Um Olhar para Inclusão Escolar por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5653Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, Ensino de QuímicaResumo
O presente texto tem suas discussões pautadas na área da Educação Inclusiva e se justifica a partir dos desafios de se ensinar Química e Ciências para alunos com deficiência e da necessidade de se pensar ferramentas e recursos inclusivos para a escola comum. Métodos: se constitui de um estudo teórico a respeito dos princípios e organização do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, sendo esta uma abordagem que procura viabilizar o acesso à educação a todas as pessoas, independentemente das suas características físicas e mentais. Objetivo: neste contexto buscamos discutir as possibilidades de implementação e contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar, em especial ao que se refere à inclusão no Ensino de Química e Ciências. Resultados: desta forma apresentamos uma reflexão em termos da importância e de possibilidades do DUA para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em turmas heterogêneas da escola comum, trazendo como exemplo a Tabela Periódica Adaptada, um recurso pensado e produzido por licenciandos em Química de uma universidade pública brasileira, a partir da proposta de uma disciplina obrigatória do curso. Conclusões: devido a sua organização e desenvolvimento, percebemos que esta ferramenta pode facilmente se encaixar nos propósitos do DUA e auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de Química e Ciências.Downloads
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