Instrumentos Avaliativos e o Ensino de Química: Reflexões a partir da Utilização do Júri Simulado
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5677Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem, Argumentação, Ensino de Química, Instrumentos avaliativosResumo
Apresentamos nesse texto reflexões teórico-metodológicas sobre os usos dos instrumentos avaliativos, trazendo autores do campo da Avaliação da Aprendizagem, argumentação e ensino de química. Assim, a partir dos autores foi possível entender que a avaliação da aprendizagem é uma prática que é mobilizada em articulação com as concepções e escolhas do professor, feita com o objetivo de impactar diretamente a aprendizagem dos alunos. Assim, a avaliação é uma estratégia de ensino, por direcionar os alunos a maneiras específicas de aprender estudar. Assim, acreditamos que é uma prática que pode tanto segregar, quanto abrir espaços para a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Nessa direção da avaliação como uma prática formativa, entendemos que é importante que ela esteja articulada com a argumentação que, no ensino de química, pode auxiliar o professor nas escolhas de instrumentos avaliativos que formam um aluno crítico, a partir de uma atividade avaliativa compromissada com a transformação social, para atuar em sociedade. Com isso, trazemos o júri simulado como um instrumento avaliativo que mobiliza a argumentação e possibilita ao professor realizar a avaliação da aprendizagem.Downloads
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