Utilização de Mapas Concietuais na Mediação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5010

Palavras-chave:

Mapa conceitual, Ensino-aprendizagem, Química

Resumo

O mapa conceitual, instrumento criado por Novak, pode ser utilizado na obtenção de informações valiosas a respeito da construção do conhecimento conceitual. Este trabalho foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo, localizada na região metropolitana da cidade de Sorocaba/SP, e esteve inserido no contexto de manutenção das atividades escolares em tempos de pandemia. Foi divido em dois momentos, sendo o primeiro, uma oficina para que os alunos pudessem aprender a utilizar os mapas conceituais realizada de forma remota, e o segundo, a aplicação de um conjunto de atividades utilizando os mapas conceituais em sala de aula. Os resultados demonstraram a pertinência da utilização desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, visto que os mapas elaborados foram capazes de evidenciar a compreensão dos alunos a respeito do conteúdo estudado a partir das relações conceituais expressas neste organizador gráfico. Dentre os temas estudados pelos alunos da segunda série, os conceitos abordados no conteúdo de oxirredução foram aqueles que mais produziram mapas conceituais com relações imprecisas ou incorretas, resultado que evidencia a dificuldade dos alunos com esse tema. As informações possibilitadas pela análise dos mapas são valiosas aos professores em seu fazer docente, na medida em que permitem reelaborar sua prática, escolher melhores estratégias de ensino e momentos para uma intervenção pedagógica mais eficaz, assim como podem ser valiosas aos próprios alunos, no desenvolvimento das habilidades metacognitivas, para que se tornem agentes da construção dos seus próprios saberes.

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Biografia do Autor

João Batista dos Santos Junior, UFSCAR

Professor adjunto do departamento de Física, Química e Matemática da universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Atua na área de Ensino de Química. Doutor e mestre em Ensino de Ciências (modalidade Química) no Programa Interunidades da Universidade de São Paulo. Professor permanente do programa de pós graduação em educação da UFSCar (PPGEd-Sor)atuando na linha de educação em Ciências.. É integrante do grupo de de pesquisa em educação química (GEPEQ) e do grupo de pesquisa em educação e divulgação científica (GPDIC).Foi coordenador de área dos programas PIBID e atualmente do Residência Pedagógica. Foi especialista da equipe técnica de química da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo no período de 2008 a 2013. Professor efetivo de Química da rede estadual entre 1998 a 2008. (Fonte: Currículo Lattes)

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Ferreira, N., Batista dos Santos Junior, J., Sousa Fornari, C., & Tavares, S. (2023). Utilização de Mapas Concietuais na Mediação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 56–73. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5010

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química