Análise de Literaturas sobre o Rio São Francisco e a Identificação de Competências e Habilidades das Ciências da Natureza para o Ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5597

Palavras-chave:

BNCC, Ensino de Química, Literaturas

Resumo

Este trabalho investiga literaturas populares, elaboradas com referência ao rio São Francisco, buscando identificar conceitos científicos, bem como competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que possam ser desenvolvidas em aulas de Ciências da Natureza - particularmente na disciplina de Química - a partir da mediação problematizada das obras. Indica-se, para além da questão normativa, que o uso de temáticas socialmente relevantes que possam se configurar como situações-problema envolvendo este rio, apresentadas nas literaturas, podem ser ferramentas potencializadoras de um aprendizado contextual e significante, principalmente em comunidades banhadas por suas águas - diretamente ou através da obra da transposição do rio São Francisco. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, na plataforma do Google, através da combinação de termos chaves. Com isso, foram selecionadas quatro literaturas: O Desabafo do rio São Francisco; Chico Velho (Um grito de Socorro), A peleja do Velho Chico contra o vampiro da transposição e Velho Chico (Doce correnteza). Estas obras foram analisadas pelo processo de Análise de Conteúdo. A partir disto, identificou-se que as literaturas selecionadas contemplam as três competências específicas de Ciências da Natureza e remetem a temáticas que envolvem objetos do conhecimento desta área, com enfoque nos conteúdos de Química. Finalmente, o uso das literaturas é apontado como potencialmente transversal, perpassando componentes curriculares, anos escolares e a realidade social dos estudantes às margens do rio.

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Biografia do Autor

Tatiana Santos Andrade, Universidade Federal do Cariri

UFCA

Joseane de Andrade Santana, Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

SEDUC/AL

Saulo Quintana Gomes, Universidade Federal do Cariri

UFCA

Aliana Franscisca da Silva, Universidade Federal do Cariri

UFCA

Mirele Cruz Alves, Universidade Federal do Cariri

UFCA

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Santos Andrade, T., Santana, J. de A., Gomes, S. Q., Silva, A. F. da, & Alves, M. C. (2023). Análise de Literaturas sobre o Rio São Francisco e a Identificação de Competências e Habilidades das Ciências da Natureza para o Ensino de Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 180–193. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5597