Absorventes Descartáveis versus Coletores Menstruais em um Júri Simulado: Uma Proposta de Atividade e sua Contribuição à Formação
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7281Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Ciências/Química, Educação Menstrual, TabuResumo
Este estudo tem o objetivo de apresentar e discutir a análise crítica de uma atividade desenvolvida por professoras de Química em formação inicial, em duas turmas de uma escola pública estadual. A proposta pedagógica, fundamentada na estratégia do júri simulado, abordou a problemática relacionada ao uso de absorventes descartáveis versus coletores menstruais, com vistas a problematizar e refletir sobre os impactos ambientais desses produtos e promover a normalização da discussão sobre a menstruação com estudantes do contexto escolar. As interlocuções na escola foram registradas e avaliadas a partir de relatórios individuais das licenciandas, os quais constituíram o corpus para a realização da Análise Textual Discursiva. A análise dos diálogos e as reações dos estudantes evidenciaram que eles compreenderam a relevância do tema, reconhecendo os aspectos sociais e ambientais envolvidos na questão discutida. Para as licenciandas, a experiência proporcionou uma maior aproximação com a prática docente, reforçando o papel fundamental de formar cidadãos críticos, capazes de analisar questões socioambientais de maneira integrada e reflexiva. O estudo destaca, portanto, a importância de integrar temas contemporâneos e socialmente relevantes ao ensino de Química, promovendo não apenas o aprendizado de conteúdos científicos, mas também a construção de um olhar crítico sobre as questões que permeiam a sociedade.Downloads
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