Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614

Palavras-chave:

Avaliação, Estilos de Aprendizagem, Inventário de Felder e Soloman

Resumo

Este trabalho apresenta os estilos de aprendizagem de uma turma de química do ensino médio, através do Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS) e sua relação com o desempenho obtido pelos alunos ao serem submetidos a atividades avaliativas diversificadas, sendo elas: experimentação investigativa, jogo envolvendo a nomenclatura dos ácidos e bases, lista de exercícios e exame. Para isso foi aplicado o inventário de Felder e Soloman, no qual os discentes responderam ao questionário para traçar o ILS. Após tratamento desses dados verificou-se que os alunos têm uma maior tendência em aprender por meio dos polos: ativo, sensorial, visual e sequencial. Ao analisar as características desses estilos justificativas são apresentadas para fundamentar a relação com o desempenho obtido nos quatro tipos de atividades pontuadas. Dentro desse contexto, conhecer os Estilos de Aprendizagem dos educandos pode ser usado, como um dos parâmetros, para traçar um planejamento didático que estimule os diferentes estilos, de modo a atender a maior parte dos alunos, bem como aplicar métodos de avaliação coerente com as formas de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ivanilson Vieira Souza Junior, Instituto Federal Baiano (IFBaiano)

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Alcione Torres Ribeiro , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Vieira Souza Junior, I., Torres Ribeiro , A., & Pinto Ribeiro, M. A. (2024). Estilos de Aprendizagem como Ferramenta de Análise do Desempenho de uma Turma de Química no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 303–323. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5614

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química