Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Química: Uma Revisão de Artigos Publicados em Periódicos Científicos Brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5602

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino de Química, Formação Inicial de Professores, Saber Ambiental

Resumo

Entendemos a Educação Ambiental como meio para o conhecimento e compreensão da realidade natural e socioambiental e fundamento da formação inicial de professores de Química. Desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, na qual objetivamos investigar a relação entre Educação Ambiental e formação inicial de professores de Química. Discutimos a incidência dessa relação e o modo como ela ocorre na literatura científica, baseados em 6 artigos filtrados a partir de 134 publicações em dois importantes periódicos brasileiros da área de Educação Ambiental, e evidenciamos os componentes teóricos e metodológicos e os perfis acadêmicos e institucionais dos autores. Verificamos que há discussões sobre Educação Ambiental e formação inicial de professores de Química e destacamos a baixa expressividade do assunto quando considerado na totalidade dos resultados de busca inicialmente obtidos. Chamamos atenção para os objetivos de cada artigo, os desafios educacionais e ambientais abordados, e apresentamos uma síntese descritiva das metodologias e informações acadêmicas (formação) e institucionais (atuação) dos autores. Notamos a carência de estudos envolvendo a participação de licenciandos em Química e a ausência deste grupo entre os autores. Concluímos pela predominância da abordagem qualitativa, bem como de discussões sobre desafios ambientais relacionadas ao consumo/consumismo e ao gerenciamento de resíduos/lixo, e de desafios educacionais relativos ao ensino e à formação docente. É importante que haja investimento em pesquisas sobre a Formação Inicial de Professores de Química em Educação Ambiental, o que envolve considerar a participação dos licenciandos em experiências de formação, ensino, pesquisa e extensão em Educação Ambiental.

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Biografia do Autor

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais

UEMG

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

UFES

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Freitas, R. A. de, & Coelho, G. R. (2023). Educação Ambiental na Formação Inicial de Professores de Química: Uma Revisão de Artigos Publicados em Periódicos Científicos Brasileiros. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(3), 265–279. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i3.5602