Um Estudo das Percepções de Licenciandos em Química sobre o Estágio Supervisionado e o PIBID
Palavras-chave:
Estágio supervisionado, PIBID, Focos da aprendizagem docente.Resumo
É apresentada aqui uma investigação acerca das percepções de um grupo de licenciandos em Química de uma Universidade Federal do estado de São Paulo/Brasil que participavam do PIBID e concomitantemente cursavam a disciplina do Estágio Supervisionado e de seus professores supervisores. O objetivo da pesquisa era identificar como o grupo valorizava o PIBID e o Estágio Supervisionado na formação inicial. Para tal utilizamos dos Focos de Aprendizagem da Docência (FAD) como uma ferramenta analítica para compreender as percepções manifestadas e estabelecer relações com outros trabalhos da área que investigam a relação PIBID/ Estágio Supervisionado. Os resultados apontam que o grupo reconhece no PIBID um espaço efetivo de formação profissional enquanto o Estágio Supervisionado é tido pelos licenciandos como uma disciplina do curso e para a necessidade de ações que o grupo possa perceber que o ES pode ser um espaço fundamental para a formação inicial e compreensão da complexidade da atividade docente.Downloads
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