O Ensino de Química no Contexto da Educação do Campo: Uma Revisão Bibliográfica nos Anais do ENEQ (2008–2020)
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5545Palavras-chave:
Ensino de Química, Educação do Campo, ENEQResumo
O presente estudo discute o Ensino de Química no contexto da Educação do Campo. A pesquisa foi realizada nos Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química, pois esse evento é um dos maiores da área e abarca professores, pesquisadores e estudantes de todo o país. O estudo utilizou revisão bibliográfica nos trabalhos publicados no período de 2008 a 2021, considerando os descritores Educação do Campo, Escola do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola e, após uma primeira seleção, todos os trabalhos foram avaliados extraindo aqueles que possuíam articulação com o Ensino de Química no contexto da Educação do Campo. Dos trabalhos selecionados para a constituição do corpus, apenas 29 respeitaram os critérios de busca. A pesquisa demonstrou a escassez de trabalhos dessa natureza e a necessidade de uma formação docente de Química que dialogue com o contexto da Educação do Campo e seus princípios, visando o desenvolvimento de uma formação mais humana e que considere todos os aspectos multiculturais dos sujeitos inseridos nos contextos educativos.Downloads
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