Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5713

Palavras-chave:

Experimentação, Formação, Cinética Química, Aprendizagem

Resumo

Esse estudo tem como objetivo refletir a partir da realização de uma proposta didática para o ensino de química, por meio da experimentação, realizada no 2º ano do Ensino Médio, que possibilitou o desenvolvimento e construções acerca do conteúdo de Cinética Química. Tal atividade foi realizada com a regência de classe, em uma escola da rede pública do Rio Grande do Sul. Diante da proposta se percebeu um amplo interesse dos estudantes em aprender por meio da experimentação, tendo em vista que essa propicia uma relação entre teoria e prática, estimulando a compreensão do conhecimento científico e desenvolvendo a criticidade e o protagonismo do sujeito no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, destacamos o papel do professor como mediador do processo de desenvolvimento do conhecimento, orientando e estimulando os estudantes na busca por construções significativas da aprendizagem. Nesse sentido, compreendemos que a prática da experimentação aliada a teoria, além de estimular o interesse do sujeito, auxilia no processo de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento científico e formação do sujeito com autonomia.

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Biografia do Autor

Jonathan Grützmann Fin, Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

Rosangela Ines Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

UFFS

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Grützmann Fin, J., & Ines Matos Uhmann, R. (2023). Reações Químicas no Ensino de Química: Compreensões por meio da Experimentação. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 128–139. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5713