Pesquisa Participante: Ação Pedagógica na Formação Continuada de Professores a partir do Tema Energia

Autores

  • Claudio Roberto Machado Benite Universidade Federal de Goiás
  • Agustina Rosa Echeverría Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4597

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Pesquisa participante, Discussão curricular

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar a participação de professores de diversas disciplinas em reuniões de discussão curricular, numa escola pública de nível médio, a partir do tema energia. Trata-se de um subprojeto inserido num projeto maior em parceira Universidade/Escola, na perspectiva do surgimento de novos caminhos de ação docente. Nesse estudo de campo contendo elementos da pesquisa participante, os resultados foram construídos a partir da análise das transcrições das reuniões de planejamento e atuação de professores em sala de aula, gravadas em áudio e vídeo. Considerando que é pela reflexão conjunta dos saberem teóricos e práticos que constituímos o saber profissional, destacamos o papel dos núcleos de pesquisa em ambientes coletivos, como a escola, por proporcionar relações assimétricas entre os envolvidos contribuindo tanto para o crescimento coletivo quanto individual. Nossos resultados apontam que os professores têm dificuldades em se engajarem em atividades diferentes daquelas que constituem o cotidiano escolar. Contudo, em propostas colaborativas apoiadas por parceiros mais experientes (universidade) e com o apoio da administração escolar, os professores podem propor, discutir, elaborar e executar novas práticas pedagógicas.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Benite, C. R. M., & Rosa Echeverría, A. (2023). Pesquisa Participante: Ação Pedagógica na Formação Continuada de Professores a partir do Tema Energia. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 185–204. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4597

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

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