Discussões sobre Metais em Sala de Aula utilizando a História em Quadrinhos (HQ) do Wolverine
Palavras-chave:
Contextualização, Ensino de Química, Quadrinhos, MetaisResumo
O presente trabalho apresenta uma sequência didática desenvolvida para o ensino de metais utilizando uma história em quadrinhos (HQ), como recurso que pode viabilizar discussões contextualizadas durante o processo de ensino e aprendizagem de Química. Considerando que as práticas de ensino tradicionais e descontextualizadas contribuem para a desmotivação dos alunos desta disciplina, emerge a necessidade de inovação dessas práticas, bem como a utilização de recursos alternativos que despertem o interesse por esta ciência. Assim, este trabalho tem como objetivo explorar o potencial que a HQ do personagem Wolverine da série X-Men tem para o ensino de Metais na Educação Básica, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências elencadas nos documentos oficiais da Educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o trabalho foi realizado seguindo os preceitos de uma pesquisa qualitativa descritiva, aplicada a uma turma do primeiro ano do ensino médio, na qual a análise dos dados foi realizada com base em registros audiovisuais e aplicação de questionário. Foi perceptível que a HQ mostrou-se um recurso que permite a discussão de temas transversais em sala de aula, possibilitando o desenvolvimento de competências nos alunos, e um recurso viável para a apresentação de conteúdos científicos em Química, considerando que os alunos puderam discutir aspectos sociais, ambientais e econômicos, com base no progresso científico e tecnológico sobre metais.Downloads
Referências
Araújo, G. C., Costa, M. A. & Costa, E. B. (2008). As histórias em quadrinhos na educação: possibilidades de um recurso didático pedagógico. A Margem – Estudos, 2(1), 26-36. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/271076589_as_historias_em_quadrinhos_na_educacao_possibilidades_de_um_recurso_didaticopedagogico_stories_in_comics_in_education_possibilities_of_a_teaching_-_educational_resource
Botelho, J. M., & Cruz, V. A. G. (2013). Metodologia Científica. (1. ed.) São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Brasil (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC.
Brasil (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF.
Brasil (2002). PCN + Ensino médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf.
Brasil (2006). Orientações Curriculares Para o Ensino Médio: Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica, Brasília: Ministério da Educação.
Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação.
Canto, E. L. (2004). Minerais, minério, metais: De onde vêm? Para onde vão?. (3. ed.) Editora Moderna.
Carvalho, A. P. (2004). Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. São Paulo: Thomson.
Castilhos, W., & Kamel, C. R. L. (2008) Ciências e quadrinhos: explorando as potencialidades das histórias como materiais instrucionais. Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz. Recuperado de http://agencia.fapesp.br/tiras-cientificas/8502/
Laburú, C. E., Barros, M. A., & Kanbach, B. G. (2007). A relação com o saber profissional do professor de física e o fracasso da implementação de atividades experimentais no ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 12 (3), 305-320. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/462/266.
Lima, V. F., & Merçon, F. (2011). Metais pesados no ensino de Química. Química Nova na Escola, 33 (4), 199-205. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/199-CCD-7510.pdf.
Maltez, J. (2017). Fatos sobre as garras do Wolverine que você de saber. Recuperado de https://www.aficionados.com.br/garras-do-wolverine/.
MARVEL (2009). X-Men origins: Wolverine nasce uma arma. New York Magazine, (pp. 0-32), [Revista em Quadrinhos]. Recuperado de https://hqstambemecultura.blogspot.com/2015/12/x-Men-origins-wolverine-download.html
Matos, T. (2017). Logan: Quem é o herói a quem chamamos Wolverine? Recuperado de http://www.revistaestante.fnac.pt/logan-heroi-chamamos-wolverine/.
Mendonça, M. L. T. G., & Cruz, R. P. (2008). As dificuldades na aprendizagem da disciplina de química pela visão dos alunos do ensino médio. In Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, (pp.31). Águas de Lindóia, São Paulo: Sociedade Brasileira de Química. Recuperado de http://sec.sbq.org.br/cdrom/31ra/resumos/T0152-2.pdf
Moraes, M. C. (1997). O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus.
Neves, S. C. (2012). A História em Quadrinhos Como Recurso Didático em Sala de Aula. Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, Palmas, TO, Brasil.
Paz, G. L., & Pacheco, H. F. (2010). Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de Teresina. In Simpósio de Produção Científica e IX Seminário de Iniciação Científica. (pp. 1-14). Piauí: Universidade Estadual do Piauí. Recuperado de http://www.uespi.br/prop/siteantigo/XSIMPOSIO/TRABALHOS/INICIACAO/Ciencias%20da%20Natureza/DIFICULDADES%20NO%20ENSINO-APRENDIZAGEM%20DE%20QUIMICA%20NO%20ENSINO%20MEDIO%20EM%20ALGUMAS%20ESCOLAS%20PUBLICAS%20DA%20REGIAO%20SUDESTE%20DE%20TERESINA.pdf
Prodanov, C. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2. ed.) Nova Hamburgo: Feevale.
Rama, A., & Vergueiro, W. (2018). Como Usar as Histórias em Quadrinhos na Sala de Aula. (4. ed.) São Paulo: Contexto.
Rocha, J. S., & Vasconcelos, T. C. (2016). Dificuldades de aprendizagem no ensino de Química: algumas reflexões. In XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ). Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina. Recuperado, de http://www.eneq2016.ufsc.br/anais/resumos/R0145-2.pdf
Silva, J. L. P. B. (2005). Por que não estudar entalpia no Ensino Médio. Química nova na Escola. 22 (4), 22-25. Recuperado de http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc22/a04.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natália da Silva Monteiro, Flávia Cristina Gomes Catunda Vasconcelos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.