Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: Abordagem CTSA no Contexto do Rompimento da Barragem de Brumadinho
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5673Palavras-chave:
Educação Ambiental, Abordagem CTSA, Projeto interdisciplinarResumo
Esse trabalho relata a experiência vivenciada em um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola pública estadual em Pará de Minas em Minas Gerais. Ele teve como intuito introduzir a Educação Ambiental utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O projeto contou com a participação de professores de química, geografia biologia e quatorze estudantes do ensino médio. A cidade de Pará de Minas sofre com as consequências do rompimento da barragem de rejeitos que ocorreu em 2019 em Brumadinho e contaminou o Rio Paraopeba que abastecia a cidade. Esse problema ambiental foi utilizado para abordar o tema Meio Ambiente. O projeto foi concretizado por meio de 7 etapas nas quais se investigou o conhecimento prévio dos estudantes, ministrou-se aulas conjuntas e interdisciplinares de química, biologia e geografia e realizou-se aulas práticas com materiais alternativos envolvendo a determinação de parâmetros de qualidade da água. Também foi realizada uma aula de campo, às margens do rio Paraopeba, onde os alunos fotografaram, registraram as condições do manancial, entrevistaram moradores e coletaram amostras de água do rio. Os estudantes aplicaram as técnicas desenvolvidas nas aulas práticas para analisar a qualidade da água do rio in loco. Para encerrar o projeto eles organizaram um evento para conscientizar a comunidade escolar sobre as consequências do rompimento da barragem e apresentar as ações realizadas no projeto. O ensino intermediado pelo enfoque CTSA permitiu integrar o currículo escolar e a formação social desses estudantes levando-os a ter um posicionamento crítico diante do problema ambiental trabalhado.Downloads
Referências
Andrighetto, R., & Maciel, M. M. (2019). Polímeros na Perspectiva da Educação Ambiental: Atenções Voltadas ao ENEM (1998-2018). Revista Debates em Ensino de Química, 5(1), 5–25.
Andrade, B. S., & Vasconcelos, C. A. (2014). O enfoque CTSA no Ensino Médio: um relato de experiência no ensino de Biologia. Scientia Plena, 10(4).
Arrigo, V., Alexandre, M. C. L., & Assai, N. D. S. (2018). O ensino de química e a educação ambiental: uma proposta para trabalhar conteúdos de pilhas e baterias. Experiências em Ensino de Ciências, 13, 306-325.
Barcelos, V. H. (2017). A questão ambiental e a educação: um diálogo necessário. Revista do Centro de Educação, 21(1), 5-21.
Bacega, T., Galvagni, M., Picinin, G., & Tres, L. (2022). A Aprendizagem de Conceitos Científicos por meio de Temas Geradores: Uma Construção pela CTSA. Revista Debates em Ensino de Química, 8(2), 133–145.
Brasil. Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília.
Brasil. Ministério de Educação e Cultura (1996). LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília.
Brasil (2012). Parecer CNE/CP2/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília.
Brasil. (1999). Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília.
Chirieleison, E., Cunha, A. M. O., & Maráal J. O. (2009). Concepções de meio ambiente e de educa«?o ambientalentre os profissionais de ensino de Uberlândia-MG. Ensino em Re-Vista, 1, 23-37.
Cortazzo, R. (2021). La incorporación de la temática ambiental para el desarrollo humano sustentable en la Enseñanza Media Superior uruguaya. Tesis de Maestría en Educación, Sociedad y Política, Uruguay. Dias, G. F. (2006). Educação ambiental: princípios e práticas. In Educação Ambiental: princípios e práticas. 1(9), 551-551. Acesso em: 10/08/22.
Dias, J. S., & Franklin, S. D. L. (2018). A educação ambiental na legislação brasileira. Pesquisa & educação a distância, 1(11), 1-15.
Feijó, N., & Delizoicov, N. C. (2017). Professores da educação básica: conhecimento prévio e problematização. Retratos da Escola, 10(19), 597-610.
Gomes, Y. L., & Pedroso, D. S. (2022). Metodologias de Ensino em Educação Ambiental no Ensino Fundamental: uma Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, e35007.
Jacobi, P.(2003). Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, 1(118), 189-206.
Jesus, L. B. L., & Jesus, L. L. (2022). Caminhos para a educação ambiental. Revista Científica Fesa, 1(16), 29-39.
Krasilchik, M. (2000). Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, 14(1), 85-93.
Moreira, K. S., Junqueira, J. J. A., Sousa, P. E. O., Moreira, H. S., & Baliza, D. P. (2021). A evolução da legislação ambiental no contexto histórico brasileiro. Research, Society And Development, 10(2), 1-21.
Mortimer, E. F., & Silva, P. S. (2018). Águas urbanas: a lagoa da Pampulha. In: Mortimer, E. F. e Silva, P. S. (orgs.). Elaborando sequências didáticas para ensino médio de química (pp. 28-73). Belo Horizonte: FAPEMIG.
Mortimer, E. F., Coutinho, F., & Silva, P. (2012). Projeto água em foco: qualidade de vida e cidadania. Belo Horizonte.
Oliveira, J. R. S. (2010). A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de Química. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 3(3), 25-45.
Santos, D. M., & Royer, M. R. (2018). Uma Análise da Percepção dos Alunos sobre a Química Verde e a Educação Ambiental no Ensino de Química. Revista Debates em Ensino de Química, 4(2), 142–164.
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. (2005). Conteúdo Básico Comum. Educação Básica - Ensino Fundamental (5a a 8a séries). Belo Horizonte.
Silva Cyrne, C. C., Barden, J. E., Sindelar, F. C. W., Dullius, M. M., & Buttenbender, B. N. (2020). Gestão de Resíduos, Cidadania e Educação Ambiental: a subversão do conceito de função. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 15(5), 409-423.
Souza, M. C. C. (2014). Educação Ambiental e as trilhas: contextos para a sensibilização ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (REVBEA), 9(2), 239-253.
Sousa, G. L., Medeiros, A. B., Mendonça, M. J. D. S. L., & Oliveira, I. P. (2011). A Importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, 4(1).
Suárez-Perales, I., Valero-G., J., Leyva-de la Hiz, D. I., Rivera-Torres, P., & Garces-Ayerbe, C. (2021). Educating for the future: How higher education in environmental management affects pro-environmental behaviour. Journal of Cleaner Production, 321(128972), 1-13.
Souza, V. W. D. S., Rodrigues, V. B., & Ferreira, L. H. (2022). Estudo do Favorecimento da Aprendizagem Significativa a partir da Metodologia CTSA. Revista Debates em Ensino de Química, 8(2), 118-132.
Wetering, V. J., Leijten, P., Spitzer, J., & Thomaes, S. (2022). Does environmental education benefit environmental outcomes in children and adolescents? A meta-analysis. Journal of Environmental Psychology, 81(101782), 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laís Rosa Batista, Pamela da Rocha Patricio, Marciana Almendro David

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.