A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte

Autores

  • Rafael Schultz Myczkowski Instituto Federal do Paraná
  • Ismael de Lima Instituto Federal Sul Rio-grandense
  • Claudia Wollmann Carvalho Instituto Federal Sul Rio-grandense
  • Wemerson de Castro Oliveira Instituto Federal Sul Rio-grandense
  • Ana Maria Geller Instituto Federal Sul Rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433

Palavras-chave:

Câmera pinhole, Interdisciplinaridade, Processo Criativo

Resumo

: A educação contemporânea traz como desafio proporcionar aos estudantes um olhar articulado entre os diversos campos do saber, visando à sua formação como cidadão e sua inserção no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, este artigo utiliza a oficina como metodologia para integrar a química, a física e a arte, introduzindo no ensino e na aprendizagem o prazer da produção autoral e poética, atrelada aos primórdios da tecnologia fotográfica. O processo foi desenvolvido numa escola técnica com estudantes do ensino médio integrado e abrangeu as seguintes etapas: (a) explanação teórica geral; (b) montagem da câmara pinhole e explanação sobre formação da imagem e nitidez; (c) caracterização a partir do personagem escolhido pelo estudante e processo poético fotográfico; (d) processo de revelação; (e) exposição fotográfica e recepção dos visitantes. A realização das oficinas de fotografia possibilitou desvendar um tipo de aparelho e a própria técnica fotográfica, os fenômenos físicos da luz e o processo de oxidação/redução envolvidos tanto na película fotográfica quanto na sua revelação. A imersão dos participantes no processo despertou interesse nas poéticas fotográficas, ampliando o conhecimento crítico sobre as imagens e oportunizando o protagonismo criativo. A arte, no contexto da química e da física, evoca a criatividade e intensifica o desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor, além de ampliar a compreensão do mundo pela descoberta de diferentes culturas, relacionando-se com as próprias condições pessoais e sociais dos alunos. A metodologia proposta, influenciada por essas questões, manteve-se aberta a interferências e sugestões, acreditando-se no crescimento orgânico e participativo do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anastasiou, Léa das Graças C., & Alves, Leonir P. (Orgs.) (2009). Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula (8a ed.). Joinville: Univille.

Berbel, Neusi A. N. (2011). As Metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, 32(1), 25-40.

Ministério da Educação. (2006). Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB.

Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB.

Camargo, Fausto. (2018). Por que usar metodologias ativas de aprendizagem? In Fausto Camargo & Thuinie Daros, A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo (pp. 41-48). Porto Alegre: Penso.

Fazenda, Ivani C. A. (Org.) (2005). Didática e Interdisciplinaridade (9a ed.). Campinas: Cortez.

Fazenda, Ivani C. A. (2011). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia (6a ed.). São Paulo: Edições Loyola.

Flusser, Vilem. (1985). Filosofia da Caixa Preta. São Paulo: Editora HUCITEC.

Gadotti, Moacir. (2000). Cruzando Fronteiras: Teoria, Método e Experiências Freireanas. Anais do I Colóquio da Ciência da Educação. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Garofalo, Débora. (2019, 26 de junho). Como levar o STEAM para a sala de aula. Nova Escola. https://novaescola.org.br/conteudo/18021/como-levar-o-steam-para-a-sala-de-aula.

Garofalo, Débora. (2020). A hora e a vez do steam na sala de aula. Educatrix. https://educatrix.moderna.com.br/a-hora-e-a-vez-do-steam-na-sala-de-aula/.

Horn, Michel B., & Staker, Heather. (2015). Blended: usando a inovação disruptiva par aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso.

Instituto Federal Sul-rio-grandense. (2014). Plano de Desenvolvimento Institucional agosto de 2014 a abril de 2020. http://www.ifsul.edu.br/plano-de-desenv-institucional.

Instituto Federal Sul-rio-grandense. (2018). Plano Pedagógico do Curso Técnico em Automação Industrial. http://intranet.ifsul.edu.br/catalogo/download/projeto/398.

Japiassu, Hilton. (1976). Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago.

Lorenzin, Mariana, Assumpção, Cristiana M., & Bizerra, Alessandra. (2018). Desenvolvimento do currículo STEAM no ensino médio: a formação de professores em movimento. In Lilian Bacich, & José Moran, Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática (pp. 360-365). Porto Alegre: Penso.

Lück, Heloísa. (1994). Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes.

Mannrich, João Paulo. (2019). Um Olhar sobre o Movimento Maker na Educação (Científica). Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marcondes, Maria E. R. (2008). Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, 7, 67-77.

Melo, Marlene R., & Lima-Neto, Edimilson G. (2013). Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em Química. Química Nova na Escola, 35(2), 112-122.

Muenchen, Cristiane, & Delizoicov, Demétrio. (2012). A construção de um processo didático-pedagógico dialógico: aspectos epistemológicos. Revista Ensaio, 14(3), 199-215.

Novacom. (n. d.). Pa Rodinal um revelador feito em casa. http://www.novacon.com.br/revelapar.htm.

Porto, Gabriella. (2019). Revelação de Fotografias. InfoEscola. https://www.infoescola.com/fotografia/revelacao-fotografica/.

Rosa, Maria I. P., & Rossi, Adriana V. (2008). Educação Química no Brasil: memórias, políticas e tendências. (2a ed.). Campinas: Átomo.

Sasseron, Lúcia H., & De Carvalho, Anna M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59-77.

Sakabira, Sérgio. (n. d.). FOTO ART. http://www.foto.art.br/home/processos/laboratorio-pb/.

Vasconcellos, Celso S. (1994). Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad.

Worldwide Pinhole Photography Day. (2020). Pinhole FAQ. http://pinholeday.org/support/?pid=faq.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Myczkowski , R. S. ., Lima, I. de, Carvalho, C. W., Oliveira , W. de C. ., & Geller, A. M. (2022). A Experimentação Fotográfica como Vértice do Estudo de Química, Física e Arte. Revista Debates Em Ensino De Química, 8(3), 82–96. https://doi.org/10.53003/redequim.v8i3.5433

Edição

Seção

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais