Licenciatura Intercultural Indígena e o Ensino de Química: Uma Discussão sobre Concepções de Formadores e o Currículo em Ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4408

Palavras-chave:

Ensino de Química, Professores Formadores, Licenciatura Intercultural Indígena, Interculturalidade

Resumo

Este artigo objetivou refletir teoricamente concepções de professores formadores no ensino de Ciências/Química que atuam nos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, tecendo elementos propositivos para que o formador branco possa intervir criticamente ao realizar aproximações interculturais entre saberes científicos e tradicionais no âmbito da formação de educadores indígenas. Como perguntas que orientam esta pesquisa, indagamos sobre “Quais elementos teórico-práticos são considerados por professores formadores em Ciências no trabalho pedagógico com as licenciaturas indígenas interculturais?’’ “E, como a experimentação, numa proposta de intervenção pedagógica com licenciandos indígenas, pode contribuir na aproximação intercultural entre saber científico e tradicional?” Considerando que este estudo combina aspectos de investigação social, trabalho educacional e ação (Hall, 1981), é que esta investigação se caracteriza com elementos de uma Pesquisa Participante – PP. Nossa fonte de dados foi coletada em dois momentos; o primeiro, a partir de entrevista semiestruturada com professores formadores dos cursos de Licenciatura Intercultural; e o segundo, numa intervenção pedagógica com licenciandos indígenas na disciplina de “Transformações Químicas”, a partir de uma aula experimental envolvendo o preparo da tinta corporal de Urucum. Seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin (2011) nossos resultados apontam que o ensino de Química pode contribuir para equidade social na medida em que possibilita não apenas a compreensão de definições e conceitos, mas, também, que os/as alunos/as sejam instigados a participar mais efetivamente com argumentos adequados no debate público, promovido a partir do descolamento epistêmico entre saber tradicional e científico-político.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Ribeiro Gonzaga, K., Nóbrega, L. N. N. ., Camargo, M. J. R. ., & Benite, C. R. M. (2022). Licenciatura Intercultural Indígena e o Ensino de Química: Uma Discussão sobre Concepções de Formadores e o Currículo em Ação. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 30–53. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.4408

Edição

Seção

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química