Interdisciplinaridade na Educação Ambiental: Abordagem CTSA no Contexto do Rompimento da Barragem de Brumadinho
DOI:
https://doi.org/10.53003/redequim.v9i4.5673Palavras-chave:
Educação Ambiental, Abordagem CTSA, Projeto interdisciplinarResumo
Esse trabalho relata a experiência vivenciada em um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola pública estadual em Pará de Minas em Minas Gerais. Ele teve como intuito introduzir a Educação Ambiental utilizando a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O projeto contou com a participação de professores de química, geografia biologia e quatorze estudantes do ensino médio. A cidade de Pará de Minas sofre com as consequências do rompimento da barragem de rejeitos que ocorreu em 2019 em Brumadinho e contaminou o Rio Paraopeba que abastecia a cidade. Esse problema ambiental foi utilizado para abordar o tema Meio Ambiente. O projeto foi concretizado por meio de 7 etapas nas quais se investigou o conhecimento prévio dos estudantes, ministrou-se aulas conjuntas e interdisciplinares de química, biologia e geografia e realizou-se aulas práticas com materiais alternativos envolvendo a determinação de parâmetros de qualidade da água. Também foi realizada uma aula de campo, às margens do rio Paraopeba, onde os alunos fotografaram, registraram as condições do manancial, entrevistaram moradores e coletaram amostras de água do rio. Os estudantes aplicaram as técnicas desenvolvidas nas aulas práticas para analisar a qualidade da água do rio in loco. Para encerrar o projeto eles organizaram um evento para conscientizar a comunidade escolar sobre as consequências do rompimento da barragem e apresentar as ações realizadas no projeto. O ensino intermediado pelo enfoque CTSA permitiu integrar o currículo escolar e a formação social desses estudantes levando-os a ter um posicionamento crítico diante do problema ambiental trabalhado.Downloads
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