Ciência no Feminino: Desdobramentos Históricos, Interseccionais e Contemporâneos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7397

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres e representatividade, Divulgação científica, Interseccionalidade.

Resumo

Este trabalho debruça-se em apresentar e divulgar um panorama acerca da “Ciência no Feminino”, desde a Antiguidade até a contemporaneidade. Para tanto, esse estudo analisa a obra “Ciência no Feminino: subsídios históricos e práticas para o Ensino de Ciências”, com o intuito de discutir e divulgar os desdobramentos históricos, interseccionais e contemporâneos de um panorama acerca da Ciência no Feminino, bem como apresentar as implicações e direções futuras do estudo em questão. O estudo, de caráter qualitativo, pautou-se nos pressupostos da Análise Textual Discursiva. Os resultados desdobraram-se em três aspectos: a construção da ciência moderna, as relações interseccionais e os desdobramentos contemporâneos e as mulheres perante o século XXI. O percorrer histórico mostra que a Ciência no Feminino possui origem em território africano, mas que a consolidação colonialista da ciência moderna ocorre, majoritariamente, em solo europeu. Nota-se uma expansão intercontinental das cientistas mulheres no século XXI, indicando um movimento em direção a representatividade feminina na ciência. A obra apresenta uma expansão dos estudos sobre a influência de questões axiológicas, como patriarcado, racismo, capitalismo e colonialidade na construção do conhecimento científico, destacando a relevância crescente desses temas nas últimas décadas. Trata-se de um exemplo de literatura que busca repensar as questões interseccionais, enfocando as barreiras estruturais que afetam a representatividade feminina na ciência. As propostas didáticas construídas ao final dos capítulos propõem uma ferramenta de apoio ao professor para abordar tal perspectiva no Ensino de Ciências. Portanto, vislumbra-se como possibilidades de pesquisas futuras, a implementação de ações dessa natureza na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Bruna Adriane Fary, Universidade Federal de Pelotas

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Natany Dayani de Souza Assai , Universidade Federal Fluminense

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Denise Caroline de Souza , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Fary, B. A., Dayani de Souza Assai , N., & Caroline de Souza , D. (2024). Ciência no Feminino: Desdobramentos Históricos, Interseccionais e Contemporâneos. Revista Debates Em Ensino De Química, 10(2), 4–20. https://doi.org/10.53003/redequim.v10i2.7397