Um Olhar para a Alfabetização Científica na Formação Docente do Curso Normal e na Área das Ciências da Natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5615

Palavras-chave:

Alfabetização Científica, Ensino de Ciências, Ensino Médio Normal, Formação de Professores.

Resumo

A proposição do tema em debate versa sobre a formação docente no âmbito do ensino de ciências da natureza, buscando aproximações sobre alfabetização científica em práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos da Educação Básica. Apresentam-se resultados de pesquisas desenvolvidas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). A primeira pesquisa desenvolvida no IFRS envolve as memórias do ensino de ciências dos alunos participantes, a partir de suas experiências na escolarização ao longo da Educação Básica, sua alfabetização científica para compreender suas escolhas profissionais. A outra investigação apresentada é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação, no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFRS e aborda as contribuições do ensino de ciências no curso normal para a alfabetização científica trazendo um recorte da pesquisa sobre o ensino de ciências no Curso Normal articulado a algumas pistas sobre os dados preliminares encontrados na investigação em desenvolvimento. Já a pesquisa desenvolvida na UNIVATES, abordará a Ciências da Natureza na formação de normalistas a partir de intervenções realizadas no componente curricular de Didática da Ciências da Natureza com alunos do 2º e 3º ano do referido curso em uma escola pública de formação básica. As atividades realizadas em parceria com as professoras titulares buscaram desenvolver planejamento com enfoque na alfabetização científica, metodologias ativas e experimentação no Ensino de Ciências. A relevância no debate desse tema está relacionada com as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular - BNCC no que se refere ao Ensino de Ciências da Natureza na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Simone Rosanelli Dullius, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

IFRS

Vanessa Brandão de Vargas , Universidade do Vale do Taquari

UNIVATES

Andréia Modrzejewski Zucolotto , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

IFRS

Jane Herber, Universidade do Vale do Taquari

UNIVATES

Eniz Conceição Oliveira, Universidade do Vale do Taquari

UNIVATES

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Rosanelli Dullius, S., Brandão de Vargas , V., Modrzejewski Zucolotto , A., Herber, J., & Conceição Oliveira, E. (2023). Um Olhar para a Alfabetização Científica na Formação Docente do Curso Normal e na Área das Ciências da Natureza. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 231–250. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5615