Temáticas Científicas para Ensinar Química Através de Escritas de Memórias e/ou Imaginários de Professores/as de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5612Palavras-chave:
Ensino de Química, Professores/as, Rio São Francisco, TransposiçãoResumo
O rio São Francisco é um dos maiores cursos de água corrente do Brasil e, com a realização da transposição de suas águas, passou a ocupar novos territórios. Suas águas, se constituem em um importante fator social para as comunidades que lhes margeiam. Deste modo, faz-se importante identificar conhecimentos que emergem desta relação e, que podem ser mediatizados em aulas de Química. Assim, este trabalho objetiva conhecer os sentidos atribuídos por professores/as de Química, que trabalham em escolas localizadas ao redor das águas do rio, sobre o rio São Francisco e/ou sua transposição, a fim de identificar temáticas científicas que podem ser abordadas em sala a partir dos seus possíveis entrelaçamentos com saberes locais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da escrita de memórias e/ou imaginários sobre o rio São Francisco e/ou sua transposição, obtidas através de uma Oficina Temática, intitulada Scientia Opará, realizada com professores/as da educação básica do Cariri Cearense e do estado de Sergipe. Os dados foram analisados pela Análise de Discurso de linha francesa. Os sentidos atribuídos pelos docentes relacionam-se em sua maioria ao convívio com o rio na infância, as lendas, os imaginários e a transposição. Como temáticas que podem ser exploradas em aula de Químicas foram identificados conteúdos que levam a interdisciplinaridade com as áreas de Biologia e Geografia, a exemplo de substâncias, metais pesados, erosão, pH, sedimentação, biodiversidade, extinção de espécies, degradação ambiental, entre outros.Downloads
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