Utilização de Mapas Concietuais na Mediação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Química no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.5010Palavras-chave:
Mapa conceitual, Ensino-aprendizagem, QuímicaResumo
O mapa conceitual, instrumento criado por Novak, pode ser utilizado na obtenção de informações valiosas a respeito da construção do conhecimento conceitual. Este trabalho foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de São Paulo, localizada na região metropolitana da cidade de Sorocaba/SP, e esteve inserido no contexto de manutenção das atividades escolares em tempos de pandemia. Foi divido em dois momentos, sendo o primeiro, uma oficina para que os alunos pudessem aprender a utilizar os mapas conceituais realizada de forma remota, e o segundo, a aplicação de um conjunto de atividades utilizando os mapas conceituais em sala de aula. Os resultados demonstraram a pertinência da utilização desta ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, visto que os mapas elaborados foram capazes de evidenciar a compreensão dos alunos a respeito do conteúdo estudado a partir das relações conceituais expressas neste organizador gráfico. Dentre os temas estudados pelos alunos da segunda série, os conceitos abordados no conteúdo de oxirredução foram aqueles que mais produziram mapas conceituais com relações imprecisas ou incorretas, resultado que evidencia a dificuldade dos alunos com esse tema. As informações possibilitadas pela análise dos mapas são valiosas aos professores em seu fazer docente, na medida em que permitem reelaborar sua prática, escolher melhores estratégias de ensino e momentos para uma intervenção pedagógica mais eficaz, assim como podem ser valiosas aos próprios alunos, no desenvolvimento das habilidades metacognitivas, para que se tornem agentes da construção dos seus próprios saberes.Downloads
Referências
Aguiar, Joana G., & Correia, Paulo R. M. (2013). Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 13(2), 141-157. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4265
Ausubel, David P. (2003). Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
Cañas, Alberto J., & Novak, Joseph D. (2006). Re-examining the foundations for effective use of concept maps. Concept Maps: Theory, Methodology, Technology Proc. of the Second Int. Conference on Concept Mapping. San José, Costa Rica, 1-9. https://www.researchgate.net/publication/248393795_Re-Examining_the_Foundations_for_Effective_Use_of_Concept_Maps
Carvalho, Gilson A. (2006). Mapas Conceituais: Uma análise do uso em programas de pós-graduação stricto sensu. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/gilson_amorim_carvalho-_dissertacao_-_mapas_conceituais_uma_analise_do_uso_em_programas_de_pos-graduacao_stricto_sensu.pdf
Correia, Paulo R. M., Silva, Amanda C., & Romano Júnior. Jerson G. (2010). Mapas Conceituais como ferramenta de avaliação na sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, 32(4), 01-08. https://doi.org/10.1590/S1806-11172010000400009
Correia, Paulo R. M., Aguiar, Joana G., Viana, Anderson D., & Cabral, Gisele C. P. (2016). Por que vale a pena usar mapas conceituais no ensino superior? Revista de Graduação USP, 1(1), 41-52. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i1p41-51
Correia, Paulo R. M., & Aguiar, Joana G. (2017). Avaliação da proficiência em mapeamento conceitual a partir da análise estrutural da rede proposicional. Ciência e Educação, 25(1), 71-90. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010005
Correia, Paulo R. M., & Nardi, Adriano (2019). O que revelam os mapas conceituais dos meus alunos? Avaliando o conhecimento declarativo sobre a evolução do universo. Ciência e Educação, 25(3), 685-704. https://doi.org/10.1590/1516-731320190030008
Correia, Paulo R. M., Ballego, Raíssa S., & Nascimento, Thalita S. (2020). Os professores podem fazer mapas conceituais? Sim, eles devem! Revista de Graduação USP, 4(3), 29-39. https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v4i1p29-39
Moreira, Marco A. (2007). Aprendizagem Significativa: da visão clássica à visão crítica. In: I Encuentro Nacional Sobre Enseñanza de La Matemática. Atas do I Encuentro Nacional sobre Enseñanza de la Matemática. Tandil, Argentina, 1-15. http://moreira.if.ufrgs.br/visaoclasicavisaocritica.pdf
Moreira, Marco A. (2010). O que é afinal aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 1-27. http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf
Moreira, Marco A. (2013). Aprendizagem significativa em mapas conceituais. Textos de apoio ao professor de física. Porto Alegre, 24(6), 1-49. http://www.if.ufrgs.br/public/tapf/v24_n6 _moreira.pdf
Neto, José F. S., & Correia, Paulo R. M. (2019). Curso online para treinamento e certificação na técnica de mapeamento conceitual. Caminhos da Educação Matemática em Revista/online, 9(4), 127-142. https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/519
Novak, Joseph D. (2010). Learning, Creating, and Using Knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 6(3), 21-30. https://www.systemsci.org/jinshanw/wp-content/uploads/sites/2/2016/12/Learning-Creating-and-Using-Knowledge.pdf
Novak, Joseph D., & Cañas, Alberto J. (2010) A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, 5(1), 9-29. http://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.009029
Santos, Regiane S. P., Guelpeli, Marcus V. C., & Sabino, Geruza F. T. (2017). Mapas conceituais utilizados como instrumento de avaliação e aprendizagem para o ensino de físicaconceptual Maps used as an instrument of evaluation and learning of physics. European Journal of Education Studies, 3(1), 217- 232. https://zenodo.org/record/229890#.ZEp-OnbMJD8
São Paulo (2020). Currículo Paulista etapa ensino médio. EFAPE. https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf
São Paulo (2021). Secretaria da Educação. SP faz Escola – Segunda e Terceira Série, Ensino Médio. Segundo Semestre. https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/07/EM_PR_CNT_2%C2%AA-e-3%C2%AA-s%C3%A9ries_2%C2%BA_semestre.pdf Acesso em 20 mar 2021
Souza, Nádia A., & Boruchovitch, Evely (2010). Mapas conceituais: Estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, 26(3), 195-218. https://doi.org/10.1590/S0102-46982010000300010
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Naylson Ferreira, João Batista dos Santos Junior, Cássia Sousa Fornari, Simone Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.