Um Olhar para Inclusão Escolar por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5653Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Recursos Didáticos, Ensino de QuímicaResumo
O presente texto tem suas discussões pautadas na área da Educação Inclusiva e se justifica a partir dos desafios de se ensinar Química e Ciências para alunos com deficiência e da necessidade de se pensar ferramentas e recursos inclusivos para a escola comum. Métodos: se constitui de um estudo teórico a respeito dos princípios e organização do Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA, sendo esta uma abordagem que procura viabilizar o acesso à educação a todas as pessoas, independentemente das suas características físicas e mentais. Objetivo: neste contexto buscamos discutir as possibilidades de implementação e contribuição do Desenho Universal para a Aprendizagem na perspectiva da inclusão escolar, em especial ao que se refere à inclusão no Ensino de Química e Ciências. Resultados: desta forma apresentamos uma reflexão em termos da importância e de possibilidades do DUA para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em turmas heterogêneas da escola comum, trazendo como exemplo a Tabela Periódica Adaptada, um recurso pensado e produzido por licenciandos em Química de uma universidade pública brasileira, a partir da proposta de uma disciplina obrigatória do curso. Conclusões: devido a sua organização e desenvolvimento, percebemos que esta ferramenta pode facilmente se encaixar nos propósitos do DUA e auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem de Química e Ciências.Downloads
Referências
Alves, Maria M., Ribeiro, Jaime, & Simões, Fátima (2013). Universal design for learning (UDL): contributos para uma escola de todos. Indagatio Didactica, 5(4), 121-146. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4290/3224.
Brasil. (2008). Portaria nº 3.128, de 24 de dezembro de 2008. Ministério da Saúde. Brasília. Gabinete do Ministro, 2008. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt3128_24_12_2008.html.
Bock, Letícia K., Gesser, Marivete, & Nuernberg, Adriano H. (2018). Desenho Universal para a Aprendizagem: a Produção Científica no Período de 2011 a 2016. Revista Brasileira de Educação Especial, 24(1), 143-160. https://doi.org/10.1590/S1413-65382418000100011.
CAST. (2022). About Universal Design for Learning. Disponível em: https://www.cast.org/impact/universal-design-for-learning-udl.
CAST (2018). Diretrizes de Design Universal para Aprendizagem versão 2.2. Disponível em. http://udlguidelines.cast.org.
Costa, Elisangela L., Pacheco, Débora P. (2018) Desenho Universal para Aprendizagem e a acessibilidade dos livros didáticos de química. Revista Gestão Universitária, 9(7), 26. https://guri.unipampa.edu.br/uploads/evt/arq_trabalhos/12724/seer_12724.pdf.
Cruz, L. H. (2016). Bases Neuroanatômicas e Neurofisiológicas do Processo de Ensino e Aprendizagem. In: Souza, G. G. (Ed.) A Neurociência e a Educação: Como nosso cérebro aprende? (pp. 5-9). Ouro Preto: UFOP.
Gonçalves, Fábio P., Regiani, Anelise M., Auras, Samuel R., Silveira, Thiele S., Coelho, Juliana C., & Hobmeir, Ana K. T. (2013) A educação inclusiva na formação de professores e no ensino de Química: a deficiência visual em debate. Química Nova na Escola, 35(4),264-271. http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_4/08-RSA-100-11.pdf.
Guerra, L. B. (2011). O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, 4(4), 3-12.
Johnstone, Alex (1982). Macro and microchemistry. The School Science Review, 64(227), 377-379.
Instrumentação para o Ensino de Química (2023). Plano de ensino - Curso Licenciatura em Química. Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas.
Lavorato, Simone U., & Mól, Gerson. S. (2017). Inclusão Educacional de alunos com deficiência visual: percepções e práticas. Cad. Ed. Tec. Soc., 10, 75- 86.
Lindemann, Renata H., Bastos, Amália R. B., & Roman, Bruna (2017). Desenho Universal de Aprendizagem e Microensino na Formação de Professores de Química. Revista de Ciência e Inovação do IF Farroupilha, 2(1), 11-19. https://doi.org/10.26669/2448-4091148.
Mantoan, Maria T. E. (2015). Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? Summus, 67.
Mourão-Júnior, C. A., Oliveira, A. O., & Faria, E. L. (2011). Neurociência Cognitiva e o Desenvolvimento Humano. Temas em Educação e Saúde, 7, 9-30.
Nunes, Clarisse, & Madureira, Isabel (2015). Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Revista da Investigação às Práticas, 2(5), 126-143.
Ribeiro, Glaucia R. P., & Amato, Cibelle A. (2018). Análise da utilização do Desenho Universal para Aprendizagem. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 18(2), 125-151. http://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p125-151.
Santos, P. M., Nunes, P. H., Weber, K. C., & Gabriel, C. L. (2020). Educação inclusiva no Ensino de Química: uma análise em periódicos nacionais. Revista Educação Especial, 33, 1-19.
Sebastián-Heredero, Eladio (2020). Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, 26(4), 733-768. https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0155.
Zerbato, Ana P. (2018). Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa. Tese de Doutorado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9896?show=full.
Zerbato, A. P., & Mendes, E. G. (2021). O desenho universal para a aprendizagem na formação de professores: da investigação às práticas inclusivas. Educação e Pesquisa, 47, 1-19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147233730.
Wiedemann, Â. P. Z. (2020). Desenvolvimento de Tabela Periódica em manufatura aditiva aplicando conceito de Desenho Universal para Aprendizagem. Dissertação de mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba-PR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5286/1/tabelaperiodicadesenhouniversal.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eduarda Vieira de Souza, Fernanda Jardim Dias da Piedade, Bruno dos Santos Pastoriza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.