Ensino de Ciências e Surdez: Para Além das Libras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4616

Palavras-chave:

Codocência, Currículo, Educação Inclusiva efetiva e conceitual, Estudantes Surdos

Resumo

As pessoas Surdas têm enfrentado dificuldades em participar de atividades educacionais no âmbito formal do ensino de Química. Então, como proporcionar formação adequada aos futuros professores com vistas à Educação Inclusiva de estudantes Surdos? O objetivo deste trabalho foi o de investigar a interdependência Professor/Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa (TILSP) no contexto do ensino de Química, mais especificamente na Formação de Professores em uma perspectiva de Codocência do TILSP. Nesse sentido, foi elaborado um minicurso para oportunizar um espaço para discussão da temática da Codocência como principal estratégia profissional com vistas à melhoria da Educação de Surdos em uma perspectiva inclusiva. Além disso, foi elaborada uma disciplina para além da disciplina de Libras, que procurou explorar recursos para uma educação inclusiva efetiva e conceitual de estudantes Surdos e não Surdos e a Codocência. Os resultados apontam para necessidade de oferecer, nas matrizes curriculares, disciplinas para além da Libras, que contemplem as especificidades da Educação Inclusiva e da Educação de Surdos. O texto faz parte de pesquisas desenvolvidas nos âmbitos da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (UnB), com vistas à elaboração de tese de doutorado.

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Biografia do Autor

Eleandro Adir Philippsen, Universidade Estadual de Goiás

UEG

Ricardo Gauche, Universidade de Brasília

UnB

Patrícia Tuxi, Universidade de Brasília

UnB

Eduardo Felipe Felten, Universidade de Brasília

UnB

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Philippsen, E. A., Gauche, R., Tuxi, P., & Felten, E. F. (2023). Ensino de Ciências e Surdez: Para Além das Libras. Revista Debates Em Ensino De Química, 9(4), 4–23. https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.4616

Edição

Seção

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química