Opiniões de Professores de Química sobre Questões Envolvendo as Relações CTS

Autores

  • Rodrigo Bastos Cunha Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4899

Palavras-chave:

Temas socioambientais, Ensino de química, Educação CTS

Resumo

Após a Segunda Guerra Mundial, as preocupações com as consequências das armas químicas e com os impactos ambientais dos avanços científicos e tecnológicos levaram ao surgimento do movimento CTS, que culminou em importantes pesquisas sobre o ensino de ciências, em geral, e o ensino de química, em particular. Já são décadas de uma vasta produção sobre Educação CTS, com estudos que sugerem, entre outras coisas, a abordagem, em sala de aula, de temas socioambientais que possam ser relacionados ao conteúdo canônico da ciência. O objetivo deste artigo é apresentar um recorte de uma ampla pesquisa de percepção sobre ensino de ciências, feita com professores de ciências, biologia, física e química, em formação e em exercício, e pesquisadores do ensino de ciências, destacando aqui os dados de professores de química. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi um questionário opinativo com perguntas fechadas, em que os respondentes não se identificam. O questionário foi criado através de formulário do Google Docs e ficou disponível na internet para respostas por um período de quatro meses. Um total de 950 respostas foi coletado, das quais 192 eram de professores de química em formação e em exercício. Quatro temas socioambientais se destacam com altíssima relevância para esse grupo cujo recorte é apresentado aqui, maior que a atribuída a temas do cânone da ciência. Também é bastante elevada, nesse grupo, a concordância de que é preciso considerar os benefícios e os riscos dos avanços científicos e tecnológicos para participar de um debate sobre ciência e tecnologia.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Bastos Cunha, R. (2023). Opiniões de Professores de Química sobre Questões Envolvendo as Relações CTS. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 205–218. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4899

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química