse novo modelo educacional. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa que pautou suas perspectivas avaliativas, principalmente, na 3ª versão da BNCC, bem como em documentos e legislações que precederam a sua publicação, tais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Em suma, as análises expuseram que a disciplina de Química, nos moldes da BNCC, está sujeita aos interesses da classe econômica dominante, condicionando a formação dos estudantes de classes desfavorecidas economicamente, o que resultou na redução drástica da carga horária e de conteúdos essenciais das ciências químicas expostos nos resultados deste ensaio. Por fim, elucida-se a importância dos saberes químicos na formação crítica e cidadã do pensamento científico dos estudantes.Downloads
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