Uma Análise de Revisão sobre Estudos a Partir de Gaston Bachelard no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v8i2.4825Palavras-chave:
História da Ciência., Ensino de Ciências., Epistemologia da Ciência.Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão dos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e no SciELO que, focados no campo da história, da epistemologia e do Ensino de Química, tenham sido desenvolvidos a partir das contribuições de Gaston Bachelard. A análise dos materiais selecionados foi quantitativa e qualitativa, possibilitando identificar dados como: idioma, anos das publicações, palavras-chave mais utilizadas, autores, revistas, o contexto em que foram realizadas as pesquisas, o objeto ou sujeito da pesquisa e como as concepções de Bachelard eram abordadas nos artigos. Na revisão da literatura foi selecionado inicialmente um total de 376 artigos. Desses, foram analisados quais tinham relação com o Ensino de Química, totalizando 26 artigos para a análise apresentada neste trabalho. Foram identificadas tendências em termos de cada um dos itens de avaliação, dos quais se destaca a centralidade das produções em inglês, o movimento levemente crescente de publicações nos últimos anos, a multiplicidade de palavras-chaves, o destaque para 4 autores, a maior presença de publicações em 4 revistas, um contexto teórico de discussões e a centralidade das conceituações sobre obstáculos epistemológicos nas pesquisas que empregam as proposições bachelardianas. Como encaminhamentos, reconhecer tais tendências nos possibilita qualificar as pesquisas que se desenvolvem no campo da história e da epistemologia da Ciência no campo do Ensino de Química, bem como buscar possíveis ampliações das discussões a partir de outros conceitos também tratados por Bachelard e ainda pouco discutidos.Downloads
Referências
Alcadipani, Rafael (2017). Periódicos brasileiros em inglês: a mímica do publish or perish “global”. Revista de Administração de Empresas, 57(4), 405-411.
Bachelard, Gaston (1977). O Racionalismo Aplicado. Rio de Janeiro: Zahar Editores.
Bachelard, Gaston (1978). A filosifia do não. São Paulo: Abril Cultural.
Bachelard, Gaston (1996). A formação do espírito científico. (E. d. Abreu, Trad.) Rio de Janeiro: Contraponto.
Bachelard, Gaston (2000). O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Bachelard, Gaston (2004). Ensaio sobre o conhecimento aproximado. Rio de Janeiro: Contraponto.
Bachelard, Gaston (2009). O pluralismo coerente da química moderna. São Paulo: Contraponto.
Baldinato, José O., & Porto, Paulo A. (2015). 20 Anos de QNEsc: Uma História, Muitas Histórias. Química Nova na Escola, 37, 166-171.
Barros, Aidil J., & Lehfeld, Neide A.S (2000). Fundamentos de Metodologia: Um Guia para a Iniciação Científica. (2, Ed.) São Paulo: Makron Books.
Beltran, M. H., & Saito, F. (2012). História da ciência, epistemologia e ensino: uma proposta para atualizar esse diálogo. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências- ENPEC, 8, 1-8.
Castelao-Lawless, Teresa (1995). Phenomenotechnique in historical perspective: it´s origins and implications for philosophy of science. Philosophy of Science, 62(1), 44-59.
Cedran, Jaime d. C, & FIho, Ourides S. (24 a 27 de Novembro de 2015). Estrutura dos Compostos Orgânicos: Uma Proposta de Perfil Epistemológico. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC, pp. 1-8.
Costa, Celma L. F. (2015). Ciência e educação em Bachelard. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação de Doutorado em Educação da Pontifícia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 201f.
Denzin, Norman K., & Lincoln, Yvonna S. (2000). Manual de investigación cualitativa (Vol. II). Barcelona: Gedisa Editorial.
Dorigon, Larissa, Miola, Diullye, Carvalho, Marco A.B., Justina, Lourdes. A.D., & Leite, Rosana F. (2019). Perfil epistemológico para o conceito de transformações apresentado nos livros didáticos de química da 1ª série do ensino médio. Revista brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 12(1), 584-597.
Freire, Melquesedeque, Talanquer, Vicente, & Amaral, Edenia. (2019). Conceptual profile of chemistry: a framework for enriching thinking and action in chemistry education. International journal of science education, 41(5), 674-692.
Freire, Olival (2002). A relevância da filosofia e da história das ciências para a formação dos professores de ciência. In: W. J. Filho, Epistemologia e ensino de ciências (pp. 13-30). Salvador: Arcádia.
Gonzalez, Wilmer O. L., & Lara, Linda K. L. (2020). El perfil conceptual de Evaluación en docentes de Educación Media General. Educere, 24(79), 645-665.
Hurtado, Juan C. T. (2006). Investigación cualitativa: comprender y actuar. Madrid: Editorial La Muralla, S.L.
Júnior, Antônio I. D., Silva, João R. T. d., & Amaral, Edenia M. R.d (2015). Zonas do Perfil Conceitual de Calor que Emergem na Fala de Professores de Química. Química Nova na Escola, 37(1), 55-67.
Lopes, Alice R. C. (1993). Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. Historia y Epistemología de las Ciencias, 11(3), 324-330.
Lopes, Alice R. C. (Dezembro de 1996). Bachelard: O filósofo da desilusão. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 13(3), pp. 248- 273.
Lopes, Alice R. C. (1998). A disciplina Química: currículo, epistemologia e história. Episteme, 3(5), 119-142.
Matthews, Michael R. (1995). História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, 12(3), pp. 164-214.
Melo, Viviane F.d., & Amantes, Amanda (2021). Mapeando elementos do perfil epistemológico de densidade. Revista de Educação em Ciências e Matemática, 17(38), 153-172.
Miranda, Fabíola A., & Araújo, Sandra C. M. (17 a 20 de Julho de 2012). Identificação de obstáculos epistemológicos presentes em alguns livros didáticos de química do ensino médio. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), pp. 1-12.
Moraes, Roque. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.
Mortimer, Eduardo F. (1994). Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São. Evolução do atomismo em sala de aula: Mudança de perfis conceituais. São Paulo.
Mortimer, Eduardo F. (1995). Conceptual change or conceptual profile change? Science & Education, 4, 265-287.
Mur-Dueñas, Pilar (2012). Published and unpublished research article introductions in english: a look into the writing for publication process. In: C. Bazerman, C. Dean, J. Early, K. Lunsford, S. Null, P. Rogers, & A. Stansell, International advances in writing research: cultures, places, measures (pp. 403-420). Perspectives on Writing.
Oki, M. d., & Moradillo, E. F. (2008). O ensino de história da química :contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, 14(1), 67-88.
Olabuénaga, José I. R (2009). Metodología de la investigación cualitativa. Bilbao: Universidad de Deusto.
Olarte, Mauricio N. (2004). Los estudios sociales de la ciencia y la tecnología y la guerra de las ciencias. Revista Educación y Pedagogía, XVI(40), 131-139.
Oliveira, Lais P., Fujita, Mariângela S. L., Dal'Evedove, Paula R., & Martínez-Ávila, Daniel. (2020, Dezembro). Política de indexação em períodicos da Ciência da Informação: um estudo das diretrizes para atribuição de palavras-chave aos artigos. Perspectivas em Ciência da Informação, 25(4), 140-169.
Saito, Funikazu (2013). “Continuidade” e “Descontinuidade”: o processo da construção do conhecimento científico na história da ciência. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, 183- 194.
Santos, Wildson L. P., & Porto, Paulo A. (2013). A pesquisa em Ensino de Química como área estratégica para o desenvolvimento da química. Química Nova, 36(10), 1570-1576.
Schnetzler, Roseli P. (2002). A Pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, 25, 14-24.
Serra, Fernando A. R., Fiates, Gabriela G., & Ferreira, Manuel P. (2008). Publicar é difícil ou faltam competências? O desafio de pesquisar e publicar em revistas científicas na visão de editores e revisores internacionais. Revista de Administração Mackenzie, 9(4), 32-55.
Sisson, Nathalia, & Winograd, Monah (2012). Bachelard e Freud: fenomenotécnica e psicanálise. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 64(3), 146- 162.
Trentini, Mercedes, & Paim, Lygia (1999). Pesquisa Em Enfermagem: Uma Modalidade Convergente-assistencial. Florianópolis : UFSC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vitória Schiavon Silva, Camila Litchina Brasil , Thaís Ruas Viegas , Alessandro Cury Soares, Bruno dos Santos Pastoriza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.