O que Dizem os Professores de Química sobre as Aulas Durante a Pandemia no Estado do Paraná: Um Olhar sobre as Perguntas Diante das Aulas Remotas

Autores

  • Fernanda Caroline Souza da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Pimentel da Silveira

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4598

Palavras-chave:

Ensino de Química, Formação de professores, Pergunta em sala de aula

Resumo

O presente estudo busca compreender como ocorreram as interações por meio das perguntas entre professores e alunos na disciplina de Química no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da COVID-19, pois possivelmente nos permitirá identificar quais fatores potencializaram ou diminuíram as interações no sentido de promover espaços para a formulação de perguntas. Os participantes foram três professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná e os materiais empíricos foram constituídos por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise ocorreu com base na Análise de Conteúdo em que emergiram três categorias: caracterização do ERE no Estado do Paraná; as perguntas no decorrer do ERE; e as demandas para o professor no ERE. Assim, foi possível caracterizar as formas de comunicação entre professores e alunos, bem como como as aulas do Programa Aula Paraná, além de identificar os tipos de perguntas que foram realizadas no decorrer do ERE e as principais demandas do trabalho do professor titular ao longo desse período. Nesse sentido, infere-se que poucos foram os momentos para a formulação de perguntas nas aulas remotas, apesar dos diferentes meios de comunicação construídos entre professores e estudantes.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Souza da Silva, F. C., & Pimentel da Silveira, M. (2023). O que Dizem os Professores de Química sobre as Aulas Durante a Pandemia no Estado do Paraná: Um Olhar sobre as Perguntas Diante das Aulas Remotas. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 165–184. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4598

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química