Perguntas Investigáveis: Processo de Formulação e os Desafios de um Grupo de Professoras do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5661

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Formação Continuada, Perguntas Investigáveis

Resumo

O Ensino por Investigação é uma estratégia que auxilia na construção do conhecimento científico aproximando os alunos da prática científica e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao trabalho científico, bem como na indagação, na crítica, na problematização e na busca permanente por conhecimento. O presente estudo analisou como um grupo de professoras de Ciências, em processo de formação continuada estruturado de forma colaborativa e pertencente à rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado do Paraná, elaborou as Perguntas Investigáveis durante o planejamento de atividades investigativas. Para constituição dos dados, foram utilizados dispositivos eletrônicos de áudio e vídeo, além de questionário on-line, sendo submetidos à análise de acordo com os pressupostos de Ferrés, Marba e Sanmartí e Ferrés. Os resultados demonstraram o aprimoramento das Perguntas Investigáveis elaboradas durante o planejamento das atividades, além da superação conceitual acerca de alguns conteúdos científicos presentes no currículo escolar do ensino Fundamental I. Neste estudo, destaca-se a importância do uso de recursos tecnológicos e da linguagem da Ciência para as crianças. Por fim, o curso de Formação Continuada em Ciências, alicerçado no Ensino por Investigação, mostrou-se como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Otto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE

Marcia Borin da Cunha, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

UNIOESTE

Referências

Andrade, G. T. B. (2011). Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Rev. Ensaio. 13(1), 121-138.

Araújo, L. C. M, & Justina, L. A. (2023) Alfabetização didático-científica de professores de ciências do ensino fundamental – anos iniciais. Revista Eletrônica DECT. 13(1), 77-95.

Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira.

Bargallo, C. M, & Tort, M. R. (2006). Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación Y Pedagogía. 18(45), 61–71.

Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências. 18(3), 765–794.

Cecatto, A. J, & Cunha, M. B. (2019). Atividades propostas por professores de Química: ensino por investigação e fotografia. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal – RN, junho.

Corrêa, A. L., Silva, P. R., Meglhioratti, F. A., & Caldeira, A. M. (2008). Aspectos históricos e filosóficos do conceito de vida: contribuições para o ensino de biologia. Revista Filosofia e História da Biologia, 3, 21-40.

Ferrés, C., Marba, A., & Sanmartí, N. (2015). Trabajos de indagación de los alumnos: instrumentos de evaluación e identificación de dificultades. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 12(1), 22–37.

Ferrés, C. (2017). El reto de plantear preguntas científicas investigables. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14 (2), 410–426.

FIorentini, D. (2010). Desenvolvimento Profissional e Comunidades Investigativas. In: Dalben, A., Diniz, J., & Leal, Leiva, L. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental; Educação em Ciências; Educação em Espaços não-escolares; Educação Matemática. Belo Horizonte: 1ª ed. Autêntica.

Furman, M, Sanmartí, N. & Barreto, M. C. P. (2013). El procés d’aprendre a plantejar preguntes investigables. Revista Educació Química 14, 1-28.

Krasilchik, M. (1987). O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.

Meglhioratti, F. A., El-Hani, C. N., & Caldeira, A. M. A. (2018). O conceito de organismo em uma abordagem hierárquica e sistêmica da biologia. Revista da Biologia. 9(2), 7-11.

Otto, M. (2023). O Ensino por Investigação e as Perguntas Investigáveis de Ciências elaboradas por professores do ensino fundamental I em processo de formação continuada. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 186 p.

Reis, P., Galvão, C., & Baptista, M. (2018). Formação contínua de professores e comunidades de prática: Perspectivas da Universidade de Lisboa. In Cachapuz, A., Neto, A. S., & Fortunato, I. (Orgs.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese.

Rodrigues, J. L., & Corazza, M. J. (2015). “O que é vida” nos discursos dos professores pesquisadores das ciências biológicas. Anais X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia – SP, novembro.

Sanmartí, N., & Bargallo, C. M. (2012). Enseñar a plantear preguntas investigables. Revista alambique - hacia la competencia científica, 70, 27-36.

Santana, R. S, & Franzolin, F. (2016). As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: O estado da arte. Ensino em Re-Vista, 23(2), 504-521.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. 17, 49-67.

Silva, P. R., & Caldeira, A. M. A. (2008). A concepção de professores de biologia sobre o conceito de vida. Anais VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis - SC, novembro.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Otto, M., & Borin da Cunha, M. (2023). Perguntas Investigáveis: Processo de Formulação e os Desafios de um Grupo de Professoras do Ensino Fundamental. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 115–127. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5661