As Concepções de Alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre o Conceito de Densidade: O que Dizem as Pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4722

Palavras-chave:

Propriedade, Volume, Peso

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções que os alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentam sobre o conceito de densidade, a partir de pesquisas e trabalhos já publicados. Além disso, foram analisados também, as seis coleções dos livros didáticos de Química do Ensino Médio, aprovadas pelo PNLD (2018). Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma busca nos bancos de teses e dissertações da BDTD e da CAPES, visto que esta investigação é do tipo Revisão Bibliográfica pois é feita a partir do levantamento prévio de referências teóricas já analisadas e divulgadas por meios diversos. Os dados foram agrupados em categorias, estabelecidas a posteriori, por meio de termos que consideramos próximos em seus significados após a leitura dos materiais segundo os pressupostos de Cervo e Bervian. Foram identificadas três categorias, a saber: C1 – Densidade como obstáculo epistemológico; C2 – Propostas metodológicas para o ensino de densidade e C3 – Reflexão das práticas docentes em relação a abordagem do conceito de densidade. As análises a partir destas categorias fomentaram as discussões necessárias para as considerações deste trabalho, no qual pudemos concluir que de um modo geral, as concepções dos alunos estão ligadas aos aspectos matemáticos que traz a relação massa x volume, à ideia de “peso” (denso afunda, menos denso flutua) e como propriedade específica da matéria na qual é mobilizada para realizar separação entre misturas.

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Publicado

2023-05-11

Como Citar

Melo, M. S., & Rodrigues, C. S. C. (2023). As Concepções de Alunos do Ensino Fundamental e Médio sobre o Conceito de Densidade: O que Dizem as Pesquisas. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(1), 278–293. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i1.4722

Edição

Seção

Debates em Linguagem no Ensino de Química