Integrando Química e Arte: Experiências e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7330

Palavras-chave:

Arte, Ensino, Química

Resumo

O presente trabalho relata uma proposta didática de uma intervenção artística realizada no componente curricular: Pesquisa e Processos Educativos (PPE) III, no curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Catarinense – campus Araquari/SC, em 2022. O objetivo é apresentar o “movimento” do planejamento dessa proposta, desde sua concepção na PPE III até sua aplicação na PPE IV. A metodologia é de natureza experimental-observacional, tanto para quem aplica e propõe, como para os estudantes que elaboraram uma imersão a partir de conteúdos conceituais de química trabalhados em sala de aula. Esta proposta foi organizada em três momentos: instrução, desenvolvimento da intervenção artística e roda de conversa. A oficina “Aprendendo Química Fazendo Arte”, planejada na PPE III, foi desenvolvida com 13 estudantes do ensino médio, de uma escola pública estadual. A discussão pontuou constatações que provocaram reflexões sobre o ensino, a aprendizagem, a função da escola e do conhecimento, destacando a falta de interesse pela formação acadêmica e negação ao estudo. Para a formação de professores considera-se que o replanejamento das ações foi muito importante e de muito aprendizado.

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Biografia do Autor

Anelise Grünfeld de Luca, Instituto Federal Catarinense

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João Victor Serafim, Instituto Federal Catarinense

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Grünfeld de Luca, A., & Serafim, J. V. (2024). Integrando Química e Arte: Experiências e Desafios. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 34–45. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7330

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