Proposta Didática para o Ensino de Radioatividade: Césio-137 – O Caso de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7288

Palavras-chave:

Radioatividade, Arte, Química, Cinema

Resumo

O presente trabalho consiste em uma proposta que possibilite a percepção da ciência como interseção de diversos saberes, localizando o campo científico no mundo através dos olhares da cultura, da arte e da política. Cinema e arte estão interligados diretamente, sendo o cinema uma arte voltada ao público, consideravelmente acessível, mais próxima do cotidiano das pessoas e dos estudantes. Com este trabalho foi possível desenvolver uma sequência de trechos do filme Césio 137 - O Pesadelo de Goiânia para abordar diversos enfoques do tema radioatividade no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Karenina Teixeira de Menezes, Universidade Federal de Pelotas

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Alice Gaier Viário, Universidade Federal de Pelotas

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Alessandro Cury Soares , Universidade Federal de Pelotas

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Bruno dos Santos Pastoriza, Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Teixeira de Menezes, K., Gaier Viário, A., Cury Soares , A., & dos Santos Pastoriza, B. (2024). Proposta Didática para o Ensino de Radioatividade: Césio-137 – O Caso de Goiânia. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 79–93. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7288

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