Explorando Blocos da Química: Uma Análise Crítica de uma Lição do Minecraft como Ferramenta de Educação em Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7267

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Ensino de Química, Jogos de Química

Resumo

Este artigo teve como propósito realizar uma análise crítica de uma lição de química que envolveu um jogo digital de Minecraft Education Edition, Microsoft. A partir de pesquisa bibliográfica, foi possível compor o referencial de análise do jogo, que articula os conceitos de sondagem e telescopagem de Johnson, princípios de aprendizagem de Gee, divertimento de Koster e, por considerar especificamente a prática de jogar e suas inferências, operou-se com as categorias de ludemas, de Pinheiro e Branco. Como resultado, percebeu-se que, mesmo que o jogo tenha sido desenvolvido e disponibilizado por uma grande desenvolvedora, apresenta falta de tutoria orientada para o jogador e limitações em suas representações de química, porém, todos esses fatores são superáveis dentro de uma possibilidade de desenho pedagógico que deve ser considerado no momento do desenvolvimento da atividade.

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Biografia do Autor

Vitória Caroline Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Luciano Denardin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Fernando Dal Pont Morisso, Universidade Feevale

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Norberto Kuhn Júnior, Universidade Feevale

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Cristiano Max Pereira Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Rodrigues, V. C., Denardin, L., Dal Pont Morisso, F., Kuhn Júnior, N., & Pereira Pinheiro, C. M. (2024). Explorando Blocos da Química: Uma Análise Crítica de uma Lição do Minecraft como Ferramenta de Educação em Química. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 94–110. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7267