Perguntas Investigáveis: Processo de Formulação e os Desafios de um Grupo de Professoras do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5661Palavras-chave:
Ensino por Investigação, Formação Continuada, Perguntas InvestigáveisResumo
O Ensino por Investigação é uma estratégia que auxilia na construção do conhecimento científico aproximando os alunos da prática científica e desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes ao trabalho científico, bem como na indagação, na crítica, na problematização e na busca permanente por conhecimento. O presente estudo analisou como um grupo de professoras de Ciências, em processo de formação continuada estruturado de forma colaborativa e pertencente à rede municipal de ensino de uma cidade do interior do estado do Paraná, elaborou as Perguntas Investigáveis durante o planejamento de atividades investigativas. Para constituição dos dados, foram utilizados dispositivos eletrônicos de áudio e vídeo, além de questionário on-line, sendo submetidos à análise de acordo com os pressupostos de Ferrés, Marba e Sanmartí e Ferrés. Os resultados demonstraram o aprimoramento das Perguntas Investigáveis elaboradas durante o planejamento das atividades, além da superação conceitual acerca de alguns conteúdos científicos presentes no currículo escolar do ensino Fundamental I. Neste estudo, destaca-se a importância do uso de recursos tecnológicos e da linguagem da Ciência para as crianças. Por fim, o curso de Formação Continuada em Ciências, alicerçado no Ensino por Investigação, mostrou-se como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento profissional docente.Downloads
Referências
Andrade, G. T. B. (2011). Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Rev. Ensaio. 13(1), 121-138.
Araújo, L. C. M, & Justina, L. A. (2023) Alfabetização didático-científica de professores de ciências do ensino fundamental – anos iniciais. Revista Eletrônica DECT. 13(1), 77-95.
Azevedo, M. C. P. S. (2004). Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: Carvalho, A. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira.
Bargallo, C. M, & Tort, M. R. (2006). Plantear preguntas: un punto de partida para aprender ciencias. Revista Educación Y Pedagogía. 18(45), 61–71.
Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências. 18(3), 765–794.
Cecatto, A. J, & Cunha, M. B. (2019). Atividades propostas por professores de Química: ensino por investigação e fotografia. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Natal – RN, junho.
Corrêa, A. L., Silva, P. R., Meglhioratti, F. A., & Caldeira, A. M. (2008). Aspectos históricos e filosóficos do conceito de vida: contribuições para o ensino de biologia. Revista Filosofia e História da Biologia, 3, 21-40.
Ferrés, C., Marba, A., & Sanmartí, N. (2015). Trabajos de indagación de los alumnos: instrumentos de evaluación e identificación de dificultades. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias. 12(1), 22–37.
Ferrés, C. (2017). El reto de plantear preguntas científicas investigables. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 14 (2), 410–426.
FIorentini, D. (2010). Desenvolvimento Profissional e Comunidades Investigativas. In: Dalben, A., Diniz, J., & Leal, Leiva, L. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: Educação Ambiental; Educação em Ciências; Educação em Espaços não-escolares; Educação Matemática. Belo Horizonte: 1ª ed. Autêntica.
Furman, M, Sanmartí, N. & Barreto, M. C. P. (2013). El procés d’aprendre a plantejar preguntes investigables. Revista Educació Química 14, 1-28.
Krasilchik, M. (1987). O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária.
Meglhioratti, F. A., El-Hani, C. N., & Caldeira, A. M. A. (2018). O conceito de organismo em uma abordagem hierárquica e sistêmica da biologia. Revista da Biologia. 9(2), 7-11.
Otto, M. (2023). O Ensino por Investigação e as Perguntas Investigáveis de Ciências elaboradas por professores do ensino fundamental I em processo de formação continuada. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel – PR, 186 p.
Reis, P., Galvão, C., & Baptista, M. (2018). Formação contínua de professores e comunidades de prática: Perspectivas da Universidade de Lisboa. In Cachapuz, A., Neto, A. S., & Fortunato, I. (Orgs.), Formação inicial e continuada de professores de ciências: o que se pesquisa no Brasil, Portugal e Espanha. São Paulo: Edições Hipótese.
Rodrigues, J. L., & Corazza, M. J. (2015). “O que é vida” nos discursos dos professores pesquisadores das ciências biológicas. Anais X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindóia – SP, novembro.
Sanmartí, N., & Bargallo, C. M. (2012). Enseñar a plantear preguntas investigables. Revista alambique - hacia la competencia científica, 70, 27-36.
Santana, R. S, & Franzolin, F. (2016). As pesquisas em ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: O estado da arte. Ensino em Re-Vista, 23(2), 504-521.
Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. 17, 49-67.
Silva, P. R., & Caldeira, A. M. A. (2008). A concepção de professores de biologia sobre o conceito de vida. Anais VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis - SC, novembro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mikael Otto, Marcia Borin da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.