Análise de Literaturas sobre o Rio São Francisco e a Identificação de Competências e Habilidades das Ciências da Natureza para o Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5597Palavras-chave:
BNCC, Ensino de Química, LiteraturasResumo
Este trabalho investiga literaturas populares, elaboradas com referência ao rio São Francisco, buscando identificar conceitos científicos, bem como competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que possam ser desenvolvidas em aulas de Ciências da Natureza - particularmente na disciplina de Química - a partir da mediação problematizada das obras. Indica-se, para além da questão normativa, que o uso de temáticas socialmente relevantes que possam se configurar como situações-problema envolvendo este rio, apresentadas nas literaturas, podem ser ferramentas potencializadoras de um aprendizado contextual e significante, principalmente em comunidades banhadas por suas águas - diretamente ou através da obra da transposição do rio São Francisco. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na plataforma do Google, através da combinação de termos chaves. Com isso, foram selecionadas quatro literaturas: O Desabafo do rio São Francisco; Chico Velho (Um grito de Socorro), A peleja do Velho Chico contra o vampiro da transposição e Velho Chico (Doce correnteza). Estas obras foram analisadas pelo processo de Análise de Conteúdo. A partir disto, identificou-se que as literaturas selecionadas contemplam as três competências específicas de Ciências da Natureza e remetem a temáticas que envolvem objetos do conhecimento desta área, com enfoque nos conteúdos de Química. Finalmente, o uso das literaturas é apontado como potencialmente transversal, perpassando componentes curriculares, anos escolares e a realidade social dos estudantes às margens do rio.Downloads
Referências
Aguiar, Márcia A. S. (2019). Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação & Sociedade, 40, 1-24.
Andrade, Tatiana S. (2019). Apropriação de aspectos formativos de licenciandas em química por meio da escrita, reescrita e mediação da leitura de contos e a ficção Científica. (Tese de Doutorado), Universidade Federal da Bahia, Salvador- BA.
Antunes, Ricardo (2017). Da educação utilitária fordista à da multifuncionalidade liofilizada. In XXXVIII Anais da Reunião Nacional da ANPED. (p. 1-15). São Luís, Maranhão: UFMA.
Augusto, Cristovão (2017). Chico velho (um grito de socorro). Portal Escritores. Recuperado de: https://www.portalescritores.com.br/texto/7417/chico-velho-um-grito-de-socorro.html. Acesso em 10 marco 2022.
Bardin, Laurence (2016). Análise de conteúdo. 11. ed. Lisboa: Edições 70.
Bittencourt, Mariana F., & Carmo, Edinaldo M. (2021). A abordagem da Educação Ambiental na segunda e na terceira versão da Base Nacional Comum Curricular. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, 38(2), 200-216.
Branco, Emerson P., & Zanatta, Shalimar C. (2021). BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia, 4(3), 58-77.
Brasil (2017). Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 10, agosto 2022.
Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/CONSED/UNDIME. Recuperado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10, agosto 2022.
Dijck, Jose V. (2003). After the ''Two Cultures'': Toward a ''(Multi)cultural'' Practice of Science Communication. Science Communication, 25(2), 177-190.
Congresso Nacional de Educação (1997). Plano nacional de educação: a proposta da sociedade brasileira. Belo Horizonte: APUBH. Recuperado de: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5314289/mod_resource/content/1/PNE%20-%20Proposta%20da%20Sociedade%20Brasileira%20-%201997.pdf. Acesso em 20 janeiro 2023.
Dobson, Andrew P., Stuart L. P., Hannah, L., Kaufman, L., Ahumada, J. A., Ando, W. A., Bernstein, Aaron, Busch, Jonah, Daszak, Peter, Engelmann, Jens, Kinnaird, Margaret, Binbin, V. L., Loch-Temzelides, Ted, Lovejoy, Thomas, Nowak, Katarzyna, Roehrdanz, Patrick R., & Vale, Mariana M. (2020). Ecology and economics for pandemic prevention. SCIENCE, 369(6502), 379-381.
Fontineli, Luiz (2021). Velho Chico (doce correnteza). In Memórias de um cantador [CD]. Estúdios GAM.
Freire, Paulo (2005). Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freitas, André, L. C., & Araújo Freitas, Luciane A. (2018). A construção do conhecimento a partir da realidade do educando. Revista Online de Política e Gestão Educacional, 22(1), 365-380.
Freitas, Luiz C. (2012). Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação, Educação & Sociedade, 33(119), 379-404. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/es/a/PMP4Lw4BRRX4k8q9W7xKxVy/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 janeiro 2023.
Gil, Antonio C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Nascimento, Raimundo (2010). O desabafo do rio São Francisco. Recanto das Letras. Recuperado de: https://www.recantodasletras.com.br/cordel/2203645. Acesso em 10 março 2022
Nascimento Junior, Francisco A. (2013). Quarteto fantástico: Ensino de física, histórias em quadrinhos, ficção científica e satisfação cultural. (Dissertação de Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Oliveira, Rogaciano (2006). A peleja do velho chico contra o vampiro da transposição. Revista Verde Grande: Geografia E Interdisciplinaridade, 1(3), 134–144. Recuperado de: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5949/5952. Acesso em: 10 marco 2022.
Pauletti, Fabiana., Rosa, Marcelo P. A., & Catelli, Francisco (2014). A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 7(3), 121-134. Recuperado de: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1366/1860. Acesso em 13 julho 2022.
Piassi, Luis P. C. (2007). Contatos: a ficção científica no ensino de ciências em um contexto sociocultural. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Silveira, Marcelo P. (2013). Literatura e ciência: Monteiro lobato e o ensino de química. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo.
Snow, Charles P. (1995). As duas culturas e uma segunda leitura. Tradução: Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Edusp.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tatiana Santos Andrade, Joseane de Andrade Santana, Saulo Quintana Gomes, Aliana Franscisca da Silva, Mirele Cruz Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.