Escritas e Reescritas:Dos Comentários às Relações com o Saber

Autores

  • João Victor de Oliveira Campaner
  • Henrique Chien Hua Nascimento
  • Welington Francisco Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Palavras-chave:

avaliação, aprendizagem, leitura positiva

Resumo

A prática da escrita indubitavelmente faz parte do processo de aprendizagem e quando aliada com atividades de reescrita orientada aumenta-se as possibilidades de apropriação e evolução conceitual. Deste modo, o objetivo desse trabalho foi identificar como as estudantes interpretam os comentários atribuídos nas suas escritas para a posterior reescrita, a fim de suscitar subsídios para a melhoria da proposta de escrita e reescrita orientada em atividades de avaliação. Utilizamos de elementos da pesquisa participante com 17 estudantes de ensino superior em química, as quais responderam um questionário com 4 questões sobre a importância dos comentários no processo de aprendizagem. Os resultados foram categorizados a partir da análise de conteúdo e nos mostram que interpretação dos comentários ocorre de forma diferente entre estudantes, evidenciando diversas relações com o saber que indicam vantagens do uso da escrita/reescrita orientada para avaliação da aprendizagem, assim como dificuldades de interpretação em alguns momentos.

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Publicado

2019-10-07

Como Citar

Campaner, J. V. de O., Nascimento, H. C. H., & Francisco, W. (2019). Escritas e Reescritas:Dos Comentários às Relações com o Saber. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 98–110. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2463

Edição

Seção

Especial - ENEQ