Jogos Educativos em Química: Uma Revisão Sistemática nos Anais do SBGAMES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5886

Palavras-chave:

Ensino de Química, Jogos Digitais, Revisão sistemática de literatura

Resumo

O ensino de conceitos na Química, em alguns tópicos, é considerado muito complexo, ao visar a abstração de átomos, moléculas e representações que dificultam a sua compreensão. Diante disso, oportunizar experiências pedagógicas no que tange a utilização de Jogos Educativos Digitais (JED) pode contribuir para superar as lacunas existentes no contexto escolar. Por outro lado, os JED estão sendo inseridos no âmbito escolar para contribuir no processo de construção de conceitos. Nesse sentido, conhecer o foco das pesquisas sobre JED no ensino de Química se revela promissor. Desse modo, esta pesquisa investigou a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, em cinco etapas, qual tem sido o cerne dos artigos científicos publicados sobre jogos digitais no ensino de Química nos anais do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento (SBGames) no período de 2008 a 2022. Os resultados mostram que existe uma pequena parte das pesquisas em JED em Química direcionadas a elaboração, aplicação e reflexão desses jogos. Os dados revelam também que embora se observe um número aparentemente crescente de publicações relativas aos JED, ainda são poucos os trabalhos que discutem sobre os aportes teóricos utilizados no desenvolvimento do JED revelando a necessidade de as pesquisas aprofundarem acerca das teorias de aprendizagem que ancoram seus jogos. Acredita-se que esta pesquisa abre caminhos para novas investigações que visem a utilização de aporte teórico-metodológico desde a elaboração, aplicação e reflexão do jogo digital no processo de construção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Ayrton Matheus da Silva Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Nascimento, A. M. da S., & Leite, B. S. (2024). Jogos Educativos em Química: Uma Revisão Sistemática nos Anais do SBGAMES. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(3), 90–116. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i3.5886

Edição

Seção

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química