Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Argumentação, Ensino de Química, Instrumentos avaliativos

Resumo

Apresentamos nesse texto reflexões teórico-metodológicas sobre os usos dos instrumentos avaliativos, trazendo autores do campo da Avaliação da Aprendizagem, argumentação e ensino de química. Assim, a partir dos autores foi possível entender que a avaliação da aprendizagem é uma prática que é mobilizada em articulação com as concepções e escolhas do professor, feita com o objetivo de impactar diretamente a aprendizagem dos alunos. Assim, a avaliação é uma estratégia de ensino, por direcionar os alunos a maneiras específicas de aprender estudar. Assim, acreditamos que é uma prática que pode tanto segregar, quanto abrir espaços para a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Nessa direção da avaliação como uma prática formativa, entendemos que é importante que ela esteja articulada com a argumentação que, no ensino de química, pode auxiliar o professor nas escolhas de instrumentos avaliativos que formam um aluno crítico, a partir de uma atividade avaliativa compromissada com a transformação social, para atuar em sociedade. Com isso, trazemos o júri simulado como um instrumento avaliativo que mobiliza a argumentação e possibilita ao professor realizar a avaliação da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Cavalcanti da Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

UFPE

Girleide Torres Lemos, Universidade Federal de Pernambuco

UFPE

Referências

Anastasiou, Léa D. G. C., & Alves, Leonir. P. (2004). Estratégias de ensinagem. In: Processos de ensinagem na universidade: Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, 67-100.

Chassot, Attico I. (2003). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Unijuí.

De Chiaro, Sylvia, & Leitão, Selma (2005). O papel do professor na construção discursiva da argumentação em sala de aula. Psicologia: reflexão e crítica, 18, 350-357.

Leite, Lays B. M., & Mól, Gérson S. (2022). Avaliações da Aprendizagem na Construção da Escola Inclusiva: Uma Revisão Bibliográfica sobre a Temática no Ensino de Ciências. Revista Debates em Ensino de Química, 8(3), 54-66.

Leitão, Selma (2011). O lugar da argumentação na construção do conhecimento em sala de aula. Argumentação na escola: o conhecimento em construção, 13-46.

Luckesi, Cipriano C. (2014). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez.

Luckesi, Cipriano C. (2018). Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez.

Mendes, Míriam R. M., & Santos, Wildson. L. P. (2013). Argumentação em discussões sociocientíficas. Investigações em Ensino de Ciências, 18(3), 621-643..

Méndez, Juan. M. A. (2002). Avaliar para conhecer–Examinar para Excluir. Porto Alegre: Artmed.

Silva Júnior, Vladimir C. (2022). Uso do Júri Simulado como Atividade Avaliativa que Mobiliza Ações Argumentativas no Ensino de Química. Monografia – Licenciatura em Química, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Cavalcanti da Silva Júnior, V., & Torres Lemos, G. (2023). Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 367–383. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677

Edição

Seção

Especial SMEQ