Perguntas Feitas por Estudantes em Sala de Aula: O que se Mostra em Artigos Brasileiros Publicados entre 2014 e 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7263

Palavras-chave:

Perguntas dos estudantes, Perguntas em sala de aula, Ensino de ciências, Revisão de literatura

Resumo

Este trabalho apresenta uma revisão de literatura a partir do Banco de Periódicos da CAPES, identificando artigos que tenham como problema de pesquisa perguntas feitas por estudantes em sala de aula. Para esta busca, utilizou-se como palavras-chave: perguntas feitas por estudantes, perguntas feitas por alunos, perguntas no processo de ensino e aprendizagem e estudo sobre as perguntas dos estudantes em sala de aula. Além das perguntas-chave, utilizou-se a busca avançada no banco de dados da CAPES para melhorar os critérios de busca de trabalhos que atendiam ao objetivo desse artigo que busca, por meio de uma revisão de literatura, responder à seguinte pergunta: A partir do banco de dados da CAPES, como se mostram as perguntas feitas pelos estudantes em artigos brasileiros publicados entre 2014 e 2024? A pesquisa é classificada como qualitativa, e se fez uso da análise de conteúdo para tratar os dados encontrados. O trabalho teve como resultado, no período investigado, apenas três publicações, as quais foram selecionadas a partir dos critérios das palavras-chave e que tivessem como problema de pesquisa as perguntas dos estudantes e sua importância para o ensino e a aprendizagem. A partir do baixo número de resultados encontrados, é possível inferir que o estudo das perguntas dos estudantes é um campo importantíssimo, mas que ainda requer mais trabalhos na área haja vista tamanha relevância do estudo para a educação.

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Biografia do Autor

Caroline da Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

da Silva Oliveira, C., & Maciel Ribeiro, M. E. (2024). Perguntas Feitas por Estudantes em Sala de Aula: O que se Mostra em Artigos Brasileiros Publicados entre 2014 e 2024. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 111–126. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7263