A Interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza para o Novo Ensino Médio: O Referencial Curricular Gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5668Palavras-chave:
Novo Ensino Médio Gaúcho, Currículo Interdisciplinar, Perfil DocenteResumo
Este manuscrito partiu de uma pesquisa documental na matriz curricular do Novo Ensino Médio em fase de implementação em todos os estados da federação, com ênfase no Referencial Curricular do Rio Grande do Sul e na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A análise documental consistiu em discutir e problematizar concepções acerca da “interdisciplinaridade” explícita na matriz, por meio do que denominamos etapas interpretativas associadas a entendimentos para esse princípio curricular. Essas etapas tiveram o intuito de conceber as primeiras interpretações acerca do papel da interdisciplinaridade, já sugeridas nos documentos oficiais federais e retomadas no documento orientador gaúcho, a partir da reorganização das disciplinas de Biologia, de Física e de Química na formação geral básica do novo Ensino Médio. Elas também visaram observar indícios da organização estrutural sugerida às escolas no planejamento interdisciplinar previsto nos documentos vigentes para a construção e oferta dos itinerários formativos a partir de um novo perfil docente. Especificamente objetivamos: (A) pesquisar na matriz curricular do Novo Ensino Médio as concepções supracitadas e reconhecer na trajetória de composição de alguns documentos oficiais correlatos como a interdisciplinaridade é contemplada como propositiva-normativa; (B) identificar aproximações e distanciamentos entre objetos do conhecimento comuns entre as áreas de formação geral e as de formação complementar. Para isso partimos de uma metodologia qualitativa, visando apresentar os parâmetros teóricos e metodológicos produzidos a partir da pesquisa documental, cujos indícios fazem parte desse processo interpretativo.Downloads
Referências
Brasil (2017). Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm Acesso em: 21 jan. 2023.
Brasil (2018). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf Acesso em: 21 jan. 2023.
Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.
Brasil. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006. BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf> Acesso em: 21 jan. 2023.
Brasil. (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, p. 1-23. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 21 jan. 2023.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora.
Oliveira-Boff, E. T., Rosin, C. K., & Del Pino, J. C. (2012). Situação de estudo: aproximações com as orientações curriculares nacionais e o livro didático. Revista Contexto & Educação, 27(87), 166-185. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/283 Acesso em: 06 maio. 2023.
Fazenda, Ivani C. A. (2005). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 12ª Ed. Papirus.
Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas.
Maceno, Nicole G., Ritter, Jaqueline, Maldaner, Otavio A., & Guimarães, Orliney M. (2011). A matriz de referência do ENEM 2009 e o desafio de recriar o currículo de química na educação básica. Química nova na escola, v. 33, n. 3, p. 153-159, Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_3/153-EA09210.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2023
Maldaner, O. A., & Zanon, L. B. (2004). Situação de estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em ciências. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Unijuí. Disponível em: http://usuarios.upf.br/~clovia/Edambpos/textos/instr/formacao.pdf.> Acesso em: 21 jan. 2023.
Morin, E. (2015). Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. (5. Ed.). Porto Alegre: Sulina.
Rio Grande do Sul (1999). Constituinte Escolar-construção da Escola Democrática e Popular. Fundamentação, objetivos e momentos da Constituinte Escolar. Porto Alegre.
Rio Grande do Sul (2011). Secretaria de Educação, SEC/RS. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio. Porto Alegre. Disponível em: <https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/ens_med_proposta.pdf.> Acesso em: 21 jan. 2023.
Rio Grande do Sul (2021). Referencial Curricular Gaúcho. Secretaria Estadual da Educação, Porto Alegre. Disponível em: https://ensinomediogaucho.educacao.rs.gov.br/doctos/RCGEM_Jul_22.pdf Acesso em: 21 jan. 2023.
Rio Grande do Sul (2022). Itinerários Formativos: Componentes Obrigatórios. Porto Alegre. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1BD_E73rCNeX8BrjckZwpqAltqJAY2-EX/view. Acesso em: 21 jan. 2023.
Rio Grande do Sul (2022). Itinerários Formativos: Ciências humanas e sociais aplicadas. Porto Alegre. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1-pFqc-7eFPtzv-7ty9m9aR9NujiIaNis/view. Acesso em: 21 jan. 2023.
Rio Grande do Sul (2022). Itinerários Formativos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Porto Alegre. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1c6HJwW8Fs6jKcAKygtcyv4UlwXHSsDNd/view. Acesso em: 21 jan. 2023.
Ritter, Jaqueline (2017). Recontextualização de Políticas Públicas em Práticas Educacionais. Curitiba: Appris.
Ritter, J., Vasconcelos, A., Chibiaque, F., & Maldaner, O. (2020). Situação de Estudo: Processo de Desenvolvimento de práticas curriculares inovadoras do Ensino na Área de Ciências da Natureza. In: Situação de Estudo em práticas diversificadas. RItter, J., & Maldaner, O. (Orgs.). Ijuí: EdUnijuí, p. 17-40.
Sousa, T. B. G., Monteiro, L., & Ritter, J. (2020). A Situação de Estudo: Significados e Sentido produzidos no contexto escolar. In: Situação de Estudo em práticas diversificadas. RItter, J., & Maldaner, O. (Orgs.). Ijuí: EdUnijuí, p. 41-60.
Souza. Tatiane B. G. (2020). Produção curricular: Decisões e significados para práticas interdisciplinares e coletivas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande-RS.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jaqueline Ritter, Julian Miranda da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.