Mapeamento das Produções sobre História da Química e sua Aproximação com a Formação Inicial de Professores em Eventos da Área
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5235Palavras-chave:
História da Química, Formação de Professores, Estado do ConhecimentoResumo
A área de Ensino de Química no país tem vivenciado significativo acúmulo de produção nas últimas décadas, proporcionando importantes discussões entre pares e apresentando influências e perspectivas que emergem de desafios teóricos e práticos. Em uma tentativa de caracterizá-la, as pesquisas do tipo “Estado do Conhecimento” têm se mostrado eficazes para responder a questionamentos e desvelar lacunas. Neste estudo, visando colaborar com o avanço da área, buscamos compreender como a História da Química vem contribuindo com a formação inicial dos professores de Química. Isso por meio de um olhar para a História da Química que, como Ciência Humana, é considerada imprescindível no processo formativo de professores e alunos, quando se procura contextualizar a origem e o desenvolvimento dessa ciência, relacionando-os com o ensino. Para tanto, o estudo abarcou os cinco últimos anais publicados na última década, referentes a três dos principais eventos nacionais: ENPEC (Ciências), ENEQ e SIMPEQUI (Química), já que estes são os meios de divulgação da produção mais utilizados por pesquisadores da área no Brasil, resultando na seleção de 88 trabalhos sobre a temática. A análise aponta que o ENEQ apresentou trabalhos com foco no ensino básico, enquanto o ENPEC abrange também o ensino superior, em especial a temática formação inicial, apresentando propostas didáticas e metodológicas que envolvem o uso da história; entretanto, nos SIMPEQUI não foi encontrada uma quantidade considerável de trabalhos. O estudo mostra ainda que a área tem avançado nessa questão, mas ainda apresenta lacunas que podem ser preenchidas com pesquisas mais direcionadas para essa temática.Downloads
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