Relações entre Concepções Teórica e Aplicações Metodológicas da Pesquisa no Ambiente Escolar de Professores da Educação Básica de Ensino
Palavras-chave:
Pesquisa, Concepções Teóricas e Metodológicas, Professores da Educação Básica.Resumo
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da componente curricular Cotidiano Escolar: estágio de observação, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Apresentou como público-alvo três professores atuantes na Educação Básica do município de Caçapava do Sul/RS, nas áreas de Ciências e Matemática. Como objetivo central, se procurou verificar as principais concepções desses professores em relação aos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em seu ambiente escolar. A coleta de dados ocorreu sob a aplicação de dois questionários, um no início e outro ao final do processo, intercalados pela observação direta de suas aulas, e foram respondidos pelos próprios professores observados. Após análise de suas respostas, verificou-se que concepções teóricas adequadas referentes ao tema não representam garantias de sua utilização em seus aspectos metodológicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Silva, Édila R. A. da, Silva, A. L. S. da, Moura, P. R. G. de, & Cocco, I. R. (2017). Relações entre Concepções Teórica e Aplicações Metodológicas da Pesquisa no Ambiente Escolar de Professores da Educação Básica de Ensino. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(1), 73–82. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1281
Edição
Seção
Especial EDEQ
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.