Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576

Palavras-chave:

Inclusão, Educaç˜ao Inclusiva, Ensino de Química, Deficiência

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência começou a ser posta em discussão a partir do século XX, tanto no contexto internacional quanto no nacional. Além disso, é importante entender que as pesquisas científicas na área de inclusão contribuíram e contribuem para avanços e conquistas dos direitos desses sujeitos. A partir disso, a presente pesquisa consistiu em mapear os Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) do Brasil que fazem parte da área 46 “Ensino” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e analisar, em cada um deles, a partir do seu banco de dissertações em teses, as pesquisas que estão sendo realizadas em torno da questão da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, na área de ensino de Química. Para isso, foi adotada a metodologia intitulada “Estado da Arte” do tipo “Estado do Conhecimento”. Obteve-se como resultado que a formação inicial e continuada de profissionais da educação é um fator primordial para que se efetive a Educação Inclusiva do PAEE. Esta pesquisa contribuiu para indicar o processo de constituição e de desenvolvimento da temática inclusiva no espaço acadêmico, na área de ensino de Química, que ainda se encontra incipiente, e, por isso, propõe-se que sejam realizadas mais pesquisas em torno da temática no ensino de Química.

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Biografia do Autor

Marcela Openheimer, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

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Denise Pereira de Alcântara Ferraz , Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Openheimer, M., & Pereira de Alcântara Ferraz , D. (2024). Ensino de Química na Perspectiva Inclusiva: Um Mapeamento nos Programas de Pós-Graduação na Área de “Ensino”. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(1), 64–89. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i1.5576

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química