Ser Professora de Química no Ensino Remoto: Que Loucura é Essa?

Autores

  • Bruna Gabriele Eichholz Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Adriane da Conceição Oliveira Colégio Estadual Dom João Braga
  • Alessandro Cury Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Bruno dos Pastoriza Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Ser Professor, Ensino de , Tecnologia Educacional

Resumo

Este texto se situa no contexto das experiências vivenciadas por uma residente, em conjunto com uma docente preceptora e dois supervisores, durante o período de atuação no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O texto problematiza as dificuldades da residente em relação às suas experiências no trabalho docente em meio ao cenário de pandemia da COVID-19 realizado durante o novo formato de ensino adotado no Estado do Rio Grande do Sul, ao longo de 2020 e 2021. No texto são problematizados e discutidos os novos papéis que o professor passou a desenvolver mediante o período de aulas na pandemia, bem como aspectos gerais sobre o ensino de química articulado a esse cenário. Ainda, serão abordadas as percepções dos autores acerca das adequações para superação do seu papel durante os tempos de distanciamento social e da suspensão das aulas presenciais. Os registros e as reflexões sobre as experiências de ensino de conteúdos químicos, em aulas de Química, permitem apresentar resultados obtidos que se desdobram entre as dificuldades sentidas no primeiro contato com o Ensino Remoto, os aprendizados construídos para superar os desafios de ensinar Química nesse novo cenário, as percepções e impressões sobre os efeitos do contexto vivenciado à formação docente, especialmente, por dentre um programa institucional de incentivo à atuação docente.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

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