(Des)Caminhos na Formação e Ação Docente: Reflexões sobre a ERER no PIBID/Química/UFS/Itabaiana

Autores

Palavras-chave:

ERER, PIBID, Afro-Brasileiro

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelos(as) bolsistas do PIBID/QUI-UFS-Ita no Colégio Estadual Roque José de Souza (CERJS), em Campo do Brito/SE, as quais culminaram na contribuição para a realização do evento “Mostra Cultural Afro-brasileira” do CERJS, em 2017, explicitando as possibilidades e os desafios.  Constatou-se que a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) ainda não faz parte do currículo escolar de forma a promover a inserção como conteúdo das diversas áreas do conhecimento.  Contudo, bolsistas e estudantes do colégio relataram que a realização das atividades foi importante tanto para aprendizagem dos alunos quanto para os próprios docentes, pois esses precisam compreender o ambiente escolar como um espaço importante de combate ao racismo e todas as outras formas de discriminação. Houve uma participação significativa da comunidade escolar e de pessoas da cidade. Assim, a mostra anunciou possibilidades à medida em que pôde se constituir como um marco de culminância das atividades voltadas à educação antirracista nesse colégio. Possibilidades, também, porque os(as) bolsistas iniciaram seus primeiros estudos e atividades didáticas com foco na ERER.

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Biografia do Autor

Taciane Mendonça, Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Alberto Carvalho, Itabaiana SE

Graduanda do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2021-12-26

Como Citar

Mendonça Passos, T. ., Araújo dos Santos, J. A. dos S., Silveira Andrade, L. F. S. A., Lima Brito de Jesus, M. C. ., & Tavares Lopes, E. . (2021). (Des)Caminhos na Formação e Ação Docente: Reflexões sobre a ERER no PIBID/Química/UFS/Itabaiana. Revista Debates Em Ensino De Química, 7(2), 153–170. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/4088