O que Dizem os Professores de Química sobre as Aulas Durante a Pandemia no Estado do Paraná: Um Olhar sobre as Perguntas Diante das Aulas Remotas
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4598Palavras-chave:
Ensino de Química, Formação de professores, Pergunta em sala de aulaResumo
O presente estudo busca compreender como ocorreram as interações por meio das perguntas entre professores e alunos na disciplina de Química no âmbito do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da COVID-19, pois possivelmente nos permitirá identificar quais fatores potencializaram ou diminuíram as interações no sentido de promover espaços para a formulação de perguntas. Os participantes foram três professores da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná e os materiais empíricos foram constituídos por meio de uma entrevista semiestruturada. A análise ocorreu com base na Análise de Conteúdo em que emergiram três categorias: caracterização do ERE no Estado do Paraná; as perguntas no decorrer do ERE; e as demandas para o professor no ERE. Assim, foi possível caracterizar as formas de comunicação entre professores e alunos, bem como como as aulas do Programa Aula Paraná, além de identificar os tipos de perguntas que foram realizadas no decorrer do ERE e as principais demandas do trabalho do professor titular ao longo desse período. Nesse sentido, infere-se que poucos foram os momentos para a formulação de perguntas nas aulas remotas, apesar dos diferentes meios de comunicação construídos entre professores e estudantes.Downloads
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